O que são vinhos biodinâmicos?

Publicado em 03/01/2017

Você já ouviu falar em vinho biodinâmico? É muito comum confundir viticultura orgânica e biodinâmica. Entenda o que é este tipo de vinho e de que forma o tipo de cultivo influencia no vinho que degustamos.

O que é um vinho biodinâmico?

Antes de tudo, um vinho é considerado biodinâmico se, e apenas se, o produtor praticar a agricultura biodinâmica em seus vinhedos. Portanto, a pergunta certa seria: o que faz um vinhedo ser biodinâmico?

Biodinâmicos são os vinhedos cultivados de acordo com as regras da Antroposofia. O conceito por trás dessa forma de agricultura baseia-se nas relações harmoniosas entre todos os elementos que compõem o vinhedo, ou seja, o equilíbrio entre o solo, as plantas, os animais, o ser humano e os cosmos (representados pela luz e calor e pelas as estações do ano, aspectos que atuam diretamente no ciclo de vida do terroir).

A busca por esse equilíbrio confronta diretamente com o uso de pesticidas e fertilizantes industriais. A terra, diferente do que muitos pensam, é um sistema vivo e muito complexo, com suas próprias teias de seres vivos e cadeias alimentares. Ela é capaz de nutrir as plantas que crescem dela e, consequentemente, gerar frutos saudáveis, se for manejada corretamente.

O objetivo é assegurar a saúde do vinhedo e, consequentemente, do ser humano, o que só é possível na busca de uma terra saudável, com vida, fertilizada naturalmente pelos seus próprios ciclos internos e pela sua biomassa.

vinho-vinho-biodinamico-organico-chile-vinhedo-koyle

No vinhedo biodinâmico, outras espécies de plantas são cultivas junto às parreiras. Fonte: Vinícola Koyle / Divulgação.

Entenda qual é a diferença entre o vinho orgânico e o biodinâmico

Lendo a primeira parte da nossa matéria pode parecer que o conceito de biodinamismo é muito semelhante ao da agricultura orgânica. Afinal, qual a diferença entre esses dois conceitos?

Os vinhos orgânicos são aqueles que vetam a utilização de produtos industriais, como agrotóxicos, conservantes e fertilizantes, tanto no controle no vinhedo, ou seja, na viticultura, quanto na produção do vinho, ou seja, na vinicultura.

Já o biodinamismo exige, além das práticas orgânicas, o manejo do vinhedo como um ecossistema. Ele é alimentado com compostos vegetais, animais e minerais, e bichos de todos os tipos e espécies nativas são convidados a passear entre as videiras, fertilizando o solo e podando naturalmente as plantas. Além disso, são estudados com afinco as fases da lua e os ciclos da natureza, para manter o maior respeito possível aos equilíbrios naturais do campo.

Resumindo: todo vinho biodinâmico é orgânico, mas nem todo o vinho orgânico é biodinâmico.

Compostos minerais utilizados para fertilizar a terra naturalmente. Fonte: Vinícola Matetic / Divulgação.

Compostos minerais utilizados para fertilizar a terra naturalmente. Fonte: Vinícola Matetic / Divulgação.

A origem da agricultura biodinâmica

A agricultura biodinâmica é baseada nos estudos do filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925), que fundou a Antroposofia. Segundo essa filosofia, a humanidade deve interferir o mínimo possível nos ciclos naturais, que estão alinhados entre os diversos reinos de seres vivos e com os ciclos dos cosmos, do sol e da lua.

O nome biodinâmico é proveniente do grego bios (vida) e dynamis (energia), e reforça a visão orientada para a simbiose entre energia física e espiritual, que conectam a natureza e a cultura, o homem e a terra.

vinho-biodinamico-organico-chile-vinhedo-koyle

Na vinícola Koyle, os vinhedos biodinâmicos recebem a visita de diversos animais, como gansos e galinhas. Fonte: Divulgação.

O Calendário Agrícola Astronômico é uma regra para os vinhos biodinâmicos?

Não é uma regra, mas muitas vezes é utilizado.

Este calendário é baseado na movimentação da lua e dos astros ao redor da Terra, em um ciclo de 27 dias. O método considera que a lua exerce forças cósmicas sobre a Terra, mas cada dia de forma diferente, de acordo com a sua posição no céu e a fase lunar. Com isso, toda a vida no planeta é influenciada e, se o cultivo das uvas for sincronizado com o calendário, o terroir recebe estímulos benéficos de forma amplificada.

Experimentar um vinho biodinâmico!

Agora que você sabe o que é e como funciona a agricultura biodinâmica, que tal provar um vinho destes cheio de personalidade?

O Menguante é um vinho tinto biodinâmico espanhol feito 100% com a uva Garnacha. Com sabores de frutas pretas maduras e especiarias, é a combinação ideal para carnes vermelhas grelhadas, ensopados, pizza com embutidos e queijos duros.

Vinho Tinto Menguante Garnacha 2015 750 mL

Vinho Tinto Menguante Garnacha 2015 750 mL

Já aqui no Novo Mundo, as chilenas Matetic e Koyle ganham renome internacional pelas suas práticas biodinâmicas. Da vinícola Matetic, nossa indicação é o vinho branco Corralillo Chardonnay. Da Koyle, o Tinto Gran Reserva Syrah, capaz de expressar os aromas mais puros da casta em solo chileno

Vinho Branco Matetic Corralillo Chardonnay 2013 750 mL

Vinho Branco Matetic Corralillo Chardonnay 2013 750 mL

A vinícola Matetic é uma das que você precisa conhecer. Saiba mais sobre sua história aqui.

Vinho Tinto Koyle Gran Reserva Syrah 2012 750 mL

Vinho Tinto Koyle Gran Reserva Syrah 2012 750 mL

Ainda ficou com alguma dúvida? Nessa matéria explicamos em detalhes a diferença entre vinhos naturais, orgânicos e biodinâmicos!

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Vinhos orgânicos, naturais e biodinâmicos: o que são, quais as diferenças entre eles e como encontrá-los

Continue lendo

Conheça a Matetic, a premiada vinícola biodinâmica chilena

Continue lendo

Vinhos orgânicos e biodinâmicos: os certificados garantem a integridade do vinho?, por Didú Russo

Continue lendo