Provence: berço dos rosés e a mais antiga região vinícola da França

A Provença é considerada a capital mundial do vinho rosé. Lindas paisagens à beira do Mar Mediterrâneo, campos de lavanda e girassóis, gastronomia mediterrânea com muitos peixes e frutos do mar.

Localizada no sudeste da França, seus vinhedos se estendem desde a margem esquerda do Rhône até a margem direita do Var, e é banhada pelo Mar Mediterrâneo. Parte do estilo de vida da região, os vinhos rosés são produzidos por lá há muitos séculos. Não à toa, os rosés representam 88% do vinho produzido na região, com 146 milhões de garrafas. Isso contando apenas a produção na denominação de origem Provence.

A região vinícola da Provença

Há mais de 2.500 anos, os gregos antigos fundaram uma colônia em Marselha. Foi a partir dali que as vinhas se espalharam por todo o Vale do Rio Rhône, se espalhando pela França principalmente durante a conquista Romana (século I a.e.C.).

Desde aquela época, os vinhos produzidos ali já eram de cor clara, pois até então não se conhecia o processo de maceração das cascas da uva com o suco da polpa.

Por isso consideramos que Provença é a região vinícola mais antiga da França, e os vinhos rosés, os primeiros vinhos a serem produzidos no mundo.

Paisagem florençal: castelos, vinhedos e o Mar Mediterrâneo.

As denominações de Origem da Provença

Os vinhedos da região da Provença se estendem por quase 200 km entre o Mar Mediterrâneo e os Alpes.

São três as denominações principais para a produção vinícola:

  • Côtes de Provence
  • Coteaux d’Aix-en-Provence
  • Coteaux Varois en Provence

A AOC Provence

A AOC Provence representa 42% da produção nacional de rosés na França e 6% da produção mundial desse tipo de vinho.

São produzidos 962.000 hectolitros por ano (o equivalente a 128 milhões de garrafas) em 19.510 hectares de vinhedos. 380 vinícolas particulares e 39 cooperativas cultivam os diferentes terroirs da denominação, produzindo vinhos que variam de acordo com a personalidade geológica e climática de onde suas uvas são plantadas.

  • 89% vinhos rosés
  • 7,5% vinhos tintos
  • 3,5% vinhos brancos

A região dos vinhos de Provença na França.

O terroir provençal: tipos de solo e clima da região

A formação rochosa da região da Provença é resultado de milhares de anos de atividade geológica, que gerou ali as paisagens mais diversas de toda a França. Hoje todos os principais tipos de formações geológicas podem ser encontradas na Provença.

Os solos são, em sua maioria, calcários nas porções oeste e norte, e cristalinos na parte sul, em frete ao mar. A vegetação é formada principalmente por arbusto do tipo garrigue nos solos calcários e do tipo maquis nos cristalinos, lembrando em muitos aspectos o cerrado brasileiro.

O clima é característico da região do Mediterrâneo, com dias ensolarados, secos e quentes. Os muitos ventos diferentes em Provence são parte integrante do clima da região. O mais conhecido é o Mistral, um vento extremamente seco que ajuda a manter as videiras saudáveis, protegendo-as de doenças causadas por
excesso de umidade.

O formato tradicional das vinhas da Provença.

As uvas da Provença

Tradicionalmente, são 15 as uvas autorizadas para produzir os vinhos da AOC Provence. A técnica da assemblagem é tradicional na região. Primeiro, é feita a vinificação separada de cada casta, para, no inverno seguinte à colheita, os produtores misturam diversos vinhos base para fazer o seu blend único, segredo passado de geração em geração.

Entre as uvas tintas, são muito usadas as castas Syrah, Grenache, Cinsault, Tobouren, Mouvédre, Grenache, Carignan, Cabernet Sauvignon e Counoise.

Entre as uvas brancas, a Vermentino (Rolle), a Ugni Blanc, Clairette (uma variedade muito antiga da região), a Sémillon, a Bourboulenc Blanc, Grenache Blanc e a Sauvignon.

A Provence é a capital mundial do vinho rosé.

Os vinhos rosés 

Em boca, os rosés provençais são leves, delicados e equilibrados. Com um frescor levemente ácido, são vinhos muito vivos. Apresentam um bouquet aromático de frutas vermelhas, mas também de frutas brancas, além de cerejas, notas florais e especiarias.

Harmonização: pratos típicas da região como ratatouille, alcachofras refogadas e peixes temperados, como robalo com erva-doce. Aioli, um molho típico da culinária francesa feito com alho, azeite e gemas de ovos, combina mito bem também.

A gastronomia exótica é perfeita para ser acompanhada pelos vinhos rosés, principalmente a culinária asiática, pratos árabes à base de tajine e currys indianos.

Os seus vinhos rosados devem ser servidos entre 8-10°C.

Indicação do Sommelier: o Vinho Rosé Estandon Héritage. Produzido na Apelação Cotês de Provence, o Heritage é um vinho que demonstra belíssimos aromas de frutas silvestres, como mirtilo, cassis e notas cítricas. No paladar é denso, cremoso e com boa persistência. Um excelente vinho com um preço imbatível!

A provença também têm vinhos tintos e brancos

Os vinhos tintos de Provence são reflexo do terroir provençal, com cores que vão do púrpura ao rubi, com reflexos violeta. Podem ser bebidos jovens, quando são agradáveis e macios, e também envelhecem bem, quando se tornam generosos e potentes.

Harmonizações: grelhados com ervas da região da Provença, carnes cozidas, carnes de caça e queijos.

Temperatura: sirva os vinhos tintos jovens entre 14 e 16ºC e os tintos de guarda entre 16 e 18ºC.

Já os vinhos brancos apresentam coloração dourada, e trazem uma explosão aromática. Para harmonizar, sugerimos frutos do mar, pescados e ensopados, dando preferência para carnes brancas, trufas ou queijos de cabra. Sirva os brancos da Provença em temperaturas de 6 a 8ºC.

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Estandon: conheça os rosés da Provença servidos em Cannes

Continue lendo

Desafio: harmonização de comidinhas de bar com vinhos

Continue lendo

Especial Dia da Grenache: conheça uma das uvas mais cultivadas do mundo

Continue lendo