Vinícola Niepoort: conjugando a tradição secular com a inovação

Por Tiago Santos

Olá amigos,

Hoje trago, com muito prazer, a grande novidade em nosso portfólio: os 13 rótulos premiados do produtor ícone do Douro, a vinícola Niepoort. Há quase 12 anos com a Grand Cru, pude acompanhar a seriedade para escolha de parceiros que realmente representam os valores das regiões onde produzem seus vinhos. Por muito tempo com excelentes produtores de Portugal, a gama de vinhos da Grand Cru para este país maravilhoso sempre foi enxuta. E agora você poderá contar com maior variedade de grandes vinhos portugueses.

A Niepoort é uma empresa familiar desde 1842

Empresa familiar independente há mais de século e meio; cinco gerações sucederam-se à frente da Niepoort desde que Franciscus Marius Niepoort fundou a empresa em 1842.

Quase sempre, duas gerações trabalharam lado a lado durante longos anos, contribuindo para uma transição bem sucedida. Neste momento, com os olhos com entusiasmo na futura sexta geração, antecipando uma colaboração estreita.

A missão da Niepoort é manter o seu posicionamento de “niche player”, dando continuidade à produção de distintos Vinhos do Porto e Vinhos do Douro, conjugando a tradição secular com a inovação. Ao longo do crescimento, esta conjugação passou a incluir os vinhos de duas outras regiões, que contribuíram para delinear o triângulo Douro – Bairrada – Dão.

Os vértices mais recentes (também) “dão cartas” e ocupam um lugar que a Niepoort considerou importante recuperar, dado o potencial que possuem, aliando a inegável herança do passado vitivinícola de Portugal às possibilidades de inovação.

Produção em vinhedos biodinâmicos

A importância que o produtor dá à necessidade de interpretar solos, climas e castas tem conduzido a vinícola pelo caminho do biodinamismo, num namoro que procura um respeito pelos “humores” da Natureza, ouvindo-a para encontrar o equilíbrio entre biodiversidade e intervenção o menos invasiva possível.

No portfólio da vinícola, destacamos uma linha disponível para celebrar ou tornar seus momentos casuais em momentos únicos e especiais.

 

Um destaque especial: a linha do Douro Redoma

O primeiro vinho tinto da Niepoort, apresentado pela primeira vez em 1991. É como o Douro, “com grande carácter e personalidade”.

Vinho Redoma Branco 2018

O vinho Redoma Branco é proveniente de vinhas velhas plantadas entre os 400 e os 800 metros de altitude, o que permite uma maturação lenta e equilibrada, essencial para produzir um fresco, complexo e harmonioso.

A sua fermentação ocorre em barricas de carvalho francês e o estágio é feito na presença das borras finas. O resultado final é um vinho expressivo, com boa intensidade, frescura e mineralidade, encontrando-se a madeira muito bem integrada.

O Redoma Branco transmite muita frescura e elegância, tentando assim expressar o carácter das vinhas velhas do Douro com final longo e complexo.

Harmonização: ostras, peixe no forno, aves e carnes brancas. Sugestões vegetarianas: pratos com tubérculos (nabo, batata doce, beterraba), salada César, pratos com queijo.

Características: destacam-se as notas frescas de lima, gengibre e alguma fruta exótica. A barrica muito discreta confere harmonia e complexidade, mostrando-se muito fresco na boca, com boa estrutura suportada por uma acidez firme. Final muito longo, mineral, ligeiramente salino, termina com elegância.

 

Vinho Niepoort Redoma Branco 2018

Vinho Niepoort Redoma Branco 2018

Vinho Redoma Tinto 2016

O Redoma tinto tem tido como missão refletir tanto a beleza como a dureza do Vale do Douro.

É produzido a partir de diversas vinhas, na região do Cima Corgo, com mais de 60 anos, maioritariamente viradas a Norte, onde as diferentes castas estão plantadas na mesma vinha, tal como era comum na região e onde predominam a Tinta Amarela, Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz, e Tinto Cão.

Harmonização: Pratos condimentados, bife pimenta, carnes vermelhas, caça. Sugestões vegetarianas: Pratos com cogumelos.

Características: Com uma bonita cor violeta de boa concentração, mantém um perfil aromático austero e pleno de caráter. Complexo e profundo nas notas de especiarias, algum vegetal muito típico da Tinta Amarela. O aroma é expressivo, oferece também um perfume floral em boa harmonia com notas minerais. Com presença e bom volume de boca, torna-se elegante graças à acidez firme e taninos macios. Embora jovem, na prova de boca demonstra já uma precisão e equilíbrio notável, conseguido no longo estágio em tonel. Final muito longo e persistente. Irá envelhecer muito bem.

Vinho Niepoort Redoma Tinto 2018

Vinho Niepoort Redoma Tinto 2018

Muito obrigado e saúde!

Sommelier Tiago Santos

Fale comigo: (11) 97623-5977 e tiago@grandcru.com.br

Com 11 anos de Grand Cru, o Sommelier Tiago Santos está desenvolvendo junto a equipe Grand Cru o canal Grand Concierge, que busca tornar o portfólio e seus profissionais, referências para seus clientes finais, através de atendimentos e pack de serviços exclusivos ao apreciador de vinhos.

Tiago Santos, sommelier e Coordenador Concierge da Grand Cru

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

grandcru_portugal_douro_terroirs

Portugal, terra de muitos encantos e vinhos

Continue lendo

Receita: Alheira de Mirandela, receita típica de Portugal

Continue lendo
A Bodega Escorihuela Gascón.

A Escorihuela Gascón e suas Pequeñas Producciones

Continue lendo