Receita: Frango assado com limão siciliano e ervas

Um toque diferente para o frango assado de domingo, em uma receita assinada pela casa Divino Fogão.

Ingredientes

  • 1 frango inteiro (cerca de 1,7 kg)
  • 3 cebolas grandes
  • 1 cabeça de alho
  • 4 limões sicilianos
  • 1 colher de sopa de sal grosso
  • ½ colher sal fino
  • 1 colher de sopa rasa de páprica picante
  • 1 colher de sopa rasa de açúcar mascavo
  • 4 folhas de louro
  • 4 ramos de alecrim
  • Pimenta e azeite a gosto

Modo de Preparo

Como fazer a marinada seca: retire as raspas da casca de um limão e misture com o sal grosso e o fino. Em uma tigela pequena, misture o sal temperado, a páprica, o açúcar mascavo e a pimenta-do-reino moída a gosto – essa é a marinada seca, que vai temperar o frango.

Coloque o frango em uma tigela grande e tempere com a marinada seca. Esfregue bem a mistura de sal com especiarias sobre todo o frango, inclusive abaixo da pele. Tampe a tigela e leve à geladeira para marinar a seco por 2 horas. Forre o fundo da assadeira com papel alumínio, com o lado fosco para cima. Reserve.

Pré-aqueça o forno a 220ºC. Descasque e corte a cebola em rodelas grossas de 1,5 cm. Regue a assadeira com um fio de azeite e distribua as rodelas de cebola, uma ao lado da outra, formando uma cama. Coloque sobre as cebolas dois ramos de alecrim, duas folhas de louro e os dentes de alho com casca. Regue tudo com mais um fio de azeite. Regue o frango com duas colheres de sopa de azeite e o suco de dois limões, e espalhe bem com as mãos. Corte em quatro os dois limões que sobraram. Coloque dentro do frango com mais duas folhas de louro os dois ramos de alecrim restantes.

Disponha o frango na assadeira, sobre a cama de cebolas e ervas, com o peito para baixo e leve ao forno para assar por 40 minutos coberto por papel alumínio à 180ºC. Após este tempo, vire o frango, regue com o molho do cozimento, recoloque o papel alumínio e deixe por mais 15 minutos. Retire o papel alumínio, regue novamente o frango com o molho e deixe dourar e ficar com a pele crocante. A cada 5 minutos, abra o forno e espalhe uma mistura de azeite, açúcar mascavo, sal fino e ervas secas sobre a pele do frango para dar um sabor extra da erva sem queimar.

Para conferir se o frango está assado: com a ponta de uma faca, faça um furinho na junção da sobrecoxa com o peito. Se o líquido sair sem sangue é sinal que está pronto, do contrário volte ao forno por mais alguns minutos. Retire o frango do forno e deixe descansar por 10 minutos antes de cortar.

Não pule essa etapa: nesse tempo, os sucos da carne se redistribuem, o que garante um assado úmido e saboroso. Coloque em uma assadeira, espalhe as cebolas, o alho e o molho da assadeira.

Harmonização: o vinho tinto argentino Humberto Canale Pinot Noir é a escolha certa para acompanhar um frango assado com ervas e mostarda ou um medalhão de filé mignon. A Patagônia, região fria e inóspita, serve de berço para os Pinots Noirs mais elegantes e delicados de toda a Argentina. Este vinho é um típico patagônico, fresco, elegante e gastronômico!

Esta matéria fala sobre: Aves

Matérias relacionadas:

Patagônia: uma região que produz vinhos de alta qualidade no extremo sul do continente

Continue lendo

Já provou um vinho da Patagônia? Conheça a Humberto Canale!

Continue lendo

A Pinot Noir pelo mundo

Continue lendo