Afinal, o que é um bom custo-benefício para um vinho?

O mercado de vinhos no Brasil é muito diversificado. Para nossa sorte, encontramos rótulos de praticamente todos os países produtores no mundo. Isso é, sem dúvida, bom para os consumidores, que podem variar suas escolhas e ter sempre uma novidade à mesa.

Mas nesse “mar de vinhos”, com diferentes uvas e todo tipo de preço, vem sempre a dúvida: Como saber quando um vinho é bom? Vinho bom tem que ser caro? Devo escolher o vinho pelo preço? Essa promoção realmente vale a pena?

Pensando nisso, decidimos falar sobre o que é afinal um bom “custo-benefício” quando se trata de vinho e, assim, ajudar na sua próxima escolha. De forma geral, um bom custo-benefício é alinhar a expectativa, a ocasião e o orçamento, sendo que tudo depende do seu objetivo principal. Às vezes o vinho é o protagonista, mas pode haver ocasiões em que o cardápio já está definido e ele precisa acompanhar. Em outros momentos, o orçamento é o fator determinante. De toda maneira, o mais importante é saber que há sempre possibilidade de boas escolhas.

Como escolher um vinho com bom custo-benefício

Siga nosso roteiro de perguntas e aproveite as dicas para fazer as melhores compras de vinho!

Qual é o momento em que o vinho será consumido?

Se você vai fazer uma festa com amigos, com boa música e muita diversão, o foco é a interação entre os convidados, não é mesmo? Nesse caso, prefira vinhos mais jovens e versáteis. Já se a ideia é organizar um jantar com romântico, ou preparar uma refeição para amigos, busque um vinho um pouco mais complexo, que vai tornar o ocasião ainda mais inesquecível.

Se você está buscando um vinho para uma festa, um espumante será uma boa pedida, pois é um vinho festivo por excelência. Os do tipo Prosecco são sempre boas opções por serem leves e frutados, agradando a todos os paladares. Os rosés, além de terem aromas e sabores de frutas, sempre impressionam pela aparência, seja na cor ou mesmo no design das garrafas.

No caso de almoços ou jantares em família, onde há gostos variados, o melhor é ter um vinho “curinga”, que equilibre bem acidez e taninos.

Os vinhos perfeitos para cada ocasião

Veja o que nossos sommeliers selecionaram para você como opções para cada ocasião.

Festa com amigos Almoço ou jantar em família
Terra Serena Grand Cuvée Col Brioso
Domaine Guisset Rouge
Ribera del Segura Rosé
Round Hill Cabernet Sauvignon
Caldén Malbec Special Selection
Garofoli Piancarda Rosso Conero DOC

Harmonização: qual prato você vai servir para acompanhar o vinho?

Se você já souber o que vai comer – ou até mesmo se é um vinho/espumante para um brinde – isso vai ajudar muito. Assim você consegue restringir a sua busca e não se perde em meio a tantos rótulos. E para a harmonização, vale lembrar as regras básicas para não errar. Espumantes e brancos combinam com entradas, saladas, peixes, frangos e pratos mais leves; tintos, com carnes vermelhas e pratos mais elaborados.

Também selecionamos algumas opções para você:

Espumantes e brancos leves Saladas, peixes crus, frutos do mar como camarões, lagostas e lulas
Algairén 2.1 Macabeo Chardonnay
Prince de Lise Brut
Brancos
encorpados
Frangos, peixes gordurosos, carne de porco, risotos leves
Corte Giara Soave
Van Zeller’s Douro Branco
Tintos
mais leves
Carne ou frango grelhado, carnes magras na grelha com acompanhamento de vegetais
Zorzal Eggo Pinot Noir
Morandé Reserva Pinot Noir
Tintos
encorpados
Carnes vermelhas, charcutaria, queijos maturados
Alceo Tempranillo
Barone Montalto Acquerello Syrah

Vinhos com excelentes pontuações dos críticos de vinhos

Já falamos em um de nossos posts aqui no blog e vale lembrar que as pontuações são notas dadas por críticos internacionais que provaram o vinho e o avaliaram tecnicamente, seguindo critérios de qualidade. É uma ajuda para você saber que alguém que entende bastante de vinho atesta a qualidade de determinado rótulo. Mas não se prenda a isso como único fator de compra e use somente como mais uma chancela.

Selecionamos uma lista de vinho superpontuados!

Señorío de Peciña Cosecha

  • 90 Pontos Robert Parker

Exala aromas frutados de amora, ameixas e frutas pretas. Na boca demonstra notas balsâmicas, boa acidez, fresco e é agradável para beber. Harmoniza com “tagliatelle ai funghi “, frios, embutidos, queijos leves e carnes grelhadas.

Compre aqui.

Mazzei Belguardo Serrata Toscana IGT

  • 90 Pontos James Suckling

Produzido das uvas Sangiovese e Alicante, esse vinho tem caráter inovador, o que é um marco da vinícola! Rico em mineralidade e estrutura, traz um lindo brilho na taça, aromas de ervas frescas e amoras bem maduras, na boca um toque de chocolate, baunilha, frutas em compotas, tudo em perfeita harmonia!

Compre aqui.

Koyle Royale Carménère

  • 91 pontos Guia Descorchados
  • 93 pontos Tim Atkim
  • 90 pontos Guia Descorchados

Linda cor violeta, com aromas puros, frutas vermelhas, chão de floresta e um toque de pimenta-do-reino. Na boca, é suculento e suave, com taninos aveludados e um final longo persistente. Pode ser armazenado por 10 anos e fica muito bom se decantado 30 minutos antes de degustado.

Compre aqui.

Vinilo Ruido Blanco

  • 91 pontos James Suckling

Do inusitado corte de Chardonnay com Chenin Blanc, nasceu um vinho branco que apresenta o terroir de Mendoza de forma diferente da que estamos mais acostumados. Ele é extremamente frutado no nariz e mostra o calor da região emblemática da Argentina por meio de pêssegos e peras.

Compre aqui.

Qual o seu orçamento para a compra de vinhos para o evento? É importante você saber quanto quer gastar, pois a mesma variedade de rótulos citada acima como benefício para os consumidores pode ser um grande complicador na hora de escolher. Não é raro você se deparar com uma prateleira onde encontra vinhos de valores muito diferentes, muitas vezes com a mesma uva ou do mesmo país.

Optar por um vinho custo-benefício não significa optar pelo mais barato, mas pelo mais adequado, dependendo do seu objetivo. E, claro, vale lembrar que há vinhos bons em todas as categorias. Dos mais acessíveis aos mais premiados, certamente há bons vinhos que servirão perfeitamente a cada ocasião. Que possamos sempre beber os vinhos mais adequados a cada momento! Saúde!

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Supreenda-se com os vinhos Syrah da Espanha

Continue lendo

A Syrah pelo mundo: Vale do Rhône, Austrália, África do Sul, Espanha, Argentina e Chile

Continue lendo

Receita: Gaspacho, sopa fria espanhola de tomate

Continue lendo