Gostoso vinho com a personalidade do Languedoc-Roussillon, por Didú Russo

Gostoso vinho do Languedoc-Roussillon, feito das castas Carignan, Grenache e Syrah, e que apresenta nariz sedutor com destaque para framboesas maduras e delicado e sedutor alcaçuz que se confirma na boca.

Por Didú Russo

O vinho tinto Domaine Galaman Tinto tem também toques de baunilha e tabaco típicos de estágio em barrica, mas sem excesso. Um vinho de corpo médio e personalidade do Languedoc, levemente adstringente, que  convém decantar por meia hora.

Gosto demais quando um vinho confirma no paladar algo que sinto no aroma. Gosto mesmo. Este vinho do Château de La Négly tem esse encanto com framboesas maduras e com alcaçuz. Fui visitar o site do produtor, e logo vejo uma frase que me conquistou: Le vin est fils du soleil et de la terre, por Paul Claudel (em tradução livre, “o vinho é filho do sol e da terra”).

O Château La Négly fica no Languedoc-Roussillon, mais especificamente na Occitania, na sub-região de Fitou, de frente para o Mediterrâneo, no maciço de La Clape. Essa sua situação geográfica oferece uma brisa marítima importante para a maturação das uvas que, em seu solo argilo-calcário, têm condições especiais para os bons resultados que apresenta.

No século XVIII, o castelo se chamava Ancely, mas em 1781 a propriedade tomou o nome de Nerly para, finalmente, ser chamada La Négly em 1807.

Vinho Tinto Domaine Galaman Rouge 2013 750 mL

As castas Carignan, Grenache e Syrah mostram sempre um perfil aromático sedutor e uma boa estrutura de taninos, com vinhos gordos e densos. Porém este Domaine Galaman é mais discreto e elegante, apresentando todas essas características de forma muito elegante. Um vinho que harmonizará muito bem com cordeiro, com risotos de cogumelo, com queijos maduros e claro, com amigos.

 

 

Didú Russo é Editor do site www.didu.com.br. Depois de ter passado por diversos veículos de comunicação como Revista Manchete, Editora Globo e TV Record, Eduardo Russo – mais conhecido pelo apelido Didú – escreve sobre vinhos desde 1992 e já lançou dois livros sobre o tema: “Nem leigo, nem expert” e “Vinho para o sucesso profissional”.

Esta matéria fala sobre: O vinho em questão...

Matérias relacionadas:

Os melhores vinhos do Languedoc-Roussillon

Continue lendo

Carne vermelha e vinho tinto: aprenda a harmonizar cada tipo de corte de carne

Continue lendo

Champagne: conheça a região francesa que produz os espumantes mais importantes do mundo

Continue lendo