Top 6 tendências do mundo do vinho em 2016

Você já sabe as tendências do mundo do vinho para 2016? O ano começou cheio de novidades. Saiba Tudo Sobre Vinhos com a Grand Cru!

#6) A Malbec em evidência no Chile

Faz tempo que a principal cepa da Argentina viajou para o outro lado das cordilheiras, mas agora produtores inusitados começam a colher bons frutos (e levá-los para o mundo todo!). A Koyle, um dos produtores mais respeitados do país andino, nos mostra exatamente isso neste Malbec Reserva biodinâmico!

Vinho Tinto Vistamar Sepia Malbec reserva 2015

#5) Chegou a vez de Bierzo, a região espanhola da moda!

Você já conhece Ribera del Duero e Rioja, até em Jumilla já ouviu falar. Mas e quanto a Bierzo?! No extremo noroeste da Espanha, a região produz vinhos de estilo mais elegante – ricos em frutas frescas e aromas complexos, não têm tanta potência no corpo e nos taninos.

Vinho Tinto Gotín del Risc Mencia 2012 750 mL

#4) Quando a história do vinho é mais importante do que a marca

Todos querem provar os vinhos do principal produtor de Rioja. Ou… Queriam! Grandes marcas estão espalhadas por toda parte – a história é que importa, e não o tamanho. Se ainda não ouviu falar em Majuelos de España, por exemplo, saiba que é um grupo para conhecer de perto. São oito enólogos que exploram vinhas velhas ao redor da Espanha. O trabalho é surpreendente!

Vinho Tinto Solar de Castro Vendimia Seleccionada 2014

#3) Já ouviu falar em vinho biodinâmico? Chegou a hora!

Em uma busca de uma alimentação mais saudável e um ecossistema equilibrado, os cultivos biodinâmicos estão começando a chamar a atenção. Vinhos biodinâmicos são feitos com uvas cultivadas seguindo princípios ancestrais de agricultura, sem o uso de defensivos agrícolas e produtos químicos na lavoura e na vinícola.

Vinho Branco Matetic Corralillo Sauvignon Blanc 2015 750 mL

#2) Syrah é a nova rainha das uvas

Uma das cepas mais antigas do mundo fez a sua fama no sul da França e na Austrália, mas na está espalhada pelos quatro cantos do mundo e começa agora a colocar em xeque o posto de rainha das uvas da Cabernet Sauvignon. Em Mendoza, dá origem a vinhos de se admirar.

Vinho Tinto Escorihuela Familia Gascón Syrah 2016 750 mL

#1) Toscana volta ao centro das atenções

A tradicionalíssima Toscana é daquelas regiões que nunca saem de moda, mas agora é hora de atrair novamente os holofotes do mundo do mundo e figurar entre as regiões mais desejadas. Isso porque investidores do Vale do Napa e de Bordeaux estão começando a olhar para lá.

Vinho Tinto Talenti Zirlo Toscana IGT 2015 750 mL


Por Gustavo Jazra

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

9 tendências do mundo do vinho para 2017

Continue lendo

O que são vinhos biodinâmicos?

Continue lendo

5 destinos de vinho imperdíveis que você precisa conhecer

Continue lendo