Quinta do Mouro: a casa dos melhores vinhos do Alentejo

O Alentejo é a maior região vinícola de Portugal, com 31 mil km² de área total, sendo dividida em oito sub-regiões. Além do vinho, é conhecida mundialmente pelo seu azeite e gastronomia típica, principalmente os pratos com porcos, javalis e perdizes, e também por ser a principal região produtora de cortiça do mundo.

Uma das regiões mais quente do país, os vinhos produzidos no Alentejo costumam ser mais encorpados e concentrados. A Quinta do Mouro, no entanto, foi capaz de unir essa tradição a estilos mais frescos e leves da bebida.

Portugal e seus Vinhos de Quinta

Quinta é o nome que os portugueses dão a propriedades vinícolas rurais, e é usado atualmente sobretudo para falar de propriedades que produzem vinhos de forma quase artesanal. As garrafas são produzidas em pequenas quantidades, porém, com foco em qualidade. Em uma relação íntima e familiar com o vinhedo e sua adega.

Os Vinhos de Quinta são produzidos com pouca intervenção humana. E costumam seguir linhas atemporais, quase clássicas, de produção, pouco influenciadas por modismos ou tendências internacionais.

A Quinta do Mouro

Localizada nas fronteiras da cidade de Estremoz, na região portuguesa do Alentejo, a Quinta do Mouro se destaca pela sua beleza, pela rica história e por seus excelentes vinhos. Apesar de os primeiros documentos com seu nome serem do século XVIII, foi após a aquisição da propriedade por Miguel de Orduna Viegas Louro, o atual proprietário, que a vinícola voltou a florescer e produzir grandes vinhos alentejanos, resultado de seu dedicado trabalho com a vinha e empenho na inovação e na experimentação. A primeira colheita dessa nova fase aconteceu em 1994, marco do nascimento do vinho Quinta do Mouro, que se tornaria o rótulo principal da vinícola até hoje.

Conheça os vinhos da Quinta do Mouro

Vinha do Mouro

A linha Vinha do Mouro traz uma expressão versátil e fácil dos vinhos da Quinta do Mouro. O vinho tinto da linha é ideal para quem quer começar a conhecer os vinhos da vinícola, um rótulo comunicativo e mais convidativo até no preço, sem deixar de representar a tipicidade alentejana. Ótima sugestão de harmonização para uma noite de tapas e aperitivos!

Já o vinho branco Vinha do Mouro, é feito a partir de uvas brancas típicas de Portugal. É um vinho muito fácil de beber e agradar – e que não necessariamente precisa de comida para harmonizar. Perfeito para ser servido bem gelado em um bate-papo entre amigos.

Vinho Tinto Vinha do Mouro 2014 750 ml

Quinta do Mouro Zagalos

O Zagalos é um dos vinhos mais famosos da Quinta portuguesa. Ele consegue unir com perfeição a versatilidade dos vinhos da Vinha do Mouro com a complexidade e estrutura que os rótulos Quinta do Mouro querem expressar. Depois de estagiar por 12 meses em barricas de carvalho, o Zagalos ganhou ainda mais complexidade e estrutura – ele chega em taça para provar que o Alentejo não origina apenas vinhos frutados e fáceis de beber, mas também é lar dos mais sofisticados e refinados tintos.

Vinho Tinto Quinta do Mouro Zagalos Reserva 2013 750 ml

Quinta do Mouro Estremoz

O Alentejo é – injustamente – conhecido apenas pelos seus vinhos tintos de entrada. Mas a Quinta do Mouro faz questão de lembrar a que veio com o seu rótulo principal, o primeiro a ser lançado em 1994, quando reabriu as portas para a produção de grandes vinhos, e aquele que leva o nome da vinícola até hoje. O Estremoz foi avaliado com nada menos do que 93 pontos Robert Parker. Um ícone da vinícola!

Vinho Tinto Quinta do Mouro Estremoz 2011 750 ml

Quinta do Mouro Touriga Nacional

Outro vinho ícone, o Quinta do Mouro Touriga Nacional expressa todo o conceito da vinícola e do fundador.  Dentro da garrafa, a homenagem à principal uva portuguesa: a Touriga Nacional, lançando um rótulo que exalta as suas qualidades com um vinho feito 100% dela. Com excelente estrutura – com acabamento tânico muito refinado, o vinho acompanha maravilhosamente bem os pratos típicos do país, como o Leitão à bairrada.

Vinho Tinto Quinta do Mouro Touriga Nacional 2014 750 mL

Quinta do Mouro Rótulo Dourado

Das últimas nove safras do Rótulo Dourado avaliadas pela Robert Parker’s Wine Advocate, oito receberam nota acima dos 90 pontos, sendo quatro delas acima dos 95. Apesar de a safra 2014 ainda não ter sido avaliada – e não temos dúvidas de que vai figurar entre as melhores avaliações -, o fato por si só mostra o nível de reconhecimento da qualidade do vinho (o pilar mais importante da Quinta do Mouro). Harmonize com pratos como cozido à portuguesa, queijo da Serra da Estrela ou arroz de pato.

Vinho Tinto Quinta do Mouro Rótulo Dourado 2014 750 ml

Por Marina Leal

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Beabá da culinária e vinhos portugueses, Giovanna Ferraz Borges

Continue lendo

Receita: Arroz de pato pela chef Carlucia

Continue lendo

Receita: Receita de empada de javali

Continue lendo