Receita: Ovos recheados

Os ovos recheados são receita tradicional no hemisfério norte. Aqui, a receita oferecida pela vinícola Churchill’s Port consegue resolver o desafio da harmonização dos ovos, sugerindo como acompanhamento o vinho do porto branco como aperitivo.

Ingredientes

  • 4 ovos grandes
  • 4 colheres de sopa de maionese
  • 1 colher de chá de mostarda Dijon
  • 1/2 colher de chá de vinagre de vinho branco
  • sal a gosto
  • temperos verdes para decorar

Modo de preparo

Leve os ovos para ferver, cubra-os com uma tampa e desligue o fogo, deixe-os descansar por 15 minutos. Escorra a água e despeje água fria sobre os ovos, deixando-os descansar até esfriar.

Descasque os ovos, corte-os ao meio longitudinalmente e remova as gemas para uma tigela pequena. Transforme as gemas em uma pasta usando as costas de uma colher, adicione a maionese, a mostarda Dijon e o vinagre de vinho branco, prove e adicione sal, se necessário. A mistura da gema deve ser leve e cremosa. Se a sua for muito pesada, adicione mais maionese.

Encha as claras com a mistura de gema de ovo usando uma colher de chá ou um saco de confeitar e cubra com uma pitada de temperos verdes.

Harmonização: o ovo é um dos alimentos que está em toda e qualquer lista de desafios de harmonização. O aroma e o sabor do ovo, muito intensos, podem se misturar às sensações organolépticas do vinho, confundindo os sentidos. A solução é optar por vinhos brancos que contraponham com certa acidez, como o vinho do Porto Branco Churchill’s White Port.

Receita portuguesa de ovos recheados.

Esta matéria fala sobre: Saladas Vegetais

Matérias relacionadas:

Os 11 maiores desafios de harmonização com vinho

Continue lendo

Vinho e brunch: aprenda a escolher os vinhos certos e harmonizar com os pratos clássicos!

Continue lendo

Churchill Graham, uma história de Vinho do Porto e inovação

Continue lendo