Como montar a sua primeira adega – parte 2/3

Montar uma adega em casa pode – e deve – ser algo divertido e prazeroso. É o seu momento para escolher os vinhos, pensar nas harmonizações, nos dias em que possivelmente irá abrir aquelas garrafas e, para não esquecer da função principal dela, ter um bom estoque dos seus rótulos preferidos em casa.

Para ajudar você nessa tarefa, estamos trazendo uma série de três posts com um passo a passo de como montar a sua primeira adega. Nessa segunda parte, vamos seguir com mais algumas dicas e sugestões de vinhos.

Recapitulando rapidamente o que falamos até aqui, ao começar essa aventura é legal você pensar no seu consumo de vinhos atual e avaliar o tamanho que quer para a sua adega. Além disso, vale pensar se você pretende investir em uma adega climatizada. Por fim, indicamos os primeiros três vinhos para começar a sua coleção um espumante brut, um vinho branco e um vinho tinto.

Você pode ler ou relembrar esses passos em nosso primeiro post.

Depois de concluída essa etapa, é hora de partir para outros tipos de vinhos que você pode ter, pensando sempre nas diversas ocasiões do seu cotidiano. Novamente, daremos dicas de três tipos de vinhos e, ao final de cada, você verá uma sugestão de nosso catálogo.

1ª sugestão: um  vinho rosé

Se você ainda não considerou ter um vinho rosé em sua adega, vale reconsiderar sua posição. Leve, aromático e com uma paleta de cores que brilham aos olhos, o vinho rosé é um super curinga, que harmoniza desde pratos leves, como salmão ou frango grelhados, e até mesmo frituras, como lula à dorê e mandioca aperitivo.

Experimente também começar a reunião com amigos abrindo uma garrafa de vinho rosé e verá que é sucesso garantido!

Você encontrará bons rosés vindos praticamente de todas as regiões e países produtores, mas algumas são mais famosas e com qualidade reconhecidamente elevada, como é o caso da Provence, na França. 

Por lá, a produção é praticamente toda de rosés, que são, em geral, delicados, leves, refrescantes e clarinhos, dando um charme especial a qualquer ocasião.

Agora, se você busca um rosé com um pouco mais de corpo e estrutura, precisa conhecer um belo rosé italiano, da Toscana, o Mazzei Belguardo Toscana IGT . Ele acompanha bem entradas, massas com molho vermelho e até mesmo pizzas.

Vinho Rosé Mazzei Belguardo Rose Toscana IGT 2017 750 mL

2ª sugestão: um vinho de sobremesa

Terminar um almoço ou jantar com um doce ou um bolo é uma delícia, não é? E que tal ter um vinho para acompanhar esse momento? Os vinhos de sobremesa são excelentes para isso.

Existem vários tipo de vinhos de sobremesa, e cada um deles é feito de uma forma diferente. Os vinhos chamados Colheita Tardia (Late Harvest), por exemplo, são feitos com uvas muito maduras que, por conta disso, têm alto teor de açúcar.  A doçura natural do vinho harmonizará perfeitamente bem com o doce da sua sobremesa. O fechamento de ouro para seu jantar!

É importante perceber que alguns vinhos de sobremesa têm um teor de álcool mais alto. É por esta razão, inclusive, que se sugere degustar em taças menores, assim como fazemos com os licores.

A nossa indicação de vinho de sobremesa é o Morandé Late Harvest, feito com a uva Sauvignon Blanc, no Chile. Seus aromas e sabores que lembram mel, damasco e flor de laranjeira cairão muito bem com bolos brancos, doces em compota ou um mil folhas com creme de confeiteiro.

Vinho Branco de Sobremesa Morandé Late Harvest 2015 375 mL

3ª sugestão: um vinho de guarda para uma ocasião especial

Agora que você já tem praticamente um vinho para cada situação do cotidiano, que tal ter também uma garrafa guardada para aquela ocasião especial? O aniversário de casamento, o nascimento de um filho, a ceia de Natal ou o brinde de comemoração de algo marcante são momentos que pedem vinhos à altura. 

Vale a pena separar um espaço em sua adega para um rótulo especial. Pode ser um vinho de alguma grande região como Bordeaux, Borgonha, Toscana, Vêneto, ou um vinho de guarda, que vai envelhecer conforme o tempo passa, atingindo uma qualidade superior.

Beber um Brunello di Montalcino com uma boa massa ao molho vermelho ou um Barolo com um risoto com trufas é sem dúvida uma grande experiência que merece ser vivida em momentos únicos.

Nossa sugestão para você começar a investir em grandes dvinhos é o italiano Ricossa Dolcetto D’Asti, um vinho italiano que combina bem com a culinária local, das massas às pizzas. 

Vinho Tinto Ricossa Dolcetto D’Asti 2017

Montar sua primeira adega deve ser simples e agradável. Com as seis sugestões de vinhos para essa composição (considerando estes e os três que sugerimos no primeiro post), já demos dois grandes passos. Esperamos que você tenha gostado e esteja esperando pelo gran finale.

No próximo post falaremos sobre os três últimos tipos de vinhos que valem a pena você ter para finalizar a composição da sua primeira adega.

Saúde e até o próximo post!

 

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

grand_cru_como _montar_sua_adega_1

Como montar a sua primeira adega – parte 1/3

Continue lendo

Ricossa: a tradição e os sabores do Piemonte

Continue lendo

4 passos para organizar um Wine Dinner descontraído em casa, por Vinho do Bom

Continue lendo