Conheça os vinhos da vinícola Zorzal

Produzir vinhos vai além das condições técnicas. Altitude, solo, clima e admiração por seu terroir são características essenciais para a elaboração de vinhos inigualáveis e de grande qualidade.

Os irmão Michelini, da vinícola Zorzal.

Localizada em Gualtallary 1.350 metros acima do nível do mar, na nobre região do Valle de Uco, a vinícola Zorzal se dedica desde 2008 a produzir vinhos de alta qualidade. A bodega pertence aos irmãos Michelini – Gerardo, Matías e Juan Pablo – e a um grupo canadense, que a conduzem pessoalmente e são verdadeiros apaixonados, dedicando-se intensamente para que as vinhas produzam verdadeiras obras primas. 

Desde novembro de 2011, o Grupo Belén passou a negociar com exclusividade seus vinhos em nível mundial.

Conheça os principais terroirs da vinícola Zorzal

Gualtallary

O solo de Gualtallary é de calcário e pedras rochosas, a brisa dos Andes proporciona uma maturação mais lenta que origina vinhos frescos, além de servir como uma proteção natural que traz maior sanidade às videiras. A altitude elevada e o clima desértico interagem entre si, proporcionando um ambiente ideal de alta qualidade e carácter único do lugar.

E, para a Zorzal, todos esses fatores se manifestam em seus vinhos através do respeito a uma enologia não invasiva, com características onde a madeira deve vir depois da fruta, ou seja, antes da austeridade deve vir à exuberância.

Gualtallary, de onde vêm os vinhos, é um dos mais proeminentes vales vitinícolas da Argentina, o Valle de Uco. Está localizado a 1.350 metros acima do nível do mar na região mais alta produtora de vinhos de Mendoza, aos pés do vulcão Tupungato, um dos picos mais altos dos Andes. Para Juan Pablo Michelini, diretor enológico, a combinação de clima fresco, altitude e solos calcários, produzem vinhos com grande estrutura e ótima acidez.

A vista de Gualtallary.

A vinícola Zorzal

A Zorzal é conhecida por possuir tecnologia de ponta para vinificar vinhos naturais de alta qualidade. A vinícola foi projetada em quatro níveis para trafegar uvas e vinho por gravidade, sem o uso de bombas. A vinícola possui um controle de temperatura automático neozelandês, que pode ser operado por Internet a partir de qualquer lugar do mundo. Na busca de obter o melhor do terroir de Gualtallary, os irmãos Michelini inovam constantemente. Recentemente, adquiriram tanques em forma de ovo para vinificar vinhos de caráter único.

Os irmãos Michelini.

Os vinhos destaques da Zorzal

Zorzal Terroir Unico Sauvignon Blanc 2015 | 90 pontos Robert Parker

Parte da Sauvignon Blanc fermenta e matura sobre as borras, em tanques de cimento em forma de ovo. Aroma bastante frutado, que lembra frutas cítricas e notas florais e minerais. Na boca é bem fresco, sabores intensos e ótima acidez.

Vinho Branco Zorzal Terroir Único Sauvignon Blanc 2015 750 mL

Terroir Único Malbec 2015 | 90 pontos Robert Parker

A expressão e caráter único da Malbec sem passagem por carvalho. Aromas frutados, principalmente frutas negras e também aromas florais como violetas. Na boca é fresco, sabores intensos e com ótima textura.

Vinho Tinto Zorzal Terroir Unico Malbec 2015 750 mL

Zorzal Field Blend 2012 | 92 pontos Robert Parker

As uvas provêm do mesmo vinhedo com 45% Cabernet Sauvignon e 55% Malbec. O vinho amadurece em barricas de segundo uso (70% francesa e 30% americana), entre 18 e 20 meses. Um vinho com grande estrutura e volume, possui grande complexidade aromática, na boca é opulento e elegante com taninos macios e frescor. Um vinho pronto para degustar.

Vinho Tinto Zorzal Field Blend 2012 750 mL

EGGO Blanc de Cal 2013 | 92 pontos Robert Parker

Vinificado com 100% de Sauvignon Blanc em tanques de cimento em forma de ovo. Aromas com bastante caráter, além dos aromas cítricos e ervas aparecem ainda com muita intensidade aromas minerais. Na boca é intenso, com bastante volume e uma acidez muito fina, que proporciona frescor e elegância.

Vinho Branco Zorzal Eggo Sauvignon Blanc de Cal 2014 750 mL

 

Por Moisés Larceda,
Sommelier Grand Cru

 

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

A vinícola Zorzal e os irmãos Michelini

Continue lendo

Especial Mês das Mulheres: Os ovos de concreto e outras tendências no mundo do vinho, por Noelia Juri

Continue lendo

Roteiro de viagem e Dicas de Enoturismo: 3 dias em Mendoza

Continue lendo