Roteiro em Portugal: 10 passeios imperdíveis na Cidade do Porto

A Cidade do Porto é um dos destinos de enoturismo que mais recebe turistas brasileiros. Cidade histórica que batizou o vinho do Porto, é considerada a capital do norte de Portugal e é a segunda maior do país.

Sua localização é, por si só, especial: ela fica na foz do rio Douro, emblemático rio português que passa por importantes regiões vinícolas no país e pelo qual o famoso Vinho do Porto era escoado até o mar para ser levado para a Inglaterra.

1. A Catedral da Sé

A Catedral da Sé da Cidade do Porto é uma igreja cuja construção foi iniciada no século XII e foi encerrada no século XIII. Além de sua belíssima vista externa observada do Terreiro da Sé, a catedral possui uma nave principal e um altar dignos de nota, além de claustros e capelas abertos à visitação. Com fachada de estilo romântico, mas com algumas construções internas com influência gótica, a Catedral é um passeio imperdível para quem visita a cidade.

catedral da Sé

2. A região de Ribeira do Porto

A região de Ribeira faz parte do centro Histórico da Cidade do Porto, considerada Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1996. Vale a pena passar pela Praça da Ribeira, pela Rua da Fonte Taurina, uma das mais antigas da cidade, o Muro dos Bacalhoeiros e a Casa do Infante.

regiao ribeira

3. Cais de Gaia

Em frente a região histórica de Porto, mas do outro lado do rio Douro, encontramos o Cais de Gaia, área turística conhecida por sua vida noturna, com uma grande variedade de bares, restaurantes e esplanadas. O Cais fica em Vila Nova de Gaia, e conta com diversos wine bars onde você pode provar exclusivos vinhos do Porto envelhecidos e rótulos da linhas Vintage, especiais por si só.

cais gaia

4. Torre de Pedro Pitões

Também conhecida como Torre Medieval, Torre da Cidade ou Torre da Rua de D. Pedro Pitões, a construção foi descoberta por acaso escondida no terreno de um antigo casarão durante uma reformulação arquitetônica ao redor da Catedral da Sé e na construção do Terreiro da Sé. Por causa de sua arquitetura maravilhosa e típica da Era Medieval, a Torre escapou da demolição, mas teve que ser deslocada cerca de 15 metros do seu local original. Para isso, ela foi inteiramente desmontada e reconstruída no local onde se encontra atualmente. Hoje a construção fortificada recebe a Secretaria do Turismo da cidade.

torre medieval

5. Casa da Câmara

A Antiga Casa da Câmera, também conhecida como Casa dos 24, foi o prédio ocupado antigamente pelos vereadores da Cidade do Porto. O prédio chegou a se tornar um monte de ruínas com o passar dos anos, mas um projeto de 2002 fez resurgir das cinzas um edifício moderno, porém utilizando como base as fundações e volumes da antiga construção.

casa da camara

6. Palácio da Bolsa

O Palácio da Bola é um edifício construído entre os anos de 1842 e 1910, sendo uma das mais belas construções portuguesas que recebe turistas para passeios guiados. Hoje, o edifício pertence à Associação Comercial do Porto. Dentro do Palácio, o Salão Árabe inspirado no Palácio de Alhambra, em Granada, é parada obrigatória.

palacio da bolsa

7. Museu de Arte Contemporânea

O Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves recebe obras de diversos artistas contemporâneos. O Museu fica dentro do Parque de Serralves, conhecido pelas bela flora típica da região do norte de Portugal. No parque, é possível observar maravilhosos exemplares de carvalhos, bétulas e do teixo, e almoçar em no belo restaurante que fica dentro da propriedade.

1605_gillick_j2_13258002455784d6229a3d2

Imagem: Fundação de Serralves.

8. Centro de Visitas da Churchill Graham

Embora a renomada Churchill Graham fique na região do Douro, o Centro de Visitas da vinícola se localiza em Vila Nova de Gaia e conta com uma sala especial onde você pode degustar os vinhos da marca. O espaço fica em um local privilegiado da Cidade do Porto, com uma vista maravilhosa para o rio Douro.

13346487_1348636091830087_2842822691638809126_n

Conheça mais da vinícola Churchill Graham clicando aqui.

9. Cruzeiro pelo Rio Douro em um dos típicos “barcos de rabelo”

Antigamente, o famoso Vinho do Porto era transportado das diversas vinícolas da regiões do Douro para a Cidade do Porto carregado em embarcações típicas chamadas de barcos de rabelo. Hoje é possível conhecer mais de perto essa tradição aproveitando os cruzeiros que são oferecidos aos turistas, que possibilitam uma vista exclusiva das diversas pontes da cidade que cruzam o rio Douro.

Barco de Rabelo no Rio Douro

10. Mercado do Bolhão

Contruído em 1839 e típido da arquitetura neoclássica, o Mercado de Bolhão é um dos passeios mais agradáveis da cidade. Espalhados por dois pisos, os vendedores do Mercado oferecem produtos frescos e alimentos. Lá você pode conhecer a zona das peixarias, hortifruti e floriculturas. O Mercado de Bolhão fica no bairro de Santo Ildefonso, região do Baixo Porto.

mercado do bolhão cidade do porto

Imagem: Município do Porto

Por Marina Leal

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Roteiro de viagem e Dicas de Enoturismo: 3 dias em Mendoza

Continue lendo

Conheça as principais regiões vinícolas de Portugal

Continue lendo

10 receitas portuguesas tradicionais que você precisa conhecer

Continue lendo