Supreenda-se com os vinhos Syrah da Espanha

Depois de falarmos sobre a uva Syrah pelo mundo, partimos agora especificamente para a Espanha, um país que tem longa tradição em produção de vinhos com uvas nativas, mas que recebeu muito bem as ditas “uvas internacionais”, como é o caso da Syrah.

Conhecida no mundo inteiro por seus vinhos encorpados, tânicos e com grande personalidade, muitas vezes lembrando pimenta negra e com elevado teor alcoólico, podemos notar que muitos produtores têm conseguido grandes feitos com essa uva e na Espanha não poderia ser diferente.

Cultivada em diversas regiões do país, a uva Syrah tem sido cada vez mais utilizada pelos enólogos para a elaboração dos vinhos varietais, ou seja, que tem grande maioria de uma só uva (e muitas vezes, 100% dela), mas também é bastante encontrada em vinhos que têm várias uvas combinadas, ou os chamados “vinhos de corte”.

Em La Mancha: Syrahs mais encorpados

Em La Mancha, uma das regiões produtoras da Espanha, é possível encontrar vinhos feitos com Syrah bastante encorpados e alcoólicos, características que combinam com acompanhamentos mais fortes também, como uma boa carne assada com molhos densos ou até mesmo uma bela pizza de pepperoni.

Em Jumilla, Syrahs mais elegantes

Já em outras regiões como Jumilla, encontramos vinhos sendo feitos em outro estilo, mais parecidos com os franceses, com toques mais elegantes no nariz e na boca, mantendo a boa acidez, frescor e balanço de álcool. Esses também pedem uma boa comida, que pode ser um embutido defumado ou uma massa com molho vermelho. Em todos os casos, é bom lembrar que a Syrah é uma uva que, de modo geral, aguenta muito bem pratos fortes e apimentados (qualquer relação com seus aromas de pimenta negra não é mera coincidência).

Bons motivos para provar um Syrah Espanhol

Seguindo uma tendência mundial, esse novo estilo, mais leve e gastronômico, tem chamado a atenção de grandes críticos de vinhos do mundo inteiro e o resultado são notas altas, acima de 90 pontos, o que demonstra qualidade e esmero dos produtores.

Outro ponto que também chama a atenção é a relação custo x benefício dos vinhos, pois frequentemente encontramos bons vinhos espanhóis com preços bastante competitivos.

A Grand Cru conta com um portfólio de vinhos com a uva Syrah e conta com um feito na Espanha, na região de Jumilla. O Alceño é um vinho jovem, com 6 meses de passagem por barricas, o que confere a ele uma boa estrutura, mas sem tirar o frescor. É um parceiro ideal para comidas como carnes assadas na brasa, queijos e embutidos variados, arroz de pato, paella valenciana, perdiz, massas com molho substanciosos.

Vinho Tinto Alceño Premium 50 Barricas Syrah 2012 750 mL

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

A Syrah pelo mundo: Vale do Rhône, Austrália, África do Sul, Espanha, Argentina e Chile

Continue lendo