O serviço completo dos espumantes: como guardar, abrir, servir e harmonizar

Confira o nosso guia especial para os momentos mais especiais: como guardar suas garrafas de espumante, como abri-las corretamente e como servir o seu vinho com borbulhas preferido!

O espumante está tradicionalmente associado aos momentos de comemoração das nossas vidas: nascimentos, casamentos, festas e, claro, a virada do ano! No entanto, por não fazerem parte do nosso dia a dia como os outros tipo de vinho, muitas são as dúvidas sobre como guardá-los em casa, como abrir as garrafas de espumante e como servi-los adequadamente.

Como guardar suas garrafas de espumante em casa

Chegou com os espumantes em casa e vai guardá-los para as festas de fim de ano? Assim como os vinhos tranquilos (chamados assim por não terem borbulhas), os espumantes precisam ser guardados em locais frios, que não recebam a luz direta, e que não movimentem o vinho no interior das garrafas.

No entanto, os espumantes exigem um cuidado especial: as garrafas precisam ser guardadas em pé, e não deitadas. Esse cuidado é importante pois a rolha dos espumantes não deve ficar em contato com o líquido por muito tempo, para se manterem elásticas. É por isso que muitas adegas climatizadas possuem um espaço destinado especialmente para eles, tanto para que fiquem na posição correta quanto para serem gelados na medida certa.

A temperatura correta do seu espumante

Os vinhos espumantes devem ser servidos na temperatura ideal, ou seja, entre 6 e 8ºC. Caso você não tenha um adega climatizada onde guardá-los, colocá-los na geladeira cerca de duas horas antes de servi-los será suficiente. Se você vai levar seus espumantes gelados para um outro local sem refrigeração, como um espaço ao ar livre, praia ou piscina, uma opção são os baldes com gelo, os coolers e sacolas térmicas, especialmente desenvolvidos para as garrafas de vinho.

temperatura-servico-vinho-branco-rose-tinto-porto-espumante

Como abrir o seu espumante?

O ideal é que os espumantes não sejam abertos estourando-os, ou seja, disparando a rolha e fazendo com o vinho escorra em forma de espuma, desperdiçando o CO2 da bebida e, com ele, suas borbulhas. Afinal, se você investiu em um espumante escolhido à dedo para a ocasião, é bem provável que não vá querer desperdiçá-lo, certo?

Como as garrafas de espumante podem ser um pouco mais difíceis de abrir do que as tradicionais, já que a rolha esta presa com uma gaiola para manter a pressão externa, preparamos um infográfico com o passo a passo de como abrir a sua garrafa.

espumante-champagne-como-abrir-rolha

Como servir o seu espumante?

Depois de aberta  garrafa de espumante, chegou a hora de servir o vinho. Pegue a primeira taça flûte, coloque-a na diagonal, e vá vertendo a bebida, controlando para que não forme muita espuma. Se precisar, pode pausar para esperar a espuma abaixar, e terminar de servir.

As taças de espumantes não deve ser servidas até à boca. Dois dedos são suficientes para que as pessoas possam brindar e degustar o vinho ainda gelado.

Taça Riedel Vinum XL Vintage

Taça Riedel Vinum XL Vintage

E que pratos acompanham bem uma taça de espumante?

Muitos pratos tradicionais de Natal e Ano Novo harmonizam super bem com os espumantes, como as carnes de porco – como o pernil, queijos cremosos – como o de cabra e o brie, frutos do mar – perfeito para petiscos na beira do mar, e sobremesas em geral!

infografico-facebook-harmonizacao-espumante

Agora chegou a hora de escolher o seu espumante!

O Nocturno Brut é um espumante argentino da vinícola Dante Robino. Alegre, democrático, fácil de beber e com excelente custo-benefício, é o tipo de espumante que podemos ter sempre em casa (e de caixas!).

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Conheça os diferentes espumantes produzidos pelo mundo

Continue lendo

Champagne: conheça a região francesa que produz os espumantes mais importantes do mundo

Continue lendo

Cave Geisse: conheça a vinícola que produz os melhores espumantes brasileiros

Continue lendo