Conjugando o verbo confraternizar, por Catha Castro

Confira uma seleção de sete vinhos para as festas de final de ano!

Por Catha Castro

Dezembro chegou e, com ele, as tão esperadas confraternizações e o início do verão – para muitos, a estação mais esperada do ano! Os dias mais longos e férias são motivos suficientes para celebrar. Por isso, fizemos uma lista de vinhos para você impressionar os amigos e a família sem comprometer o orçamento. Afinal, o último mês do ano sempre nos reserva muitos encontros e emoções, não é mesmo?!

A começar pelo famoso “amigo-secreto ou amigo-oculto. Se você vai participar da famosa troca de presentes com o pessoal do escritório, o Vinho Tinto Mazzei Poggio Badiola Toscana IGT é uma ótima opção de presente e ainda possui ótimo custo-benefício. Os aromas de cerejas negras, violetas e baunilha são envolvidos por notas tostadas e minerais. Os taninos são finos e a acidez é daquelas de dar água na boca. Se preferir bebê-lo durante a comemoração, saiba que ele harmoniza muito bem com cordeiro assado, risotos e queijos.

Vinho Tinto Mazzei Poggio Badiola Toscana IGT 2015 750 mL

Se você vai encontrar com a turma da faculdade ou terá um evento mais descontraído, que tal o Vinho Tinto Allegrini Valpolicella DOCEste italiano representa a essência da região do Vêneto por meio de três uvas típicas: Corvina, Rondinella e Molinara. Delicado e muito bem equilibrado no paladar, é um vinho perfeito para acompanhar a boa mesa, desde antepastos até massas e sopas – ótima indicação para brindar dias mais amenos.

Vinho Tinto Allegrini Valpolicella DOC 2017 750 ml

Mas se o encontro for um almoço de fim de semana com os amigos de longa data, aproveite o sol e o clima mais leve para apostar no Vinho Branco Mazzei Belguardo Vermentino Bianco Toscana. Este vinho tem acidez refrescante e atraentes aromas de pêssego, casca de limão e hortaliças.

Outro vinho que pode encaixar perfeitamente nesse cenário é o Marqués de Cáceres Verdejo Rueda. Este branco de cor amarelo palha, com nariz exalando notas de flores brancas, maçã verde e pera. Na boca é equilibrado, elegante, com frescor, persistente e fino.

Vinho Branco Mazzei Belguardo Vermentino Bianco Toscana

Vinho Branco Marqués de Cáceres Verdejo Rueda

Já a esperada noite de Natal pede um vinho mais robusto e estruturado como o Vinho Tinto Zuccardi Serie A Malbec. Exuberantes aromas de cerejas e ameixas brilham ao lado de chocolate, licor, tabaco e especiarias. O vinho é amplo e suculento no paladar.

Vinho Tinto Zuccardi Serie A Malbec

Na hora da virada, para entrar 2020 com o pé direito, a nossa sugestão é o Espumante André Delorme Crémant de Bourgogne Brut. Este espumante de personalidade ímpar, fresco, com aromas de frutas brancas como pera e maçã é extremamente harmonioso em boca. Equilibrado, fino e rico, despede-se com notas minerais que acentuam ainda mais o frescor no palato.

Espumante André Delorme Crémant de Bourgogne Brut 750 mL

Para os demais dias de verão, opte pelo Vinho Rosé Berne Esprit de Mediterranée 2017. Um rosé cheio de frescor e personalidade. Com aromas frutados (framboesas, morangos e amoras) e que é perfeito para ser degustado à beira mar ou na borda da piscina. Por sua acidez equilibrada e um longo final, perfeito para apreciar o pôr-do-sol acompanhado de bom prato de frutos do mar.

Vinho Rosé Berne Esprit di Méditerranée IGP 2017

Para finalizar, uma dica: repitam o(s) seu(s) preferido(s) e brindemos o novo ano que está logo aí.

Feliz 2020! Que em 2020 não nos faltem motivos para brindar.

Catharina Castro é jornalista e apaixonada por viajar e comer bem. Está sempre buscando um novo destino, um novo restaurante e um bom vinho para harmonizar com sua vida. Começou bebendo o vinho da garrafa azul e outros vinhos simples até que resolveu estudar e se dedicar um pouco mais nesse mundo. Já fez cursos (e continua fazendo) e várias viagens tendo o vinho como motivação. Mas, apesar de ter apurado o olfato e mudado o paladar nos últimos anos, ela continua acreditando que o melhor vinho é aquele é bom para você, independente de crítica ou preços. Você confere o trabalho dela no www.cathacastro.com.br.

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

La vie en Rosé: vinhos para a primavera, por Catha Castro

Continue lendo

Uruguai: o pequeno notável e seus excelentes vinhos

Continue lendo

Dicas de harmonização para as festas de fim de ano: receitas de entrada, prato principal e sobremesa

Continue lendo