Desafio: harmonização de comidinhas de bar com vinhos
Está chegando o calor, época de sentar em uma agradável mesa de bar na calçada ou na beira do mar, e beliscar petiscos durante todo o dia! E para quem gosta vinho, uma excelente notícia: é possível sim harmonizar os clássicos aperitivos botecos brasileiros com boas escolhas de vinhos brancos, rosés, espumantes e até mesmo tintos!
Separamos 10 das melhores comidinhas de bar e indicamos os rótulos perfeitos para uma tarde ao ar livre. Confira:
10 comidinhas de bar que harmonizam perfeitamente bem com vinho
1. Pastel de carne seca
O famoso pastel com carne seca pede um vinho que harmonize bem com a carne vermelha, como o tinto italiano Miluna Rosso. Esse vinho é produzido em Puglia, nos vinhedos da vinícola San Marzano, no sul da Itália.
2. Bolinho de Bacalhau
Como bons descendentes de portugueses, nós adoramos um bolinho de bacalhau! E para harmonizar com esse petisco, nada melhor que um vinho rosé gelado, como o Tramari Primito, um vinho rosé italiano diferente de tudo o que você já provou!
3. Lula à dorê
Você sabia que Cava é como são chamados os espumantes produzidos na Espanha? E nossa indicação de rótulo para você bebericar enquanto petisca uma deliciosa lula à dorê é o vinho Mancura Etnia Moscato, que além da lula acompanha muito bem também queijos de massa mole.
4. Linguiça alheira
Outra receita típica portuguesa que aparece na nossa lista e harmoniza muito bem com vinho. Para acompanhar esse misto de carne de porco, vaca e frango precisa de um vinho com estrutura do Vinha do Mouro do Alentejo, região vinícola tradicional de Portugal.
5. Coxinha
A receita da coxinha do tradicional bar paulistano Veloso fez o maior sucesso no nosso blog! Se você ainda não conferiu como fazer essa delícia em casa, não deixe de conferir o modo de preparo aqui. O salgado harmoniza com o rosé Romance Cotes de Provence, a escolha certa para acompanhar aperitivos de todos os tipos.

Foto: Patricia Stavis.
6. Iscas de filé mignon
Filé mignon e Merlot formam uma combinação perfeita! O Mancura Etnia Merlot é um vinho chileno produzido na região do Vale Central que praticamente derrete na boca de tão suculento!
7. Frango à passarinho
O frango à passarinho é outro clássico dos botecos brasileiros! Crocante e bem sequinho, o prato precisa de um vinho razoavelmente ácido para equilibrar a fritura. Nossa indicação é espumante francês Henri Leblanc!
8. Polenta, mandioca ou batata frita
Aqui o desafio da harmonização é o queijo. Se você gosta das suas porções com uma generosa camada de queijo parmesão por cima, o vinho branco La Flor de Pulenta Sauvignon Blanc é a escolha perfeita. Agora, se você prefere suas porções de polenta, batata ou mandioca sem o queijo, opte pelo italiano Pinot Grigio Barone Montalto Acquerello.
9. Provolone à milanesa
O queijo provolone empanado e frito é o acompanhamento perfeito para o Prosecco italiano Bottega Millesimato Brut, um espumante feito na mesma região onde nasceram as famosas grappas.
10. Amendoim
Não poderíamos deixar o amendoim fora da nossa lista! Não perca a chance de harmonizar esse petisco com o vinho português do Douro Meio Queijo, mas em sua versão branca!