Time Grand Cru: Entrevista com Maria Rodrigues, a Maria do time de Franquias!

Grand Cru: Hoje você é uma das  funcionárias  mais antiga da Grand Cru, estando conosco há mais de 13 anos! Como foi a sua trajetória até aqui?

Eu entrei na Grand Cru em junho de 2006, há 13 anos e meio atrás! A vaga era para operadora de caixa da loja de Alphaville, uma loja própria que abriu por pouco tempo. Meu cunhado já trabalha com vinhos e um amigo dele veio para ser coordenador da loja de Alphaville. Aí meu cunhado me indicou para ser operadora de caixa. Fiquei apreensiva pois nunca havia trabalhado diretamente com público mas aceitei o desafio .Eu fiquei dois meses em treinamento aqui na Bela Cintra antes ir para lá. Um ano depois, nosso gestor nos avisa que a loja ia encerrar suas atividades e o Seu Victor Levy pediu que eu viesse aqui para a Bela Cintra para conversar com ele. Fiquei super nervosa, achei que ia ser mandada embora, né? Mas ele me convidou para integrar a equipe da loja Bela Cintra, ainda como caixa.

Trabalhei na loja da Bela Cintra até início de 2009, quando fui convidada para integrar a equipe de adm de vendas. O objetivo era atender franquias . Eu comecei no back office dando suporte para os pedidos e entregas das lojas franqueadas, já dei suporte também para grandes redes e  e commerce. Fiquei na equipe por muitos anos, até a chegada do Heitor em 2017, como gestor da área de franquias. Ele acreditava que deveríamos ter alguém na área de franquias que fosse 100% dedicado à área e me convidou para fazer parte do seu time.

GC: E como é hoje o seu dia a dia na área de franquias?

Hoje eu dou suporte 100% para os franqueados, minha missão é garantir a qualidade no atendimento a rede franqueado e a execução dos processos internos de Back office, dando suporte ágil a área Comercial e Campo  . São quase 36 franqueados e 48 lojas.

GC: A Grand Cru foi o seu segundo emprego, certo? O que você fazia antes?

Antes de trabalhar na Grand Cru eu já trabalhava em uma importadora, especializada em bacalhau e azeites. Eu trabalhava como recepcionista e dava apoio também para o back office. Lá foi meu primeiro emprego, entrei com 16 anos e vim para a Grand Cru com 21 anos.

GC: E você fez sua primeira viagem internacional pela empresa, não foi?

Em janeiro de 2017 eu fui para Argentina, Mendoza, para acompanhar os fraqueados que ganharam uma premiação de vendas. Foi minha primeira viagem internacional e foi a primeira vinícola que eu conheci!! Foi muito legal ver, pela primeira vez, como o produto que a gente vende é produzido. Ver a uva ali no pé é muito diferente de provar o vinho na taça! Pudemos conhecer a Viña Cobos, a Escorihuela, a Pulenta… Ficamos uma semana passeando por lá!

Maria na Viña Cobos

Maria na Viña Cobos

GC: E como é trabalhar com vinho? Gosta de levar vinhos para provar em casa?

Antes da Grand Cru eu não sabia que o mundo do vinho era nessa dimensão , gosto muito do que faço. Eu aproveito para comprar vinhos aqui da Grand Cru para ocasiões especiais, não bebo com frequência , geralmente levo vinhos para comemorar uma data especial ou para presentear. Meus amigos e família sempre me pedem dicas de vinhos!

GC: E qual você diria que é o seu vinho preferido da Grand Cru?

Eu gosto de vinhos brancos e espumantes , o Espumamte Acquesi, recém-chegado na Grand Cru, é o meu preferido! Vou levar para casa no final do ano.

GC: Existe muita diferença da Grand Cru que você conheceu no passado para a Grand Cru de hoje? Quais são essas diferenças?

O tamanho da empresa! Quando eu entrei só tinha três lojas,  Bela Cintra e Jardim Botânico e Alphaville que estava prestes a inaugurar e poucas franquias. Quando eu vim para a área de franquias em 2009, só tínhamos 10 lojas franquias, agora temos 48, e mais quatro já em implantação. No escritório, antes tinha meia dúzia de pessoas, hoje tem tanta gente que não é possível conhecer todo mundo pessoalmente (risos). Os processos mudaram muito também, antes era muito manual, agora está quase tudo automatizado. Outra coisa que mudou é que a empresa era muito familiar, e hoje em dia temos processos e protocolos para tudo. Fico feliz em fazer parte da história da Grand Cru.

GC: E você faz aniversário no mesmo dia que a Grand Cru, dia 27 de novembro, não é mesmo?

Sim! O legal é que sempre abrimos um Champagne no dia do meu aniversário por aqui,( não por ser meu aniversário  mas ta valendo ! rs ) sempre temos um brinde, o bom é que nunca ninguém esquece da data do meu aniversário (risos).

Posso fazer agradecimentos especiais?

GC: Claro!

Desde que eu entrei aqui na Grand Cru uma pessoa que sempre me ajudou muito foi a Marci. Tudo o que sempre precisei aprender no começo, sobre a empresa, sobre o sistema, ela me ensinou com toda a paciência do muno. Até hoje, sempre que eu preciso de qualquer ajuda, é para ela que eu corro. Queria agradecer também o meu gestor, o Heitor, que me deu a oportunidade de vir para uma nova área, quero agradecê-lo pela confiança, por ter acreditado no meu trabalho.  Uma das pessoas mais incríveis que eu já conheci! Também queria agradecer ao Mariano e Sr Victor, pela oportunidade de me contratar mesmo eu não tendo nenhuma experiência em vinhos até então, e ao Marcos Shayo, que me deu dicas  sobre atendimento ao público, como por exemplo receber o cliente sempre com o sorriso no rosto , agradecer a todos que de alguma forma colaboram para que eu consiga dar um suporte de qualidade ao franqueado e  por fim agradecer aos franqueados que me tratam com tanto carinho e respeito.

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

O Time Grand Cru: Marciene Mendes

Continue lendo

O Time Grand Cru: Cassiano Contador, Gerente Comercial de Lojas Próprias

Continue lendo

O Time Grand Cru: Adriana Lopes, Coordenadora da loja Grand Cru Shopping Anália Franco

Continue lendo