Cave Geisse: conheça a vinícola que produz os melhores espumantes brasileiros

Foi no Rio Grande do Sul que os proprietários de pequenas vinícolas brasileiras conseguiram o que parecia impossível: criar a primeira denominação geográfica de origem para os vinhos finos que estavam sendo produzidos por eles em Pinto Bandeira, uma região bastante especial da Serra Gaúcha.

Entre eles, a vinícola Cave Geisse tem chamado a atenção de profissionais do mercado internacional de vinho. Seus espumantes feitos de Chardonnay e Pinot Noir conquistaram o paladar estrangeiro pela elegância e sofisticação, frutos dos cuidados dedicados pela família Geisse aos seus vinhedos e às uvas cultivadas, de excepcional qualidade .

O Brasil ainda está engatinhando no processo de encontrar os melhores terroirs e fazer vinhos premium que expressem suas características únicas e especiais. No entanto, podemos dizer que a Cave Geisse já faz parte da elite dos vinhos brasileiros.

Conheça a história da vinícola familiar que encontrou em Bento Gonçalves o local ideal para a produção dos seus premiadíssimos espumantes.

A vinícola Cave Geisse

A história da Cave Geisse começou com a chegada do engenheiro agrônomo e enólogo chileno Mario Geisse em terras brasileiras, para dirigir a divisão nacional da Moët & Chandon.

Geisse percebeu logo de cara que o Brasil possuía um grande potencial para a produção de vinhos espumantes. E encontrou em Pinto Bandeira, distrito ao norte no município de Bento Gonçalves, as características ideais para fundar em 1979 seu empreendimento pessoal: a vinícola Cave Geisse.

Mario utilizaria a uva própria para produção de vinho, a Vinis vinifera, uma espécie que precisa de cuidados especiais para produzir bons frutos, em oposição à uva de mesa plantada na região. O enólogo decidiu, então, utilizar uma técnica de cultivo muito comum no exterior: a espaldeira. Diferentemente do método mais utilizado o Brasil à época, o latada, que favorece a produtividade em detrimento da qualidade, com a espaldeira poucas uvas são produzidas, mas muito concentradas.

Videiras cultivadas no método espaldeira nos vinhedos da Geisse

Videiras cultivadas no método espaldeira nos vinhedos da Geisse

Além do sistema de condução da videira, Geisse trouxe a artesanal técnica de produção de borbulhas, o método tradicional. Conhecido como Champenoise, ele é utilizado até hoje na região francesa de Champagne para a produção de seus famosos espumantes.

Mas não é só a tradição que marca o sucesso da Cave Geisse. Os vinhedos da vinícola são conduzidos de maneira sustentável, a colheita é manual e a terra não é tratada com nenhum tipo de produto químico. O controle de pragas é feito pela moderníssima Thermal Pest Control (TPC), uma máquina que lança um jato de ar a 130ºC e com velocidade de 200 km/h, que fortalece as defesas naturais da planta.

Pinto Bandeira

A região, conhecida como Vinhos da Montanha, possui uma excelente altitude (cerca 800 metros), solos pobres e com excelente drenagem, ventos constantes, boa amplitude térmica e ótima exposição solar ideal. Essas características foram consideradas por Geisse como indicações de algo que poderia ser um fantástico terroir.

O solo basáltico da propriedade é composto por camadas de argila e rochas de origem vulcânica em decomposição, uma confluência de características que tornam o terreno único em todo o mundo.

Solo basáltico da região de Pinto Bandeira.

Solo basáltico da região de Pinto Bandeira.

Para se ter uma ideia do estudo que foi feito para escolher onde começar a plantar os primeiros vinhedos, dos 72 hectares totais apenas 24 – os melhores – são plantados. Além disso, as únicas duas castas utilizadas na produção dos seus espumantes são cultivadas na própria vinícola, as francesas Chardonnay e Pinot Noir.

O primeiro “DOC” brasileiro

Não foi só Geisse que percebeu que a região de Pinto Bandeira produz vinhos excepcionais.

Em 2001, os produtores da região se reuniram e fundaram a Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira, a Asprovinho. Seu objetivo era desenvolver as condições necessárias para formar a primeira indicação geográfica de vinhos finos no Brasil, na região de Pinto Bandeira.

Em 2010, o projeto, apoiado por outras importantes organizações, como a Embrapa Uva e Vinho, a Embrapa Clima Temperado, a Universidade de Caxias do Sul e a Universidade Federal do Rio Grand do Sul, foi implementado com sucesso: a delimitação geográfica foi oficialmente reconhecida e o Conselho Regulador do IP (Indicação de Procedência) foi fundado.

O IP de Pinto Bandeira.

O IP de Pinto Bandeira.

Cave Geisse, uma vinícola boutique

A Cave Geisse é considerada uma das poucas vinícolas boutiques brasileiras, responsável por vinhos exclusivo e de altíssima qualidade, com todos os processos de vinificação sendo acompanhados de perto para a produção de um vinho premium.

As vinícolas boutique são conhecidas pelo difícil acesso aos seus produtos, já que você não vai encontrá-los nas prateleiras de um supermercado ou em qualquer distribuidora de bebidas. Em geral, a única forma de adquirir uma de suas poucas garrafas é entrando em contato com a própria vinícola.

Vinícolas boutique também tendem a produzir vinhos complexos e, por isso, procuram inovar, testar novas castas e formas de cultivo, em oposição às técnicas tradicionais de suas regiões. São pequenas propriedades e utilizam trabalho familiar. Seu objetivo é mostrar a máximo expressão do terroir em que se encontram.

A vinícola Cave Geisse.

A vinícola Cave Geisse.

Reconhecimento internacional dos espumantes produzidos pela Cave Geisse

Em seu 37 anos de existência, a Cave Geisse já chamou a atenção de experts do mercado do vinho.

Ainda em 1998, a Master of Wine Jancis Robinson inclui a Geisse em sua lista das 10 vinícolas que seriam o futuro do vinho – e eles foram o único produtor de espumantes da seleção apresentada.

Hoje, exatos 18 anos depois, podemos confirmar que a vinícola está colocando o Brasil como referência entre os produtores de espumantes do mundo.

Em 2014, a Cave Geisse foi nomeada para o Wine Star Award 2014, da Wine Enthusiast, na categoria New World Winery (vinícolas do Novo Mundo).

O rótulo Cave Geisse Terroir Nature foi único espumante sul-americano a entrar no livro “1001 Vinhos para se beber antes de morrer”, e também conquistou o título do melhor espumante do Guia Descorchados 2015 com 93 pontos!

A linha Victoria Geisse: parceria entre a família Geisse e a Grand Cru

Quando o Sommelier Executivo da Grand Cru, Massimo Leoncini, quis trazer um espumante brasileiro para o nosso catálogo, ele não teve dúvidas de qual vinícola entrar em contato. O motivo? Eles não são apenas produtores dos melhores espumantes, eles são produtores das melhores uvas para espumantes do Brasil.

Rodrigo e Daniel Geisse, filhos do fundador Mario, já estavam pensando em lançar uma nova linha de seus espumantes que se chamaria Victoria Geisse. O nome seria em homenagem aos patriarcas da família Geisse, já que Victoria é o nome do navio que trouxe os Geisse da Alemanha até o Chile durante sua imigração.

O objetivo dos irmãos era dar continuidade ao trabalho que de Mario Geisse fez e, ao mesmo tempo, produzir uma linha sofisticada, mas com um toque um pouco mais jovem.

E a Grand Cru foi convidada para ser parceira da família no projeto. A primeira decisão tomada é que os espumantes da linha Victoria seriam safrados. Dessa escolha nasceram dois produtos: o espumante com envelhecimento de 12 meses, que se chama Vintage, e o 12 meses rosé. Acima deles, foram desenvolvidos o 24 meses branco, o Reserva, e o 36 meses, o Gran Reserva.

Por fim, o espumante 48 meses, que foi batizado de Cuvée Sofia. Este é vendido apenas na garrafa Magnum, com 1,5L. O que todos eles têm em comum? Todos são Extra Brut, ou seja, recebem uma quantidade de licor de expedição intermediário entre o Nature (que não recebe o licor) e o Brut (que recebe o licor de até 11g por litro). E foi o Leoncini que escolheu pessoalmente a quantidade de licor que cada produto da linha Victoria Geisse receberia: até 8g/L.

Não deixe se experimentar essa novidade que acabou de chegar na Grand Cru! O Espumante Victoria Geisse Extra Brut Vintage é daqueles espumantes perfeitos para festas e comemorações. Muito versátil para acompanhar receitas leves ou petiscos. 

Espumante Victoria Geisse Extra Brut Vintage 750 mL

Espumante Victoria Geisse Extra Brut Vintage 750 mL

Saiba mais sobre a filosofia Geisse:

https://www.youtube.com/embed/paCZrUKw1ng” frameborder=”0″ allowfullscreen

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Champagne: conheça a região francesa que produz os espumantes mais importantes do mundo

Continue lendo

Conheça os diferentes espumantes produzidos pelo mundo

Continue lendo

Guia especial: como escolher os vinhos e os espumantes perfeitos para a sua festa de casamento

Continue lendo