Afinal, o que é um bom custo-benefício para um vinho?

O mercado de vinhos no Brasil é muito diversificado. Para nossa sorte, encontramos rótulos de praticamente todos os países produtores no mundo. Isso é, sem dúvida, bom para os consumidores, que podem variar suas escolhas e ter sempre uma novidade à mesa.

Mas nesse “mar de vinhos”, com diferentes uvas e todo tipo de preço, vem sempre a dúvida: Como saber quando um vinho é bom? Vinho bom tem que ser caro? Devo escolher o vinho pelo preço? Essa promoção realmente vale a pena?

Pensando nisso, decidimos falar sobre o que é afinal um bom “custo-benefício” quando se trata de vinho e, assim, ajudar na sua próxima escolha. De forma geral, um bom custo-benefício é alinhar a expectativa, a ocasião e o orçamento, sendo que tudo depende do seu objetivo principal. Às vezes o vinho é o protagonista, mas pode haver ocasiões em que o cardápio já está definido e ele precisa acompanhar. Em outros momentos, o orçamento é o fator determinante. De toda maneira, o mais importante é saber que há sempre possibilidade de boas escolhas.

Como escolher um vinho com bom custo-benefício

Siga nosso roteiro de perguntas e aproveite as dicas para fazer as melhores compras de vinho!

Qual é o momento em que o vinho será consumido?

Se você vai fazer uma festa com amigos, com boa música e muita diversão, o foco é a interação entre os convidados, não é mesmo? Nesse caso, prefira vinhos mais jovens e versáteis. Já se a ideia é organizar um jantar com romântico, ou preparar uma refeição para amigos, busque um vinho um pouco mais complexo, que vai tornar o ocasião ainda mais inesquecível.

Se você está buscando um vinho para uma festa, um espumante será uma boa pedida, pois é um vinho festivo por excelência. Os do tipo Prosecco são sempre boas opções por serem leves e frutados, agradando a todos os paladares. Os rosés, além de terem aromas e sabores de frutas, sempre impressionam pela aparência, seja na cor ou mesmo no design das garrafas.

No caso de almoços ou jantares em família, onde há gostos variados, o melhor é ter um vinho “curinga”, que equilibre bem acidez e taninos.

Os vinhos perfeitos para cada ocasião

Veja o que nossos sommeliers selecionaram para você como opções para cada ocasião.

Festa com amigos Almoço ou jantar em família
Espumante Henri Leblanc 750 mL
Barone Montalto Acquerello Nero d’Avola 2017
Berne Esprit di Méditerranée IGP 2017
Palagetto Chianti Colli Senesi 2015
Marlborough Sun Pinot Noir 2017
San Marzano Il Pumo Primitivo Salento IGP 2017

Harmonização: qual prato você vai servir para acompanhar o vinho?

Se você já souber o que vai comer – ou até mesmo se é um vinho/espumante para um brinde – isso vai ajudar muito. Assim você consegue restringir a sua busca e não se perde em meio a tantos rótulos. E para a harmonização, vale lembrar as regras básicas para não errar. Espumantes e brancos combinam com entradas, saladas, peixes, frangos e pratos mais leves; tintos, com carnes vermelhas e pratos mais elaborados.

Também selecionamos algumas opções para você:

Espumantes e brancos leves Saladas, peixes crus, frutos do mar como camarões, lagostas e lulas
Espumante Victoria Geisse Extra Brut Vintage 750 mL
Corte Giara Soave DOC 2017
Brancos
encorpados
Frangos, peixes gordurosos, carne de porco, risotos leves
Errazuriz Estate Series Chardonnay Reserva 2016
Cobos Felino Chardonnay 2017
Tintos
mais leves
Carne ou frango grelhado, carnes magras na grelha com acompanhamento de vegetais
Humberto Canale Pinot Noir 2017
Delas Freres Cotes du Ventoux 2017
Tintos
encorpados
Carnes vermelhas, charcutaria, queijos maturados
Alceño Premium 50 Barricas Syrah 2012
Errazuriz Estate Series Carmenere Reserva 2017

Vinhos com excelentes pontuações dos críticos de vinhos

Já falamos em um de nossos posts aqui no blog e vale lembrar que as pontuações são notas dadas por críticos internacionais que provaram o vinho e o avaliaram tecnicamente, seguindo critérios de qualidade. É uma ajuda para você saber que alguém que entende bastante de vinho atesta a qualidade de determinado rótulo. Mas não se prenda a isso como único fator de compra e use somente como mais uma chancela.

Selecionamos uma lista de vinho superpontuados!

La Flor de Pulenta Malbec 2018

  • 91 Pontos James Suckling
  • 91 Pontos Decanter Magazine

À flor da idade, os vinhos da linha “La Flor de Pulenta” são os primeiros a saírem da vinícola mendocina a cada safra.

Compre aqui.

Vinho Tinto La Flor de Pulenta Malbec 2018 750 mL

Pulenta Estate I Malbec

  • 91 Pontos Robert Parker
  • 91 Pontos Decanter Magazine

A vinícola Pulenta Estate é uma vinícola muito respeitada pelos críticos de vinho mundo a fora e seus Malbecs são verdadeiros objetos de desejo.

Compre aqui.

Vinho Tinto Pulenta Estate I Malbec 2016 750 mL

Zuccardi Q Tempranillo 2014

92 pontos Tim Atkim

Foi aos cuidados da tradicionalíssima família Zuccardi que nasceu este exemplar, que mostra boa complexidade aromática e bom equilíbrio no paladar.

Compre aqui.

Vinho Tinto Zuccardi Q Tempranillo 2014

Errazuriz Max Reserva Cabernet Sauvignon 2015

  • 90 pontos Robert Parker
  • 91 pontos Guia Descorchados
  • 91 pontos James Suckling

Não tem como negar a tipicidade deste vinho. Ele mostra a pura expressão da Cabernet Sauvignon no Vale do Aconcágua e expressa exatamente aquilo que mais gostamos nos vinhos chilenos.

Compre aqui.

Vinho Tinto Errazuriz Max Reserva Cabernet Sauvignon 2015

Qual o seu orçamento para a compra de vinhos para o evento?É importante você saber quanto quer gastar, pois a mesma variedade de rótulos citada acima como benefício para os consumidores pode ser um grande complicador na hora de escolher. Não é raro você se deparar com uma prateleira onde encontra vinhos de valores muito diferentes, muitas vezes com a mesma uva ou do mesmo país.

Optar por um vinho custo-benefício não significa optar pelo mais barato, mas pelo mais adequado, dependendo do seu objetivo. E, claro, vale lembrar que há vinhos bons em todas as categorias. Dos mais acessíveis aos mais premiados, certamente há bons vinhos que servirão perfeitamente a cada ocasião. Que possamos sempre beber os vinhos mais adequados a cada momento! Saúde!

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Supreenda-se com os vinhos Syrah da Espanha

Continue lendo

A Syrah pelo mundo: Vale do Rhône, Austrália, África do Sul, Espanha, Argentina e Chile

Continue lendo

Receita: Gaspacho, sopa fria espanhola de tomate

Continue lendo