Château Valandraud, o vinho de garagem que mudou a história de Bordeaux

A expressão ‘vinho de garagem’, surgiu quando o visionário Jean-Luc Thunevin e sua esposa Murielle Andraud começaram a fazer vinhos em tanques que ficavam na garagem de sua propriedade em Saint-Émilion, no início dos anos 1990.

13821-640x480-etiquette-chateau-valandraud-rouge--saint-emilion-grand-cru

O casal contou com dicas de um amigo do casal, o enólogo Michel Roland, e pouco a pouco começaram elaborando vinhos de grande qualidade.

O grande fato que os revelou em todo o mundo do vinho foi, sem dúvida, uma extraordinária pontuação de Robert Parker, o mais respeitado crítico de vinhos do mundo, que deu ao vinho de Thunevin pontuações mais altas que os tradicionalíssimos Château Margaux e Pétrus.

Jean-Luc Thunevin.

Tive a felicidade de encontrar Jean-Luc, que da melhor forma amistosa e com sua reconhecida irreverencia, nos deu a honra de degustarmos juntos o seu maior vinho, o Valandraud, e outros vinhos com sua assinatura.

Foi certamente uma noite memorável. Jean-Luc me confidenciou que seu primeiro contato com o vinho foi trabalhando como Sommelier.

O ponto máximo de nossa conversa foi quando perguntei a ele qual princípio tomar para ser um bom sommelier? Com olhar maroto, respondeu: “Eu comecei comprando um sapato bonito, mas totalmente confortável para aguentar até o fim da noite”. Rimos, mas depois ele concluiu: “Um grande sommelier é aquele que trabalha em uma empresa que comercializa grandes vinhos, essa é a ferramenta de sucesso do sommelier que atua em qualquer lugar do mundo”.

Aproveitei para perguntar, antes de nos despedirmos, como ele gostaria que eu fizesse a apresentação do seu melhor vinho, o histórico Valandraud, que transformou conceitos em Saint-Émilion para o mundo. Jean-Luc sorriu e respondeu sem pestanejar: “Por favor amigo, diga que é bom e barato. Respondi: “você quer dizer o mais barato dos bons?”. Jean piscou e disse: “Sou suspeito para falar, mas como você degustou meu vinho, compartilho desta sua ressalva”.

10433098_653813191373693_4435817325424725856_n

O sommelier da Grand Cru Riverlei Armellini e Jean-Luc Thunevin‎.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Riverlei Armellini

Sommelier Grand Cru

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Altaïr: um Grand Cru de Saint-Émilion no Chile

Continue lendo

5 dicas de como escolher vinhos de guarda para a sua adega, por Massimo Leoncini

Continue lendo

5 restaurantes estrelados pelo Guia Michelin para visitar, por Paola Perroti

Continue lendo