Estandon: conheça os rosés da Provença servidos em Cannes

Uma das maiores vinícolas da região da Provença, a Estandon, acaba de trazer seus vinhos rosés 100% orgânicos para o Brasil. Conheça os vinhos rosés oficiais do Festival de Cannes!

Localizada nas proximidades do Mar Mediterrâneo, a região francesa da Provence tem clima e temperatura muito variados, que significa que é capaz de gerar vinhos rosés dos mais diferentes estilos, agradando pessoas de diferentes paladares.

Provença: o berço dos melhores rosés do mundo

A Provença, ou Provence, em francês, é a região do mundo mais famosa por sua produção de vinhos rosés. Localizada entre o Mar Mediterrâneo e os Alpes, produz vinhos rosés límpidos e frutados, muito aromáticos e elegantes.

Embora produza outros tipos de vinhos, os rosés representam 86% (Os Vinhos da Provence, François Millo) da produção provençal, o que significa que essa região sozinha gera 50% da produção nacional francesa de rosés A.O.C (com denominação de origem controlada) e 8% da produção mundial.

As principais uvas tintas e rosés cultivadas na região, são: Syrah, Grenache, Cinsault, Mourvedre, Carignan e Cabernet Sauvignon.

São três as denominações de origem da Provença: Côtes de Provence, Cõtes de Aix e Côtes Varois em Provence.

Cooperativa Estandon: 70 anos de história na Provença

A história da vinícola se inicia 1947, quando Jean Bagnis criou a marca Estandon, cujos vinhos eram uma mistura dos melhores terroirs do que viria a ser futuramente o AOC de Côtes de Provence. Em 1973, os produtores das cooperativas de vinhos locais decidiram reunir seus conhecimentos e criar um Sindicato de Cooperativas, posteriormente reunidos por outras vinícolas da região.

A marca Estandon tornou-se parte da aventura em 2005 e marcou o início de uma nova história, uma cooperativa chamada, a Estandon Vignerons. Nesse ano, a Vignerons des Caves de Provence, proprietária da marca Estandon, uniu-se à União, criando assim o “Cercle des Vignerons de Provence”, representando 10% da produção de vinho da Provença na época.

Foto: Divulgação.

Côtes de Provence: uma denominação de origem rica e diversa

A AOC Côtes de Provence é uma terra litorânea propícia para o cultivo das vinhas. Seus solos são pobres, mas bem drenados de água, e a grande variedade de características desse terroir geram vinhos com com personalidades únicas.

Entre os vinhos produzidos na AOC Côtes de Provence, não deixe de degustar o Estandon Zenith e o Estandon Héritage.

 

Vinho Rosé Estandon Zénith 2017 750 mL

 

Vinho Rosé Estandon Héritage 2017 750 mL

Foto: Divulgação / Servane Grisot.

Côtes Varois em Provence: a Provence do interior

Cercada pela Côtes de Provence, a área de Côtes Varois en Provence é a menor denominação da Provença. Seu terroir, que às vezes é localizado em terreno alto, e seu clima continental com uma alternância de invernos frios e verões quentes, permitem que as uvas amadureçam lenta e suavemente, preservando assim todos os seus aromas.

Entre os vinhos produzidos na AOC Côtes Varois en Provence, não deixe de degustar o Estandon Lumière, um exemplo de equilíbrio e elegância da denominação.

Vinho Rosé Estandon Lumière de Provence 2017 750 mL

Foto: Divulgação / Servane Grisot.Além dos vinhos destacados, impossível não se surpreender com o vinho Estandon Brise Marine, a escolha perfeita para acompanhar carnes brancas e peixes grelhados com legumes e salada.

Vinho Rosé Estandon Brise Marine Mediterranée 2017 750 mL

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

5 vinhos perfeitos para encarar uma tarde na praia ou na piscina

Continue lendo
sorvete-caramelo-harmoniza-vinho-porto-tawny-churchills

Harmonização de vinho com sorvete: fugindo das tradições!

Continue lendo

Vinho rosé: a substituição ideal da cerveja em uma mesa de bar

Continue lendo