Churchill Graham, uma história de Vinho do Porto e inovação

Uma vinícola renomada na tradicional região portuguesa do Douro, conhecida pela qualidade dos vinhos do Porto. Conheça a história de Churchill Graham, resultado do contraste de uma produção muito tradicional, e um produto inovador.

História de Churchill Graham, uma vinícola do Douro, em Portugal

Os irmãos britânicos John, Anthony e William Graham fundaram a vinícola Churchill Graham em 1981, na região do Douro. Vindo de uma família tradicional do ramo da viticultura, John buscava realizar o sonho de produzir um vinho autêntico.

A esposa de John, Caroline Churchill, foi a responsável pelo nome da marca, aceitando com o marido o desafio de entrar no mercado com um rótulo completamente novo, produzindo um vinho de boa qualidade e que competisse com outras marcas de séculos de tradição. Churchill Graham foi a primeira vinícola a produzir Vinho do Porto fundada e estabelecida depois dos anos 1950.

Em 1999, foi comprada a propriedade de 50 hectares Quinta da Gricha em Cima Corgo, nobre sub-região do Douro, localizada próxima ao rio que dá nome à região. O solo local é rico em xisto, uma rocha cristalina que permite maior exposição solar para as videiras, além de reter umidade, compensando o clima seco do terroir.

Apesar de ser uma companhia relativamente jovem entre os produtores de Vinho do Porto, os métodos utilizados no processo de produção de alguns dos seus rótulos são tradicionais, envolvendo a pisa de pé e lagares de granito construídos em 1852.

Quinta de Gricha.png

Quinta de Gricha: propriedade da vinícola Churchill Graham com vista para o  Rio Douro (Foto: Camilla Perossi)

O lagar escolhido pela Churchill Graham para a produção dos seus vinhos

O lagar é uma construção em formato de tanque na qual é realizada a pisa das uvas, e a sua utilização é extremamente tradicional, originário de Roma Antiga. Segundo a Revista Adega, são sempre feitos de pedra para que não haja interferência no aroma ou sabor do vinho diferentemente, por exemplo, de um barril de carvalho.

A utilização desse método é rara e encontrada em poucas vinícolas do Douro, que, muitas vezes, escolhem revestir os lagares com aço inox, para manter a temperatura do mosto baixa durante o processo de fermentação.

Lagar de granito.png

Lagar de granito para a pisa de pé e fermentação das uvas (Foto: Camila Perossi)

Conheça as principais linhas de vinhos da Churchill Graham

Podemos dividir os rótulos da Churchill Graham em cinco linhas principais: a Meio Queijo, a Estate, a Quinta da Grincha, a Grande Reserva e a linha de Vinho do Porto.

Linha Meio Queijo

A Meio Queijo é uma linha de entrada da vinícola que foi desenvolvida pela Churchill Graham com exclusividade para a Grand Cru. Disponível na versão branca e tinta.

VINHO BRANCO CHURCHILL'S MEIO QUEIJO DOURO BRANCO 2014 750 ML

Vinho Branco Meio Queijo Branco

Meio Queijo

Vinho Tinto Meio Queijo

Linha Estate

A linha Estate foi a primeira linha produzida pela Churchill Graham. Possui vinhos de guarda bastante tradicionais e bem típicos da região do Douro. A linha conta com um rótulo tinto, um branco e um feito com 100% de uva Touriga Nacional, o que é muito raro de se encontrar entre os vinhos portugueses, já que que costumam ser vinhos de corte.

VINHO BRANCO CHURCHILL'S ESTATE DOURO BRANCO 2014 750 ML

Vinho Branco Churchill’s Estate Douro Branco

Linha Grande Reserva

A terceira linha da vinícola é composta de rótulos envelhecidos feitos a partir das Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Francisca e Tinta Cão. As uvas que compõem esse corte são de vinhedos antigos com cerca de 50 anos de idade. Você pode encontrar o Vinho Churchill’s Douro Grande Reserva aqui.

Vinho Tinto Curchill's Douro Grande Reserva

Vinho Tinto Curchill’s Douro Grande Reserva

Linha Quinta da Grincha

A Quinta da Grincha foi o último vinhedo comprado pela Churchill Graham. Ele se localiza no topo do vale do rio Douro, uma terroir nobre de grande altitude, com solo com mais xisto e que apresenta maior produtividade. O rótulo Oferece aromas de grão de café torrado, cerejas negras, amarena e um fundo de compota de morango. Confira a disponibilidade do rótulo aqui.

VINHO TINTO CHURCHILL'S QUINTA DA GRICHA DOURO 2007 750 ML

Vinho Tinto Churchill’s Quinta da Gricha Douro 2007

Linha de Vinhos do Porto

A linha de Vinhos do Porto da Churchill é bastante extensa. A seguir, vamos falar mais detalhadamente sobre cada denominação, que varia conforme o tipo de envelhecimento.

Vinho do Porto Branco Dry White

Bastante tradicional, o Vinho do Porto branco costuma ser produto de forma mais simples, para ser utilizados em coquetéis, como o famosos Porto & Tonic. No entanto, o rótulo do fortificado branco da Churchill Graham é um vinho fino, envelhecido e de muito boa qualidade, uma verdadeira raridade de ser encontrada!

VINHO FORTIFICADO BRANCO CHURCHILL'S DRY WHITE 10 ANOS 500 ML

Vinho do Porto Branco Churchill’s Dry White 10 anos

Vinho do Porto Tawny

Os Vinhos do Porto do tipo Tawny são envelhecidos em barril por, no mínimo sete anos. Os Tawny produzidos pela Churchill passam por, em média, 10 anos ou 20 anos envelhecendo.

Vinho Fortificado Tinto Churchill's Tawny 10 anos 500 mL

Vinho Fortificado Tinto Churchill’s Tawny 10 anos 500 mL

Vinhos do Porto Ruby Reserva

Com período mínimo de envelhecimento, é o vinho Ruby Reserva é jovem, bastante aromático e frutado, e mais complexo que os denominados apenas como Ruby.

Vinho Fortificado Tinto Churchill's Ruby Reserva 750 mL

Vinho Fortificado Tinto Churchill’s Ruby Reserva 750 mL

Vinhos do Porto Ruby LBV

Sigla para Late Bottled Vintage, o Porto LBV é um vinho safrado com bastante tempo de envelhecimento em barril e que, uma vez engarrafo, está pronto para consumo.

Vinho Fortificado Tinto Churchill's LBV 2008 750 mL

Vinho Fortificado Tinto Churchill’s LBV 2008 750 mL

Vinhos do Porto Ruby Vintage

Os vinhos Vintage são garrafas muito especiais feitas a partir de safras excepcionais.

Vinho Fortificado Tinto Churchill's Vintage 2011 750 mL

Vinho Fortificado Tinto Churchill’s Vintage 2011 750 mL

Além das garrafas avulsas, você também pode encontrar o kit com três garrafas de 200 ml da Churchill, contando com uma unidade do Vinho do Porto Branco Dry White, uma unidade do Vinho do Porto Tawny 10 anos e um do Vinho do Porto Ruby Reserva.

Esse kit é perfeito para quem deseja fazer sua primeira degustação horizontal. Se você ainda não sabe como fazer, explicamos a diferença entre a degustação horizontal  e vertical nesse post aqui.

Vinho Fortificado Churchill's Embalagem Degustação Horizontal 3 x 200 mL

Vinho Fortificado Churchill’s Embalagem Degustação Horizontal 3 x 200 mL

Por Vivi Colello e Marina Leal

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Conheça as principais regiões vinícolas de Portugal

Continue lendo

10 receitas portuguesas tradicionais que você precisa conhecer

Continue lendo

Vinhos de Sobremesa: a porta de entrada para o Mundo dos Vinhos

Continue lendo