Portugal, terra de muitos encantos e vinhos

Portugal é encantador em muitos sentidos. Esse pequeno país, banhado pelo Oceano Atlântico tem a cada canto, de Norte a Sul e de Leste a Oeste, algo a se descobrir. Seja uma comida típica do local, sítios arqueológicos, belíssimas igrejas ou campos com longas plantações de uvas, você certamente poderá desfrutar de belos momentos por lá.

Mas como a conversa aqui é sobre vinhos, ao olhar para o mapa, temos um lindo painel de regiões e uvas tão típicas e belas, que não é à toa que o país é considerado um dos mais relevantes para os amantes dos brancos, tintos, espumantes e principalmente os fortificados, como os vinhos do Porto.

Para se ter uma ideia da diversidade, Portugal tem vinhos excelentes feitos com as uvas mais internacionais como Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlot, Sauvignon Blanc, Chardonnay e outras mais conhecidas. 

Mas são as suas mais de 250 uvas nativas que fazem a diferença. Com nomes como Rabigato, Tinta-Cão, Fernão Pires, Alvarinho, Encruzado, Baga, Trincadeira e outros ainda mais engraçados, os produtores têm uma vasta gama para criar seus vinhos, que não raro trazem 4, 5 e até 10 variedades juntas. 

Apesar de cada uma ter uma característica individual, são usadas em sua grande maioria para fazer vinhos de corte, ou seja, esses que unem mais do que uma uva diferente. Aliás, vale ressaltar que essa classificação mais detalhada e minuciosa das uvas foi feita recentemente, pois em tempos mais antigos, os produtores plantavam todas juntas, colhiam tudo ao mesmo tempo e faziam o vinho já mesclado, desde o campo. É o chamado “field blend”, que até hoje perdura em vinhos portugueses –  inclusive tradicionais e renomados, pois a qualidade atingida é tão boa, que ninguém se atreve a mudar as plantas de lá, tirando uma espécie e trocando por outra.

As principais regiões vinícolas portuguesas

Essa mescla “mágica” é possível ser encontrada em todas as regiões produtoras do país. E quando falamos nessa divisão geográfica, duas se destacam e são consideradas as mais conhecidas: o Alentejo e o Douro.

O Alentejo é a maior região produtora e por lá encontramos vinhos encorpados, fortes, intensos e muito gastronômicos.

grandcru_portugal_douro_terroirs_aerial

Paisagem dos vinhedos nos terraços que margeiam o Rio Douro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A outra área bastante conhecida é o Douro, que fica ao norte do país. Com paisagens deslumbrantes e o seu rio, longo e sinuoso, cortando o terreno completamente envolvido por vinhedos, é um espetáculo à parte. Andar pelas vinícolas, passeando pelos campos de uvas que têm inclinações quase inimagináveis – parecendo até uma montanha-russa – é uma atração única no mundo inteiro.

Quente durante todo o ano e muito mais quente ainda no verão, por lá se fazem grandes vinhos, sejam tintos, brancos ou os fortificados, estes chamados de Vinho do Porto (nome dado por serem comercializados no Porto de Vila Nova de Gaia). A região tem algumas uvas nativas muito utilizadas, com destaque para a Touriga Nacional, Tinta Barroca, Tinta Roriz e Tinto Cão, sendo todas essas tintas.

No campo dos vinhos brancos, por lá se fazem o que muitos especialistas consideram os melhores portugueses, muitas vezes com uvas internacionais como a Chardonnay.  Por lá é possível encontrar vinícolas com ótimas opções de enoturismo e encantar-se com um passeio pelo rio Douro ou sentar-se à beira de um dos vinhedos e simplesmente apreciar a vista. Programa para horas sem enjoar, ainda mais se estiver acompanhado de uma boa taça de vinho local.

Se você ainda tiver fôlego, vale conhecer os vinhos do Dão, que fica no centro do país e produz tintos elegantes e leves além de brancos muito frescos e com grande encaixe com pratos feitos com frutos do mar, por exemplo.

Nos Vinhos Verdes, ao norte do país, encontram-se grandes brancos, que são pares perfeitos para a culinária asiática. Há ainda regiões pouco conhecidas e exploradas, como Trás-os-Montes, com seus vinhos mais rústicos, mas não menos interessantes.

E para terminar, se gostar um vinho fortificado, pode beber um Vinho do Porto ou um Madeira, proveniente da ilha de mesmo nome e que tem vinhos únicos, diferentes de qualquer outro do mundo inteiro. Tudo isso nesse país, de tamanho pequeno, mas de diversidade gigante.

A Grand Cru tem um vasto portfólio de vinhos portugueses, de diversas regiões. Que tal fazer uma viagem enológica através de nossos rótulos?

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

3 receitas típicas portuguesas harmonizadas com vinhos, por Bru Calderon

Continue lendo

10 receitas portuguesas tradicionais que você precisa conhecer

Continue lendo

9 atrações para visitar em Lisboa, por Giovanna Ferraz Borges

Continue lendo