Entenda como funcionam os principais guias de pontuação do mundo - de Robert Parker a Wine Spectator!

Pontos. Eis um assunto que dá muito o que falar no mundo do vinho. Afinal, qual o objetivo de pontuar vinhos e como funcionam as diferentes pontuações?

Com o crescimento do consumo global de vinhos, milhares de rótulos são criados e comercializados anualmente por todo o mundo. As gôndolas dos mercados, empórios e lojas especializadas estão abarrotadas de vinhos de todos os preços, estilos e regiões, tornando a “escolha” (decisão de compra) um processo cansativo e, na maioria das vezes, frustrante.

O que são os sistemas de pontuação de vinhos

Os sistemas de pontuação de vinhos foram criados com várias finalidades. A ideia inicial era não apenas catalogar, mas padronizar a classificação de vinhos.

Para os consumidores mais especializados em degustação de vinho, os sistemas de pontuação servem como um guia de rótulos que devem ser provados para se manterem atualizados no assunto. Enquanto isso, os iniciantes no mundo do vinho utilizam as pontuações para auxílio na hora de escolher um rótulo, tentando minimizar a chance de comprar uma garrafa e se arrepender.

Conheça os diferentes sistemas de pontuação de vinhos

Cada guia tem seu método de avaliação, atribuindo números, estrelas ou taças para cada rótulo avaliado. Confira abaixo os guias mais conceituados e a forma de avaliação de cada um.

O renomado Robert Parker’s Wine Advocate

O ex-advogado abandonou a carreira no direito quando descobriu que possuía um olfato e um paladar excepcionais para vinhos. Mais do que isso, Robert é capaz de se lembrar de cada vinho que já provou, o que faz dele uma das pessoas mais qualificadas para avalia-los.

Parker é o fundador da Robert Parker’s Wine Advocate, revista criada por ele e por um grupo de sommeliers que degustam vinhos e os classificam em uma nota entre 50 e 100 pontos. Confira no infográfico produzido pela Grand Cru o significado de cada nota.

Quer saber o que é um vinho excelente para Robert Parker? O Tarima Orgânico recebeu 90 pontos na escala RP, um vinho 100% orgânico.

Vinho Tinto Tarima Orgânico

Vinho Tinto Tarima Orgânico

O guia Wine Spectator

A revista existe desde 1996 e contém mais de 250 mil resenhas enólogas. O site da Wine Spectator disponibiliza para os assinantes vídeos de degustações, uma rede de contato direto com seus editores para tirar dúvidas e pedir sugestões, e cursos online tanto para iniciantes no mundo do vinho quanto para enólogos mais experientes.

O sistema de pontuação da Wine Spectator é entre 50 e 100 pontos.

“Mostra excelente pureza e intensidade, com ênfase na fruta”, disseram os avaliadores da Wine Spectator que avaliaram o Pecchenino Dogliani DOCG San Luigi 2015 com nada menos do que merecidos 90 pontos.

Vinho Tinto Pecchenino Dogliani DOCG San Luigi 2015 750 mL

Como surgiu a Wine Enthusiast

O casal americano Adam e Sybil Strum procurava por vinhos e acessórios quando descobriram que muitos dos produtos não eram acessíveis ao público comum. Pensando em como reverter esse quadro, os Strums decidiram catalogar cada um dos vinhos que experimentavam e, após reunir uma grande quantidade deles, lançaram um catálogo próprio, que foi um verdadeiro sucesso de vendas.

Após a empreitada, eles criaram a Wine Enthusiast, uma empresa que tem a missão de oferecer produtos interessantes e falar de vinho de forma séria, porém acessível para quem está provando suas primeiras taças.

Hoje, WE é um portal que vende vinhos, taças e acessórios relacionados, além de publicar resenhas com anotações de degustação de enólogos renomados.

Com 92 pontos WE, o vinho tinto Casal Branco Falcoaria Tejo Reserva tem aromas de frutas vermelhas maduras e especiarias e é ideal para acompanhar carnes vermelhas, carnes de caça e queijos.

Vinho Tinto Casal Branco Falcoaria Tejo Reserva 2011 750 mL

Como funciona o Guia Descorchados

Uma equipe de enólogos chilenos produz o Guia Descorchados, um livro anual com avaliações de vinhos chilenos, argentinos e uruguaios.

A proposta do guia é analisar vinhos contemporâneos do Novo Mundo, com o objetivo de entregar ao consumidor um panorama dos rótulos sul americanos, desde os mais caros, até os mais baratos.

Leyda, uma vinícola chilena super premiada, recebeu 90 pontos GD no tinto Leyda Pinot Noir Reserva. Este rótulo apresenta sabores especiais de morangos maduros e chocolate amargo. Conheça a história da vinícola aqui.

Vinho Tinto Leyda Pinot Noir Reserva

Vinho Tinto Leyda Pinot Noir Reserva

Pontuação em vinhos não é tudo!

Por mais que ler avaliações escritas por críticos e sommeliers renomados seja de grande aprendizado para quem está entrando no mundo do vinho, nada é tão importante quanto a experimentação para saber do que você gosta ou não.

tabela-de-pontos

 

Por Khátia Martins e Vivi Colello

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Conheça Robert Parker, o crítico de vinhos mais famoso do mundo

Continue lendo

O mundo de Wine Spectator e seus mais de 200 mil vinhos avaliados

Continue lendo

10 livros para quem ama o mundo dos vinhos

Continue lendo