Conheça a Matetic, a premiada vinícola biodinâmica chilena

Conheça a Matetic, uma vinícola chilena internacionalmente reconhecida por seus cuidados biodinâmicos.

A história da vinícola Matetic

Em 1999, a 30 quilômetros do porto Santo Antônio, a família Matetic iniciou sua história em uma propriedade no Vale do Rosário, perto de Santiago, no Chile. Liderados por Jorge Matetic, integrante da quarta geração de sua família no país, a vinícola se tornou, em apenas algumas décadas, sinônimo de inovação, modernidade e tecnologia.

O primeiro desafio da família foi o plantio da cepa Syrah no vale de clima frio, sendo pioneiros no projeto dessa variedade em uma região costeira. Como o clima do terrior é bastante influenciado pelo oceano Pacífico e o seu solo é granítico, a família acreditava que essa seria a combinação ideal para o desenvolvimento de uma Syrah próxima ao mar.

Para seu ambicioso projeto, a família chamou especialistas do mundo inteiro, incluindo profissionais que trabalham com viticultura biodinâmica. A ideia era atingir a excelência em vinhos resultantes do manejo orgânico e integrado com o meio ambiente, que mostrassem o potencial da região costeira chilena.

Conheça a Matetic, a premiada vinícola biodinâmica chilena

O clima mediterrânico e a influência do Oceano Pacífico se mostraram ideais para o cultivo da uva.

O Vale de San Antonio é uma região que foi descoberta recentemente. Ele é fortemente influenciado pela corrente marítima Humboldt, que vem da Antártida e sobe até à costa da Califórnia, contribuindo para a diminuição da temperatura e para a baixa umidade do ar por onde passa. No Vale, a corrente gelada acaba gerando verões longos e frescos, o que permite que as uvas nascidas ali amadureçam lentamente, resultando em um sabor bastante vívido.

Hoje, a vinícola possui mais de 120 hectares de vinhedos costeiros certificados orgânicos, onde são plantadas variedades de uvas viníferas de clima frio, além de estar no processo de certificação biodinâmica. Não à toa que Matetic foi considerada pela Wine & Spirits Magazine como a Vinícola do Ano por dois anos consecutivos. Em cada safra, a vinícola é muito bem avaliada pela imprensa do setor, recebendo elogios por manter a consistência da qualidade nos vinhos de todas as suas linhas.

Quer conhecer mais sobre essa fascinante vinícola? Confira o vídeo que conta um pouco do trabalho realizado na Matetic:

As principais linhas de vinhos da Matetic

Linha Matetic Corralillo

Corralillo representa o nome de uma adega centenária da região do Vale do Rosário que se encontra em funcionamento até hoje. As variedades utilizadas para produzir os vinhos da linha são a Sauvignon Blanc, a Pinot Noir (conheça melhor essa uva em nosso post especial sobre a cepa) e a Syrah, além da novíssima Cabernet Sauvignon. Uma curiosidade da Corralillo é que a cada safra é realizado um corte único, buscando o maior equilíbrio em taça.

Linha EQ

A sigla EQ vem da palavra equilíbrio, representando o princípio que rege o trato com o terroir, o meio ambiente e os vinhedos da vinícola. Os vinhos da linha se destacam pelos taninos ainda jovens, mas redondos e aveludados e de sabor intenso a fruta madura. As uvas encontradas nas garrafas da linha são a Syrah, a Pinot Noir e a Sauvignon Blanc.

 

Por Marina Leal

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

O que são vinhos biodinâmicos?

Continue lendo

Cuidado essencial: a Agricultura Biodinâmica

Continue lendo

Vinhos orgânicos, naturais e biodinâmicos: o que são, quais as diferenças entre eles e como encontrá-los

Continue lendo