O que são vinhos pontuados?

Todos nós já vimos as classificações dos vinhos em nossa loja de vinhos favorita, geralmente vinhos com pontuação 80 ou até 90, 88… 92 pontos! Mas o que essas pontuações realmente significam? Os vinhos de maior pontuação são definitivamente melhores? Vamos descobrir! 

Uma pontuação de vinho é a maneira mais rápida e simples de um crítico de vinhos comunicar sua opinião sobre a qualidade de um vinho. Muitas vezes encontradas ao lado de notas de degustação, as notas dos vinhos ajudam os consumidores e os colecionadores a decidirem quais vinhos comprar.

Wine Ratings

A Wine Ratings foi popularizada pela primeira vez na década de 80, pela revista Wine Spectator e por Robert Parker, da Wine Advocate, que contrariava a classificação dos vinhos para os consumidores. Hoje, Parker é o crítico de vinhos mais conhecido e seu sistema de 100 pontos é geralmente considerado a escala padrão pela qual os críticos avaliam o vinho. As classificações de vinhos não indicam necessariamente o quão delicioso é um vinho. Em vez disso, os vinhos são pontuados com base na qualidade e tipicidade da produção. A tipicidade é o quanto as características de um determinado vinho “tipificam” o estilo e a região de onde ele é.

Escala de 100 pontos

A escala de 100 pontos, é derivada de um sistema anterior de 20 pontos da University of California-Davis, de modo que a escala começa em 50, ao invés de 0. Alguns avaliadores nunca incluem vinhos abaixo de 80:

95–100 Clássico: um ótimo vinho
90–94 Excelente: um vinho de caráter superior e estilo
85–89 Muito bom: um vinho com qualidades especiais
80–84 Bom: um vinho sólido e bem feito
75–79 Abaixo da média: um vinho bebível que pode ter pequenas falhas
50–74 Não recomendado

Você verá ocasionalmente um vinho classificado em uma escala de 20 pontos. Embora não seja exato, uma dica é multiplicar por cinco, para chegar num valor próximo a escala de 100 pontos.

Alguns críticos que usam a escala de 100 pontos: Robert Parker, Wine Spectator, Revista Decanter, James Suckling, Jamie Goode, Jeff Leve (O Wine Cellar Insider), Wine & Spirits Magazine.

Então, um vinho com uma classificação de 90 é melhor do que um vinho com uma classificação de 86? Bem, isso depende. Diferentes críticos têm diferentes paladares. E pode-se classificar um vinho mais altamente porque se ajusta ao seu perfil de sabor.
Outra coisa, você já se perguntou (ou se perguntará em breve) por que não vê esses vinhos com 70 pontos? Bem, muitos deles nunca são provados. Na verdade, a maioria dos vinhos não é classificado e está tudo bem, não faz deles vinhos ruins.

Como os críticos definem a pontuação?

Já falamos da escala de 100 pontos que é usada por boa parte dos críticos para classificar os vinhos, pode parecer simples, mas requer um palato treinado para diferenciar em cada uma dessas escalas. É realmente muito difícil obter uma pontuação alta nesta avaliação, pois requer passar por uma “inspeção” rigorosa.
Com o tempo, alguns produtores de vinho aprenderam a se preparar para o teste e tentar entregar vinhos projetados para pontuar bem. Em alguns casos, eles aprenderam o perfil de sabor de alguns provadores famosos e mudaram seus vinhos para agradá-los. Isso tem sido chamado de “parkerização” de vinhos para combinar com as preferências do famoso crítico de vinhos Robert Parker.

Siglas

As avaliações dos críticos, são indicadas por siglas. Conheça algumas:

RP – Robert Parker
JR – Jancis Robinson
JS – James Suckling
TA – Tim Atkin
DS – Descorchados
WS – Wine Spectator
W&S – Wine & Spirits
WE – Wine Enthusiast
GR – Gambero Rosso
GP – Guía Peñin

Devo adquirir somente vinhos pontuados?

O ideal é encontrar áreas do mundo e uvas que você prefere e talvez até mesmo algumas propriedades específicas que têm um estilo da sua preferência. Se você quiser buscar pontuação dentro dessa área, provavelmente não é um problema.
Um vinho é um bom vinho, quando você gosta dele. Provavelmente você já assistiu um vídeo aclamado pelos críticos e não gostou. O vinho é da mesma maneira.

 

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Entenda como funcionam os principais guias de pontuação do mundo - de Robert Parker a Wine Spectator!

Continue lendo

3 fatos que você não sabia sobre os vinhos com 100 pontos Robert Parker

Continue lendo

O mundo de Wine Spectator e seus mais de 200 mil vinhos avaliados

Continue lendo