Barone Montalto: conheça essa importante vinícola siciliana

Publicado em 01/11/2016

A vinícola Barone Montalto nasceu no ano 2.000, na Sicília, sul da Itália. Localizada na região de Santa Ninfa, a bodega está fortemente enraizada no território siciliano. É nos arredores de Trapani que ficam os principais vinhedos da Montalto, além das propriedades em Agrigento e Noto.

nero-davola-sicilia-itallia-barone-montalto

A Barone Montalto têm uma missão importante na região: produzir vinhos com a alma siciliana, mas com uma interpretação moderna. Para isso, procura os melhores terroirs sicilianos para o cultivo de uvas de excepcional qualidade.

O Vale do Belice, próximo de Santa Ninfa, é um dos terroir ideais para o cultivo de uvas na ilha. Os solos são essencialmente de calcário, o sol é quente e o microclima é fantástico para as videiras. Nesse vale, a bodega produz desde os vinhos clássicos da Sicília, como o Nero d’Avola Rosé, Grecanico, Catarratto e Grillo, quanto os vinhos feitos com castas internacionais, como Pinot Grigio, Viognier, Chardonnay e Sauvignon Blanc.

vinhedos-italia-sicilia-barone-montalto

Outro terroir importante para a vinícola é o Vale dos Templos, localizado em Agrigento. Lá, os solos são argilosos, e produzem vinhos encorpados e estruturados. As principais uvas cultivas nessa região são a Nero d’Avola, a Merlot, a Cabernet Sauvignon, a Syrah e a Sangiovese.

Na parte sul-oriental da Sicília, onde o clima é muito seco e quente, a Barone produz vinhos muito concentrados e estruturados, incluindo seus Nero d’Avola e Moscato di Noto.
Moscato di Noto, chamado localmente Moscato Giallo ou Moscatella, é um vinho de sobremesa com sabor doce e equilibrado.

Prove um típico vinho siciliano feito com a uva nativa da região, a Nero d’Avola, o Vinho Tinto Barone Montalto Acquerello Nero D’avola 2015.

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Sicília: descubra porque os vinhos da ilha italiana estão na moda

Continue lendo

Harmonizações de pratos típicos da Puglia, região do sul da Itália

Continue lendo

5 destinos de vinho imperdíveis que você precisa conhecer

Continue lendo