Nova Zelândia, muito além do rugby e das belas paisagens

História do vinho na Nova Zelândia: como tudo começou?

A Nova Zelândia comemora 200 anos de produção de vinho! O dia 25 de setembro de 1819 foi um momento importante para a sua indústria vinícola, marcando a data do primeiro plantio de videiras na Nova Zelândia.

Tudo começou quando o reverendo Samuel Marsden plantou as primeiras vinhas no país. Mas só 20 anos depois o primeiro vinho foi produzido e o responsável foi James Busby.

A Capital, Wellington, tem 629 mil km² e uma população de quase 5 milhões de habitante. O país produz vinhos extremamente frutados e de boa acidez, muito pelo fato de estar localizada num conjunto de ilhas, o que resulta num clima com verões extremamente secos com dias quentes, mesclado por noites com baixas temperaturas.

Para entender a singularidade dos vinhos de lá, é importante saber que o país é dividido em ilha do norte e do sul, cada uma com terroirs e climas diferentes.

As principais uvas do país

As castas mais produzidas são a Sauvignon Blanc com 60% da produção, seguindo com 15% para a Pinot Noir e 13% para a Chardonnay. Há espaço para a Riesling e a produção de espumantes e a colheita começa no final de fevereiro e início de março. Já na região do Central Otago os vinhedos de Chardonnay, mais ao sul, são colhidos a partir de meados de abril.

No país, a cidade de Marlborough é uma das mais importantes na produção de vinhos e é dela que vem um dos vinhedos consagrados, o Saint Clair Family Estate, vinícola que nasceu da união da propriedade de Neal e Judy Ibbotson, dois dos pioneiros da viticultura neozelandesa, inclusive no quesito prêmios, já que a primeira safra produzida por eles, em 1994, conquistou grandes troféus internacionais de Sauvignon Blanc e Pinot Noir no mesmo ano, o que ajudou a colocar a Nova Zelândia no cenário mundial de vinhos de qualidade.

vinho-nova-zelandia-marlborought-sun

Vinhedo à beira de uma lago, na Nova Zelândia.

Produção orgânica de vinhos e a filoxera

Toda a produção da Nova Zelândia é de técnicas e processos modernos, muito do qual aprendido com os australianos. Outra características: trabalho voltado para uma produção sustentável e biodinâmica respeitando a natureza e o meio ambiente.

Assim como na Europa, boa parte das vinhas foram devastadas pela praga da filoxera (fungo que ataca a parreira), e foram replantadas durante a Segunda Guerra Mundial, quando os neozelandeses se viram dependentes economicamente de seus próprios recursos.

O resultado foi que em poucas décadas, a Nova Zelândia entrou no circuito de países produtores de vinhos e o melhor, de vinhos competitivos e de qualidade.

Agora, motivos é que não faltam para experimentar os vinhos do país, então permita-se desfrutar e conhecer novos sabores e as características dos rótulos neozelandeses, seja você iniciante ou um expert e bom conhecedor de vinhos.

A região de Marlborough e seus vinhedos biodinâmicos.

A região de Marlborough e seus vinhedos biodinâmicos.

A vinícola Marlborough Sun Wines

Desde o início do cultivo de uvas em Marlborough, a pequena província da Ilha Sul da Nova Zelândia tem sido constantemente destacada em seu campo.

Foi em 1986 que o Marlborough Sauvignon Blanc “saltou” para o centro do palco, capturando o interesse internacional e se tornando o foco de conhecedores de vinhos e de consumidores. As notícias estavam em todo o mundo e as pessoas começaram a perceber essa região vinícola do Novo Mundo e a perguntar sobre o que estava produzindo e por que era tão bom. A gama de vinhos da Marlborough Sun reflete esse aspecto de noticiar o cultivo de uvas de Marlborough, e a criação de uma nova história com cada vinho faz parte do caminho para compartilhar as boas notícias.

Conheça o Riesling da Marlborought Sun aqui. Um vinho delicioso como aperitivo, harmoniza com peixe cru, crustáceos e principalmente com cozinha asiática.

Vinho Branco Marlborough Sun Riesling 2018 750 mL

O “Sun” Pinot Noir é tão fresco que é possível servi-lo mais gelado do que o habitual – ainda mais se for ao lado de um descontraído e delicioso wrap de salmão defumado com queijo cremoso. Conheça uma das principais regiões para a Pinot Noir no mundo provado esse vinho, que você encontra aqui.

Vinho Tinto Marlborough Sun Pinot Noir

Algumas curiosidades sobre a viticultura da Nova Zelândia:

  • – Os primeiros vinhedos do país foram plantados em 1840, mas devido a investidas mal sucedidas, pragas na plantação e leis de proibição de venda de bebida alcoólica, foi só em 1970 que a produção de vinhos começou a ser reconhecida por todo o mundo.
  • – A Nova Zelândia tem ao todo dez regiões produtoras que estão distribuídas pelas duas ilhas do pais  (Norte e Sul). Ao Norte, região mais quente, os vinhedos são adaptados para as uvas tintas, como a Cabernet, Merlot, Shiraz e Pinot. Ao Sul, região mais fria ficam as brancas, como a Sauvignon Blanc e a Chardonnay.
  • – Ainda sobre o solo do país, a ilha do Sul é um grande planalto formado pela atividade vulcânica. Oferecendo uma bela paisagem e claro, características únicos nos vinhos ali produzidos.
  • – Quer saber quais são as regiões da Nova Zelândia? Anota aí: Northland, Auckland, Waikato, Gisborne, Hawkes Bay, Wellington, Nelson, Marlborough, Canterbury e Central Otago.

Gostou? Conheça aqui os principais vinhos da Nova Zelândia.

Saúde!

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

A Austrália no Mapa Mundi dos vinhos

Continue lendo
a-pele-que-habito-filme-almodovar

3 filmes espanhóis para assistir com uma taça de vinho mão

Continue lendo

Receita: Bolo de chocolate com pera

Continue lendo