7 apps de vinho que você precisa ter no celular

Quem é apaixonado por vinhos tem a sorte de hoje poder contar com o melhor que a tecnologia tem para oferecer. A cada ano, surgem inúmeros aplicativos com as mais diversas funções – de avaliação e classificação de rótulos a plataformas para guardar as suas notas pessoais de degustação-, que auxiliam você na hora de escolher um rótulo no supermercado ou de lembrar quais foram os vinhos que mais gostou de provar.

Conheça os sete aplicativos prediletos da Grand Cru e leve o mundo do vinho na palma da sua mão!

7 apps de vinho que você precisa conhecer

1. Vivino

Com quase 20 milhões de usuários ativos, este aplicativo é capaz de escanear o rótulos do vinho com a câmera do seu celular. Assim que o rótulo é fotografado e assimilado pelo app, você pode visualizar informações sobre a composição do vinho, de sua origem, com o que harmoniza e o que outros usuários disseram sobre ele. Também é possível fazer notas de degustação e compartilhar com a comunidade criada pelo Vivino, além de cadastrar um novo produto, caso ele não faça parte do banco de dados do app, que já conta com mais de 500 mil rótulos.

 O Vivino é gratuito, e está disponível em inglês para Android e IOs. Para baixar o app, clique aqui.

2 .Taxa de Rolha

Muitas vezes queremos comer um prato daquele nosso restaurante favorito e harmoniza-lo com um vinho que não está na carta do estabelecimento. Para resolver esse problema, foi criado o aplicativo Taxa de Rolha, que permite que você fique sabendo de antemão se o restaurante cobra taxa de rolha ou não e qual é o valor praticado. A Taxa de Rolha é um valor adicional que é cobrado por alguns restaurantes e bares para taxar a garrafa que é trazida de fora.

O aplicativo é brasileiro e está disponível em português. Disponível na App Store e Play Store gratuitamente. Clique aqui para visitar o site do Taxa de Rolha.

3. Wine Notes

Disponível apenas na App Store e em inglês, o aplicativo permite que você crie notas de degustação muito completas, classificando desde o nível de acidez do vinho até os aromas e sabores percebidos. Além disso, a Wine Notes incentiva o compartilhamento das notas com os seus amigos do Facebook e seguidores no Twitter. O app é gratuito e compatível com iPad, iPhone e iPod Touch. Quer saber mais sobre ele? Clique aqui para entrar no site do Wine Notes.

4. Vini Fera

Criado pela sommelier brasileira Alexandra Corvo, o Vini Fera tem como objetivo ajudar o consumidor no momento em que se encontra na frente da prateleira de vinhos e sem saber o que escolher. No aplicativo, é possível visualizar informações sobre preços, harmonização, uvas e regiões. Ele é gratuito e está disponível para IOs e Android.

Confira aqui o link para a página do app na Play Store, com comentários, fotos e mais informações.

5. When Wine Tastes Best

Este aplicativo é um calendário biodinâmico que indica os melhores dias e horários para abrir um vinho, baseando-se nos preceitos da antroposofia, como as fases da lua. Enquanto alguns dias pedem vinhos mais frutados, outros são melhores para degustar vinhos mais minerais. É possível customizar o calendário para qualquer fuso horário do mundo.

Disponível apenas na App Store, When Wine Tastes Best é freemium, ou seja, é gratuito, mas possui com uma versão paga com mais informações, como a possibilidade de ver as previsões para o futuro. Quer dar uma olhada mais completa no aplicativo? Clique aqui.

É novo no assunto e quer entender melhor sobre os vinhos biodinâmicos? Confira nossa matéria que mostra as diferenças entre os vinhos naturais, orgânicos e biodinâmicos aqui.

6. Riedel

Desenvolvido pela Riedel, marca austríaca que faz as melhores taças de vinho do mundo, o aplicativo disponibiliza um guia das taças mais indicadas para otimizar a sua degustação. Dependendo do estilo do vinho, a taça projeta a bebida para o fundo da boca, para as laterais ou até mesmo para a ponta da língua. O app disponibiliza também outras funções, como um guia de taças para cervejas e vídeos explicativos sobre a influência das taças na experimentação de uma bebida.

O aplicativo é gratuito e está disponível na App Store e na Play Store e só possui a versão em língua inglesa. Caso queira saber mais ou baixar o aplicativo, clique aqui.

7. Wine Spectator WineRatings+

É o aplicativo oficial do guia de pontuação Wine Spectator. Gratuito por 30 dias, ele dá acesso a mais de 300 mil notas de degustação da revista WS. Além disso, também é possível ver a lista com o ranking 100 vinhos do ano da instituição e inúmeros vídeos institucionais, entrevistas e degustações promovidas por ela. O usuário também pode montar a sua própria carta de vinhos pessoal, com suas escolhas favoritas.

Disponível em inglês na App Store para iPhone e iPad. Saiba mais sobre o aplicativo clicando aqui.

Conhece algum outro aplicativo sobre vinho que não citamos aqui? Compartilhe conosco nos comentários e adicionaremos sua sugestão em nossa lista!

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

4 documentários sobre vinhos do Netflix para assistir no final de semana

Continue lendo

9 tendências do mundo do vinho para 2017

Continue lendo

10 vinhos de até R$70 com excelente custo-benefício

Continue lendo

5 dicas de como escolher vinhos de guarda para a sua adega, por Massimo Leoncini

Continue lendo

6 filmes que são uma delícia para assistir tomando vinho

Continue lendo