Mesa de Natal: dicas e inspirações para montar e decorar a sua

Vai ser o anfitrião das ceias de final de ano? Confira nossas dicas de decoração e estilos de montagem para criar a mesa perfeita e receber bem seus convidados.

O primeiro passo é saber ou relembrar qual o melhor formato e quais os itens essenciais para organizar uma mesa de ceia. Veja a ilustração abaixo e já comece a pensar em quais acessórios bacanas você tem em casa para usar na sua montagem.

Pronto! Podemos seguir.

O segundo passo é definir qual o seu estilo de decoração. Para facilitar ainda mais separamos três tipos diferentes de decoração que farão você se inspirar a criar uma mesa linda e do seu jeito!

Mesa Clássica

É o estilo mais tradicional para essa época do ano. Pode abusar das cores dourado e branco! Se a ceia for de Natal, enriqueça a decoração com pequenos acessórios em vermelho ou bordô, como guardanapos, sousplat ou até bolas de árvore de Natal. Se a mesa for para receber o pessoal para o Réveillon, utilize a cor prata para esses acessórios menores.

Elementos que contam uma história e estão diretamente ligados ao Natal são: renas, árvores natalinas, laços de presente, e é claro: as famosas luzinhas de pisca-pisca em cordão! Nesta montagem que criamos em parceria com a Tok&Stok, fizemos questão de mostrar como usar esses elementos de forma elegante e equilibrada.

Dica extra! Sabe aquelas garrafas de vinhos vazias que sobram após o jantar? Você pode utilizá-las também na decoração! Basta descolar o rótulo, colocar o fio de pisca-pisca dentro da garrafa e posicionar no meio ou no canto da mesa! Fica lindo, ilumina o ambiente e com certeza vai encantar seus convidados.

Aprenda aqui a fazer uma luminária com garrafa.

Mesa Descontraída

Aqui, o objetivo é divertir e arrancar sorrisos dos seus convidados! Pratos com figuras, guardanapos com estampas, arranjos de flores, bolas de Natal coloridas, guirlandas, garrafas vazias com bolas de Natal coladas… São diversas as possibilidades de impressionar com uma mesa rica em cores e elementos.

Mesa sofisticada

Por último, temos a opção da decoração mas minimalista e com um toque de sofisticação. Se esse é o seu estilo preferido, aproveite para montar a mesa sem o uso de toalhas, utilize jogos americanos com cores neutras, pratos e sousplat da mesma cor. Para um toque mais natalino, utilize acessórios discretos como castiçal com velas e garrafas de vinho vazias com um discreto arranjo de flores, para dar o toque de leveza e sofisticação na sua mesa.

Dica: você também pode usar a garrafa de vinho vazia para colocar um arranjo de flores, como a foto abaixo.

Que outras ideias interessantes e fáceis de fazer para decorar a mesa de Natal você conhece? Compartilhe conosco nos comentários!

Ainda não escolheu os pratos para a sua ceia de Natal? Aqui você encontra todas as receitas para uma ceia completa, com entradas, pratos principais e sobremesa!

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Receita: Farofa para acompanhar peru e pernil na ceia de Natal, por Chef Edu Guedes

Continue lendo

Receita: Gingerbread, o biscoito de especiarias tradicional de Natal

Continue lendo

Receitas dos pratos principais das ceias de fim de ano - pernil, peru e farofa - e outras para surpreender!

Continue lendo