Mesa de Natal: dicas e inspirações para montar e decorar a sua

Publicado em 14/12/2016

Vai ser o anfitrião da ceia de Natal este ano? Organizar a mesa de jantar para recepcionar todos os convidados com conforto e elegância pode ser um desafio. Mas não com as nossas dicas!

Para montar uma mesa bonita e organizada para a ceia de Natal, nossa sugestão é primeiro descobrir qual o seu estilo de decoração preferido para, então, escolher as cores da louça, guardanapos e toalhas. E, por fim, se inspirar nas nossas dicas de decoração natalina para criar um ambiente super especial ao redor da sua mesa!

Escolha o estilo de decoração de mesa que mais combina com a sua casa

A grande maioria das famílias gosta de organizar a ceia de forma tradicional com o serviço à brasileira, ou seja, com os pratos colocados no centro da mesa para que cada convidado se sirva.

Mesa de Natal vermelha e branca

Se o seu estilo de decoração é o clássico natalino, aposte nas cores fortes do Natal, como o vermelho e o verde. Se não quiser pesar o ambiente, utilize o vermelho com uma boa dose de branco. Na imagem de inspiração abaixo, até a garrafa de vinho ganhou uma embalagem artesanal com as cores do Papai Noel.

Complemente a decoração com velas, e abuse nas bolas de árvores de Natal espalhadas pela mesa. Uma dica super especial é deixar um pequeno mimo de agradecimento pela presença em cima de cada prato dos seus convidados!

Decoração de mesa para ceia de Natal usando vermelho e branco.

Decoração de mesa para ceia de Natal usando vermelho e branco.

Outra forma de explorar a combinação do vermelho, branco e verde é na escolha dos guardanapos de pano, jogo americano e toalhas de centro. No close abaixo, uma ideia super prática e fácil de fazer: uma luminária de mesa com as luzes de natal. Basta utilizar um vaso cilíndrico de vidro transparente, e colocar o fio de luzinhas dentro dela de forma propositalmente desordenada.

natal-ceia-mesa-posta-decoracao-luzes-vermelho-branco

Decoração de mesa de Natal em prata e dourado

Já se você prefere fugir das cores tradicionais, uma ideia interessante é explorar o prata e dourado, duas cores bastante festivas. Aqui, o cinza entrou na cor dos guardanapos de pano e do sousplat, enquanto o dourado e o amarelo aparece nas fitas e nas bolas da árvores de Natal.

Decoração de mesa para ceia de Natal nas cores dourado e prateado.

Decoração de mesa para ceia de Natal nas cores dourado e prateado.

Mesa para ceia de Natal com decoração rústica

Por último, temos a opção da decoração de mesa no estilo rústico. Se esse é o seu preferido, aproveite para montar a mesa sem o uso de toalhas ou jogos americanos. Opte pelas fibras naturais, como os guardanapos de algodão amarrados com fitas de juta e uma decoração composta de pinhas e ramos. O uso de velas é ideal para criar um ambiente mais charmoso e aconchegante.

natal-ceia-decoracao-mesa-rustica

Mesa para ceia de Natal decorada no estilo rústico.

Como montar a sua mesa de Natal

Para não confundir a ordem correta dos talhes, pratos e taças, montamos essa imagem ilustrativa para a sua mesa de Natal.

Como montar sua mesa de Natal corretamente.

Como montar sua mesa de Natal corretamente.

Decoração de mesa para ceia de Natal

Além das velas, as pinhas são parte essencial da mesa natalina. Para criar o clima chique no ambiente abaixo, a decoração do centro de mesa foi feita utilizando-se uma travessa de vidro, ramos do pinheiro, flores secas e biscoitos.

Os mimos escolhidos aqui foram pequenos presentes embrulhados em papel pardo, com biscoitos natalinos decorados.

O centro de mesa com ramos de pinheiro e pinhas é ideal para compor o estilo provençal da decoração.

O centro de mesa com ramos de pinheiro e pinhas é ideal para compor o estilo provençal da decoração.

Os guardanapos de Natal mereceriam uma matéria à parte! Além das dobras festivas tradicionais, que fazem parte da decoração por si só, nesta época do Natal as versões natalinas são as mais procuradas. A dobra da árvore de Natal, além de fácil de fazer, entretém as crianças e se torna uma atividade que toda a família pode participar!

ceia-mesa-guardanapo-natal-formato-arvore

Reparou que em muitas imagens de mesa decorada para o Natal norte-americano encontramos as famosas laranjas com cravos espetados? Elas são muito comuns nas mesas de fim de ano por serem capazes de perfumar naturalmente todo o ambiente, além de fazerem parte da decoração da mesa.

Decoração típica do Natal norte-americano: laranjas espetadas com cravos. Além de decorar, elas perfumam o ambiente!

Decoração típica do Natal norte-americano: laranjas espetadas com cravos. Além de decorar, elas perfumam o ambiente!

Que outras ideias interessantes e fáceis de fazer para decorar a mesa de Natal você conhece? Compartilhe conosco nos comentários!

Ainda não escolheu os pratos para a sua ceia de Natal? Aqui você encontra todas as receitas para uma ceia completa, com entradas, pratos principais e sobremesa!

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Receita: Farofa para acompanhar peru e pernil na ceia de Natal, por Chef Edu Guedes

Continue lendo

Receita: Gingerbread, o biscoito de especiarias tradicional de Natal

Continue lendo

Dicas de harmonização para os pratos principais das ceias de fim de ano: pernil, peru e farofa

Continue lendo