Conhecendo a vinícola Matetic Vineyards, por Renata Serrano

A sede da vinícola Matetic Vineyards é um verdadeiro complexo turístico nas proximidades de Santiago, capital do Chile. Aproveite das dicas da Renata Serrano, da Barbarela Turismo!

Visitei a Matetic Vineyards em 2015 e posso dizer que foi uma grata surpresa. Na verdade, foi de passagem, a caminho de Isla Negra, vi a placa indicando a vinícola e como já tinha ouvido falar, resolvi dar uma paradinha pra conhecer. Melhor coisa que fiz!

Confesso que dentre todas as que visitei na região, esta foi uma das que mais gostei. O visual é incrível e seus vinhos são de excelente qualidade. Ela está localizada no Valle do Rosário, que fica cerca de uma hora de carro partindo de Santiago.

Matetic é uma vinícola nova e super moderna, fundada em 1999 pela família de mesmo nome. É tão grande que ocupa dois vales: Valle de Casablanca e Valle de San Antonio.

A Matetic tem o conceito de vinícola 100% orgânica e biodinâmica. Isso significa que a produção é mais natural e tem muito pouca intervenção do homem, sendo possível inclusive ver animais soltos pela propriedade – eles ajudam na limpeza e fertilização da terra. Na vinícola, são proibidos inseticidas e fertilizantes químicos. Só por saber disso, eu já tinha gostado bastante porque sou adepta a tudo o que é natural.

Por ser 100% orgânica e biodinâmica, é possível ver alguns animais percorrendo o complexo da Matetic

Você fecha o passeio na loja que fica na vinícola, El Emporio, e feito com outro transporte, já que as plantações estão mais distantes.

Como todo passeio em vinícolas, você vai conhecer as plantações, a colheita, o processo de fabricação dos vinhos e armazenamento em barris de carvalho franceses. Eles contam a história e algumas curiosidades sobre a Matetic e claro, não pode faltar a parte mais interessante, que é a degustação dos rótulos, no caso deste passeio são quatro vinhos, sendo dois brancos e dois tintos. Os vinhos são servidos na loja El Emporio, que conta também com outros produtos como acessórios, doces de leite e temperos. É uma graça a loja.

Os vinhos da linha Corralillo são deliciosos, com destaque para o Syrah que eu adorei. O Pinot Noir da EQ também merece atenção. De aroma e sabor intenso que irá surpreender com toda certeza!

Após o passeio, aproveite pra almoçar no restaurante Equilíbrio que oferece pratos maravilhosos que podem ser harmonizados com os vinhos “da casa”. O espaço é encantador com um lago cheio de gansos e carpas.

Renata Serrano durante a vinícola à vinícola Matetic

E a hospedagem? A coisa mais linda. O hotel La Casona possui apartamentos muito bem decorados e cada um tem o nome de uma uva, um verdadeiro charme. São apenas 08 apartamentos que ficam de frente para um lindo jardim. Ficar hospedado na Matetic tem suas vantagens, pois o hotel oferece alguns pacotes bem interessantes que combinam degustações, passeios e até mesmo produção do seu próprio vinho. O pacote é “all-inclusive”.

Os quartos do hotel que fazem parte do complexo da Matetic Vineyards têm nome das principais uvas da região

Em sua próxima viagem ao Chile, não deixe de visitar a Matetic. Certeza que vai amar!

A Barbarela Turismo trabalha com roteiros personalizados de Enoturismo.

Consulte-nos para maiores informações.

Contatos:

Fone: (19) 3826-3440 / 98154-9440
E-mail: renata@barbarelaturismo.com.br
Site: www.barbarelaturismo.com.br

Renata Serrano é proprietária da agência Barbarela Turismo, localizada em Vinhedo, no interior de São Paulo. A empresária assina a coluna Na Rota dos Vinhos, da Agenda In, e apresenta o programa Fazendo as Malas, no canal VV8 TV. Além de ser coordenadora da Confraria VIP, na qual reúne amigos para aprender mais sobre vinhos e harmonização. É sócia na empresa 50 Tons de Vinho que elabora cursos, eventos e workshops de vinhos.


De 2004 para cá, a Barbarela Turismo foi aos poucos se especializando em enoturismo, que hoje se tornou o principal foco da agência. Quem participa dos roteiros como foco em vinho, totalmente personalizados, acaba aprendendo um pouco mais sobre o ciclo da videira, processo de produção dos vinhos, além de aproveitar excelentes degustações.

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Conhecendo a Pizzorno Wines, por Renata Serrano

Continue lendo

Conheça a Matetic, a premiada vinícola biodinâmica chilena

Continue lendo

O que são vinhos biodinâmicos?

Continue lendo