Sol, verão e mar: mil motivos para tomar vinho na temporada de praia!, por Vinho do Bom

Opa, para tudo! Você ainda é do tipo que acha que vinho e praia não combinam?

Por Vinho do Bom

Então, prepare-se, pois estamos aqui para trazer novidades. Nesta matéria vamos apresentar motivos que vão te fazer curtir os dias de verão com novos sabores.

A propaganda com imagens super vibrantes de alegria quase faz a gente acreditar que cerveja é a única bebida que combina com praia e verão. Mas, basta sair da zona de conforto e ter um pouco de curiosidade para descobrir o prazer de harmonizar um delicioso vinho com dias à beira-mar.

Para começar, você pode se apropriar com naturalidade de uma das características mais comentadas de nossa bebida preferida, a elegância. Considerada uma bebida distinta, quem aprecia vinho é visto como uma pessoa de bom gosto.

Por que ficar com um único sabor na hora de bebericar algo na praia? Você pode se divertir brincando de conjugar a paisagem, a ocasião e o paladar, porque existem vinhos para todos os tipos de cenários marítimos.

O brilhante vinho da uva Chardonnay, por exemplo, apresenta um frescor indescritível e casa lindamente com a claridade do céu de verão e o dourado do sol.

Vinho Branco Dante Robino Chardonnay 2017 750 mL

O vinho rosé gelado harmoniza perfeitamente com as cores incríveis do pôr do sol, acompanhando a despedida do astro rei até o anoitecer.

Vinho Rosé Garofoli Kòmaros Marche IGT Rosato 2017 750 mL

Um tinto leve, frutado e cheio de frescor, como aqueles da uva Pinot Noir, enobrece a pele bronzeada e é perfeito para relaxar debaixo do guarda-sol.

Vinho Tinto Morandé Reserva Pinot Noir 2016 750 mL

Para os apreciadores de espumantes, tanto os Brut quanto os Demi-Sec são ótimas escolhas para brindar o verão com muita personalidade. Vale saber que os espumantes brasileiros vêm conquistando premiações de prestígio, como as medalhas de ouro e de prata na edição de 2016 da renomada competição Vinalies Internationales, de Paris.

A sangria é super refrescante e combina maravilhosamente com a abundância das cores tropicais. A versão contemporânea do drink ganha toques de especiarias e frutas como calda de maracujá e suco de limão siciliano, abusando de espumantes, vinhos brancos e rosé.

Gostou de tudo isso? Então dá uma olhada nas dicas de como levar os vinhos à praia e garantir que eles permaneçam fresquinhos.

Dicas para levar os vinhos para a praia e mantê-los gelados

1. Coloque as garrafas na geladeira na noite anterior;

2. Existem algumas maneiras de manter o vinho gelado, como a manta térmica, a wine bag e o Corkcicle (que falamos na matéria Vamos tomar vinho ao ar livre?). Mas, no verão, a dica é coloca-lo no cooler. Ao ir à praia, acomode as garrafas de vinho já frescas no cooler, entre camadas generosas de gelo;

3. Leve taças de acrílico, por segurança. Se possível, coloque-as no cooler para mantê-las com aquela camadinha refrigerada e inspiradora;

4. Lembre-se do guarda-sol. Não importa se você prefere ficar se bronzeando, o vinho prefere permanecer à sombra para manter o bom-humor.

A sensação de harmonizar vinhos com praia é de absoluto prazer! Mesmo apreciando todo o vinho do cooler, você não ficará com aquela sensação de estar inchado. Sintonize seu espírito de festas e férias porque não há nada como se instalar em uma cadeira na areia, com uma taça de vinho fresquinho na mão, enquanto ouvimos as ondas do mar quebrando à nossa frente.

Como presente de fim de ano, aqui vai uma receita de Clericot da chef Lígia Karazawa, sócia do restaurante Clos de Tapas, em São Paulo.

Tim tim!

 

Alessandra e Ranimiro Lotufo são os nomes que estão por trás do Vinho do Bom, blog de vinho com ambiente descontraído e bem humorado. E é exatamente por isso que estão aqui, na Revista Digital da Grand Cru, compartilhando a experiência com os pequenos prazeres ao redor de uma taça de vinho. Acompanhe e divirta-se!

Esta matéria fala sobre: Vinho do Bom

Matérias relacionadas:

Que vinhos levar para uma tarde na praia ou à beira da piscina?

Continue lendo

Receita: Mimosa, o drink com espumante e suco de laranja

Continue lendo

Receita: Clericot, o drink de verão para dividir com a galera

Continue lendo