Harmonização de comida japonesa e vinho

A gastronomia japonesa é, em geral, um desafio de harmonização. Afinal, tanto os peixes crus – que são bastante delicados -, quanto os sabores fortes e condimentados (trazidos pelo wasabi, shoyu e missô), exigem a escolha correta dos vinhos para que a combinação seja perfeita e acabe não se sobrepondo a nenhum dos sabores dos pratos.

Como então escolher os rótulos para harmonizar com sua comida e bebida favoritas? Acompanhe as nossas dicas de como escolher a garrafa certa e se surpreenda com uma combinação espetacular!

Harmonizando pratos japoneses com vinho

A primeira e mais importante regra da arte de harmonizar vinho e gastronomia é que a bebida nunca deve se sobrepor ao sabor do prato. Muito pelo contrário: o vinho deve ressaltar as notas gustativas da comida. Por isso, quanto mais leve forem os ingredientes, mais leve ainda deve ser o vinho.

Embora os vinhos brancos, rosés e espumantes sejam excelentes escolhas para acompanhar pratos com peixes e frutos do mar, não é só de crus que vive a gastronomia japonesa. Os lamens, embora de origem chinesa, se consolidaram com as receitas e modo de preparo do Japão, e foi assim que chegaram até os restaurantes nipo-brasileiros. Assim como os yakisobas!

Além deles, os gyozas, tempuras e hot rolls trazem um desafio de harmonização à parte já que são fritos, e exigem vinhos minerais, que limpem a boca entre cada mordida.

Como harmonizar pratos crus da culinária japonesa: sushi, sashimi e temaki

sushi sashimi peixe cru como harmonizar vinho comida japonesa

Sushis e sashimis não são os únicos pratos com peixe cru da culinária japonesa, mas se consagraram ao lado do temaki como os mais conhecidos

Os sushis e os sashimis são os mais tradicionais, mas os temakis têm ganhado cada vez mais espaço no gosto dos brasileiros, principalmente o – já clássico – temaki de salmão com cream cheese e cebolinha. Além disso, o arroz com vinagre pode ser exigente devido à acidez do seu sabor, assim como o sal dos cogumelos, em geral grelhados na manteiga e no shoyu.

Uma boa acidez é a solução para harmonizar pratos com peixes crus, assim como a escolha de um vinho curinga para os diversos sabores dos pratos, como os vinhos rosés.

O Rosé Estandon Brise Marise Mediterranée excelente para combinar com gastronomia japonesa. Belíssima expressão de um rosé da apelação Mediterraanée. Na taça apresenta cor rosa bem clara, típica dos vinhos da região francesa.

Rosé Estandon Brise Marine Mediterranée: excelente opção para harmonizar temaki de salmão com cream cheese.

Como harmonizar pratos fritos da culinária japonesa: guioza, hot roll e tempura

Hot roll, prato frito da culinária japonesa que se tornou popular no Brasil

Hot roll, prato frito da culinária japonesa que se tornou popular no Brasil

Guiozas, Hot rolls, tempuras, rolinho primavera, entre outros, são os petiscos fritos mais comuns de serem encontrados nos restaurantes japoneses. As frituras, em geral, precisam de um vinho especial, ainda mais se forem acompanhadas de frutos do mar, como os camarões.

Nossa indicação é o Vinho Branco Matetic Corralillo Sauvignon Blanc. Com elevada acidez, harmoniza perfeitamente com peixes, frituras e encara muito bem até pratos quentes (isso sem falar nos toques herbáceos que encontram a sua cara metade na alga nori).

vinho-branco-matetic-corralillo-sauvignon-blanc-harmonizacao-comida-japonesa-vinho

Vinho Branco Matetic Corralillo Sauvignon Blanc: com ótima acidez, acompanha muito bem frituras

Como harmonizar pratos quentes da culinária japonesa: yakisoba, lamen e carne com legumes cozidos

yakisoba prato quente como harmonizar comida japonesa e vinho

Para harmonizar o yakisoba e outros pratos quentes da gastronomia japonesa, vai precisar de um vinho com mais estrutura, como um Malbec

Yakisobas, ensopados e peixes grelhados ou cozidos são a base dos pratos quentes japoneses. Os lamens conseguem unir o acalento dos caldos e ensopados com a sustância da carne de porco. E esse ingrediente pede uma harmonização toda especial.

Nossa indicação é o Errazuriz Series Shiraz Reserva. Esse Shiraz chileno é perfeito para harmonizar yakisobas de vegetais e até mesmo lámens com costela suína.

Vinho Tinto Errazuriz Series Shiraz Reserva 2016 750 mL

 

 


Por Marina Leal

Esta matéria fala sobre: Peixe e frutos do mar

Matérias relacionadas:

Receita: Shoyu Lamen pelo chef Nobu Ozaki

Continue lendo

Receita: Temaki de salmão com cream cheese da chef Carla Pernambuco

Continue lendo

Vinho rosé: a substituição ideal da cerveja em uma mesa de bar

Continue lendo