O que são vinhos pontuados?

Se você frequenta lojas de vinhos, já deve ter reparado que alguns rótulos estão sempre acompanhados de indicações de pontos: 80 pontos Robert Parker, 90 pontos Descorchados, 88 pontos Tim Atkin! Mas o que essas pontuações realmente significam? Ser pontuado indica que um vinho é realmente superior? Vamos descobrir!

Uma pontuação de vinho é a maneira mais rápida e simples de um crítico de vinhos comunicar sua opinião sobre a qualidade de um rótulo. Muitas vezes encontradas ao lado de notas de degustação, as notas dos vinhos ajudam os consumidores e os colecionadores a decidirem quais vinhos comprar.

Wine Ratings ou Guia de Pontuações de Vinhos

Os Wine Ratings foram popularizados pela primeira vez na década de 80, pela revista Wine Spectator e pelo crítico Robert Parker, da Wine Advocate. Hoje, Parker é o crítico de vinhos mais conhecido e seu sistema de 100 pontos é geralmente considerado a escala padrão pela qual os críticos avaliam o vinho.

É importante entendermos que as classificações de vinhos não indicam, necessariamente, o quão delicioso é um vinho para o nosso paladar (ainda mais porque gosto é algo extremamente pessoal). Em vez disso, os vinhos são pontuados com base na qualidade e tipicidade da produção. A tipicidade é o quanto as características de um determinado vinho “expressam” o estilo e a região onde ele é produzido.

Escala de 100 pontos

A escala de 100 pontos é derivada de um sistema anterior de 20 pontos da University of California-Davis. A escala começa em 50, ao invés de 0. Alguns avaliadores nunca incluem vinhos abaixo de 80 pontos em suas classificações.

95–100 Clássico: um ótimo vinho
90–94 Excelente: um vinho de caráter superior e estilo
85–89 Muito bom: um vinho com qualidades especiais
80–84 Bom: um vinho sólido e bem feito
75–79 Abaixo da média: um vinho bebível que pode ter pequenas falhas
50–74 Não recomendado

Você verá ocasionalmente um vinho classificado em uma escala de 20 pontos. Embora não seja exato, uma dica é multiplicar por cinco, para chegar num valor próximo a escala de 100 pontos.

Alguns críticos que usam a escala de 100 pontos: Robert Parker, Wine Spectator, Revista Decanter, James Suckling, Jamie Goode, Jeff Leve (O Wine Cellar Insider), Wine & Spirits Magazine.

Comparando vinhos pontuados: qual é a melhor garrafa?

Um vinho com uma classificação de 90 pontos é melhor do que um vinho com uma classificação de 86? Bem, isso depende. Diferentes críticos têm diferentes avaliações. E pode-se classificar um vinho mais altamente porque se ajusta ao seu perfil de sabor, região e safra, e não necessariamente porque agrada mais aos paladares de seus consumidores.

Como os críticos definem a pontuação?

Já falamos da escala de 100 pontos que é usada por boa parte dos críticos. Pontuar uma garrafa de vinho requer um palato altamente treinado, avaliando cada gole com uma inspeção rigorosa.

Com o tempo, alguns produtores de vinho aprenderam a se preparar para o teste e tentar entregar vinhos projetados para pontuar sempre bem. Em alguns casos, eles aprenderam o perfil de sabor de alguns provadores famosos e mudaram seus vinhos para agradá-los. Isso tem sido chamado de “parkerização” de vinhos para combinar com as preferências do famoso crítico de vinhos Robert Parker.

Siglas

As avaliações dos críticos, são indicadas por siglas dos seus respectivos guias de pontuação. Conheça algumas mais famosas:

RP – Robert Parker
JR – Jancis Robinson
JS – James Suckling
TA – Tim Atkin
DS – Descorchados
WS – Wine Spectator
W&S – Wine & Spirits
WE – Wine Enthusiast
GR – Gambero Rosso
GP – Guía Peñin

Devo adquirir somente vinhos pontuados?

O ideal é encontrar áreas do mundo e uvas que você prefere e talvez até mesmo algumas propriedades específicas que têm um estilo da sua preferência. Se você quiser buscar pontuação dentro dessa área, provavelmente não é um problema.

Um vinho é um bom vinho, quando você gosta dele. Provavelmente você já assistiu um filme aclamado pelos críticos de cinema e não gostou. Com o vinho é da mesma maneira.

 

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Entenda como funcionam os principais guias de pontuação do mundo - de Robert Parker a Wine Spectator!

Continue lendo

3 fatos que você não sabia sobre os vinhos com 100 pontos Robert Parker

Continue lendo

O mundo de Wine Spectator e seus mais de 200 mil vinhos avaliados

Continue lendo