A Escorihuela Gascón e suas Pequeñas Producciones

A vinícola Escorihuela Gascón e suas Pequeñas Producciones, uma linha de vinhos disponível para celebrar ou tornar seus momentos casuais em momentos únicos e especiais.

Por Tiago Santos

Olá, amigos

Nesta minha coluna especial no blog da Grand Cru vou compartilhar experiencias especiais do Mundo do Vinho, com referências na história e na cultura das melhores regiões produtoras do mundo. Falaremos das nossas degustações e um perfil de produtores que, as vezes, não são percebidos quando se avalia um vinho para comprar.

Hoje o nosso tema é o portfólio da vinícola Escorihuela Gascón.

Escorihuela Gascón – Intensidade e Elegância

Imerso em um portfólio de altíssima qualidade, escolhemos começar essa séria de posts com uma vinícola muito apreciada pelos nossos melhores clientes.

Diretamente da Argentina, 5° maior país produtor de vinhos no mundo, a bodega Escorihuela Gascón assume a posição de anfitriã na cultura do vinho argentino.

Bodega mais antiga de Mendoza e única instalada no centro da cidade, é um local obrigatório para visitas dos amantes da bebida que passam por lá, já que coleciona relíquias e histórias, além de troféus de um dos melhores times de Polo do mundo.

E após uma visita na vinícola, a experiencia de se deliciar com uma refeição típica mendocina, como a parrilla argentina, no premiado Restaurante 1884 do Francis Mallmann é impagável.

Ao final do século passado, Don Miguel Escorihuela Gascón, um dos homens mais visionários de seu tempo, deu origem a uma das empresas de vinho com mais prestígio da Argentina. Desde o início, seu maior objetivo era elaborar vinhos de alta qualidade e, para tanto, sempre levou em consideração alguns fatores que considerava crucial: o cuidado com as vinhas, a tecnologia e a equipe de enólogos renomados e competentes. Essa é a fórmula a qual dão continuidade, garantem, para ter seus vinhos ocupando uma posição privilegiada no mercado nacional e internacional, com um alto grau de satisfação de seus consumidores.

Esforço com tradição e história engarrafados

No Brasil, a Escorihuela oferece cinco linhas de belas obras, apresentando desde vinhos para consumo diário quanto rótulos da mais alta gama:

Nosso destaque: Pequeñas Producciones

Entre as melhores linhas de vinhos argentinos, a Pequeñas Producciones, tem a intensidade e elegância, que apenas uma bodega de tradição nas mãos de quem sabe fazer vinhos pode entregar.

Com a direção de Ernesto Catena, esta vinícola tem conquistado premiações excelentes. Não por menos, o esforço pela qualidade é fator excepcional para garantir um grande vinho na sua mesa.

Se trata de uma seleção criteriosa de uvas proveniente de regiões dentro de Mendoza em vinhedos únicos.

Pequeñas Producciones Chardonnay

Envasado em uma linda garrafa! A sensação de pegar uma destas é de ter nas mãos um grande e verdadeiro vinho de origem entre os melhores terroirs. Essa sensação é comprovada assim que tiramos a rolha e o servimos em uma bela taça Borgonhesa, de preferência.

Proveniente dos vinhedos de Tupungato, dentro de Mendoza, o Pequeñas Producciones Chardonnay é resultado de uma colheita e fermentação com os melhores os cuidados. Cerca de 50% desse vinho é evoluído em barricas de carvalho francês por 12 meses.

Na taça, você perceberá um amarelo pálido com reflexos esverdeados brilhantes. Se encantará com os aromas com nitidez agradável da Chardonnay, com aromas de pêssego branco, maçã verde, casca de limão e abacaxi. O envelhecimento de 50% do vinho no barril define um leve tom de avelã torrada e flor de tília. O paladar é amplo, gordo e refrescante. Flui harmonioso, com acidez vibrante e sabor frutado definido. No meio da boca é linear com folhas amanteigadas e mel. Bom equilíbrio entre álcool e acidez que conferem bom paladar com final cítrico e floral.

Encontre aqui.

Vinho Branco Escorihuela Pequenas Producciones Chardonnay 2016

Pequeñas Producciones Malbec

Acompanhamento ideal da típica Parrilla, o Pequeñas Producciones Malbec é proveniente de quatro vinhedos únicos: Las Compuertas (Luján de cuyo), Vista Flores (Tunuyán), La Consulta (San Carlos) e Finca el Cepillo, (Valle de Uco, orgánico).

É um vinho 100% Malbec, com 12 meses de envelhecimento em barricas de carvalho francês e americano, e mais 2 anos de envelhecimento em garrafa. Com comportamentos de diferentes tipos de solos e climas, este é um blend de uma única uva. Explica a intensa complexidade de aromas primários como as frutas vermelhas cereja, ameixa, amoras, violetas sobre notas terrosas e levemente especiadas.

Encontre aqui.

Vinho Tinto Escorihuela Pequeñas Producciones Malbec 2017

Pequeñas Producciones Cabernet Sauvignon

Esse Pequeñas Producciones é produzido com as uvas Cabernet Sauvignon de San José de Tupungato. São 10 meses de envelhecimento em barricas de carvalho francês e americano e mais 2 anos de envelhecimento em garrafa. Com paladar intenso, apresenta uma boa estrutura juntamente com um sabor de frutas pretas e vermelhas maduros. Tem boca média e boa presença, com taninos jovens que definem seu vigor. É suculento, com frescor médio e final prolongado. No final, pode-se sentir uma geleia de frutas pretas com folhas balsâmicas e ervas.

Encontre aqui.

Vinho Tinto Escorihuela Pequenas Producciones Cabernet Sauvignon 2015

Pequeñas Producciones Cabernet Franc

Um grande trabalho da vinícola com as uvas Cabernet Franc no excelente microclima de San Jose de Tupungato, ele passou por  2 meses em barricas de carvalho francês. Na taça, é possível observar um vermelho violeta brilhante e profundo, com reflexos roxos. No nariz, pode sentir expressivos aromas frutados, balsâmicos e picantes. Ameixas pretas maduras, mirtilos, amoras, tomilho, baunilha e chocolate. No paladar, intenso e saboroso, com impacto semi doce, suculento e frutado. Álcool equilibrado com taninos firmes de textura suave que são compensados ​​com alta acidez. Final longo com sabor de ervas e frutado.

Conheça aqui.

Vinho Tinto Escorihuela Pequenas Producciones Cabernet Franc 2017

Muito obrigado e saúde!

Sommelier Tiago Santos

Com 11 anos de Grand Cru, o Sommelier Tiago Santos está desenvolvendo junto a equipe Grand Cru o canal Grand Concierge, que busca tornar o portfólio e seus profissionais, referências para seus clientes finais, através de atendimentos e pack de serviços exclusivos ao apreciador de vinhos.

Tiago Santos, sommelier e Coordenador Concierge da Grand Cru

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

12 harmonizações (nada convencionais) para fazer com Malbec

Continue lendo

A história do vinho na Argentina

Continue lendo

Receita: Pastel de Choclo, o tradicional pastel de milho chileno

Continue lendo