Cuidado essencial: a Agricultura Biodinâmica

A Agricultura Biodinâmica foi apresentada em 1924, como um desdobramento ético e uma metodologia prática da Antroposofia de Rudolf Steiner. A origem do nome, proveniente do grego bios (vida) e dynamis (energia), reforça a visão ampliada e orientada para a simbiose entre energia física e espiritual, que conectam a natureza e a cultura, o homem e a terra.

Matetic Vineyards

Matetic Vineyards

Um dos principais aspectos da Agricultura Biodinâmica se refere à evolução da propriedade rural para uma espécie de individualidade agrícola. Nesse sentido, a terra é compreendida como um organismo vivo, um sistema capaz de alimentar a si mesmo e produzir sua própria renovação, por meio da transmissão, recepção e do acúmulo do intercâmbio entre a física e a metafísica, entre a Terra e o Cosmo.

Na prática, as principais atividades do Biodynamics preconizam o plantio em relação aos ciclos lunares e planetários e a aplicação de materiais preparados – naturais e com tratamento específico – para o solo, compostagem e plantas, sem intervenções externas não oriundas daquele organismo, como pesticidas, herbicidas, anabolizantes e outras substâncias químicas. O respeito ao meio ambiente e a alimentação saudável do ser humano estão presentes no horizonte cotidiano.

Inserido profundamente neste novo savoir faire, o agricultor aprende através do processo de trabalho a ser ele mesmo um inquieto pesquisador, a participar e transmitir sua experiência para gerações vindouras.

Estabelecidos ativamente em mais de 50 países, os produtos biodinâmicos são uniformizados e regulamentados pela marca DEMÉTER, a qual assina e inspira novas formas de atuação no campo, culturais e espirituais, políticas e legais, econômicas e ecológicas.

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Conheça a Matetic, a premiada vinícola biodinâmica chilena

Continue lendo

Vinhos orgânicos, naturais e biodinâmicos: o que são, quais as diferenças entre eles e como encontrá-los

Continue lendo

10 vinhos de até R$70 com excelente custo-benefício

Continue lendo