5 dicas para viajar gastando pouco, por Renata Serrano

Todo mundo quer viajar, mas nem todo mundo pode viajar… Será? Renata Serrano, nossa colunista de viagens, conta como planejar um roteiro com preço reduzido!

Por Renata Serrano

É possível sim programar uma viagem bacana sem precisar vender um rim pra isso. O mais importante é saber em quais fatores da viagem estão os maiores custos. É claro que não é possível ficar hospedado  em um hotel 5 estrelas pagando pelo valor de um 3 estrelas, mas você consegue optar por diversas formas diferentes de economizar. Vamos às dicas?

Dica 1: pesquise os meses de baixa temporada do seu destino dos sonhos

Vale lembrar que alguns meses são ótimos pra viajar por excelência, principalmente os meses de março a maio, e setembro a novembro. O motivo é claro: longe das férias escolares, o volume de turistas no mundo diminui e, com ele, o valor das passagens e hospedagens!

É claro que, nos feriados e nas temporadas específicas de alguns países, o preço pode subir. Por isso é preciso pesquisar muito bem sobre o seu destino! A alta temporada na Europa, por exemplo, é extensa, e vai de junho até o final de setembro. Já a alta temporada nos Estados Unidos cobre os meses de janeiro a março, julho a agosto e novembro a dezembro.

Minha primeira dica é, então, descobrir quis são as melhores épocas do ano para viajar para o seu destino e cruzar com os períodos de baixa temporada. Pense que, quanto mais gente viajando para lá, mas caro tudo estará.

Outra vantagem de viajar na baixa temporada é que o clima também costuma ser melhor, nem tão quente nem tão frio. Pegar o verão na Europa, por exemplo, pode render muitas filas e pontos turísticos lotados. Já na primavera, a quantidade de turistas diminui e você ainda ganha um clima mais fresco do que no alto verão europeu.

Dica 2: planeje com antecedência todos os seus gastos de acordo com o valor que tem disponível para a viagem

Agora, antes de tudo, é preciso definir o valor que está disposto a gastar na sua viagem. Você já tem um budget definido? Sim, é precisa planejar este valor de antemão para não ter surpresas desagradáveis durante a viagem. Depois de definir quanto pretende gastar, é hora de começar a fazer as cotações. Pesquise os destinos que você mais deseja conhecer e só decida a cidade e país quando encontrar um lugar que se encaixe perfeitamente no seu orçamento. Só então feche um pacote de viagens! Lembre-se de pesquisar bastante porque os valores oscilam muito.

O erro mais comum é querer fazer as coisas de forma afobada e em cima da hora. Geralmente as pessoas compram as passagens e a hospedagem e se esquecem dos gastos diários com alimentação e presentinhos, os famosos extras. Deixando pra fechar sua viagem muito próximo ao embarque é provável que o custo seja mais elevado, mas não é regra. Algumas promoções de última hora podem acontecer também, por isso é preciso ficar de olho nas promoções dos principais sites e agênias enquanto faz a sua cotação.

Dica 3: faça um roteiro de todos os pontos turísticos que pretende conhecer

Outra dica importante é ter em mente quais pontos turísticos você quer visitar. Antes de viajar, informe-se ao máximo sobre tudo o que quer conhecer e monte seu roteiro. Organize um itinerário por dia e período e aproveite para economizar comprando os ingressos das atrações que puder com antecedência, sempre organizando o roteiro pela proximidade das atrações.

Durante o planejamento, verifique os passeios gratuitos que a cidade oferece. Muitos lugares possuem parques, igrejas, feiras, galerias de arte e até mesmo museus que abrem as portas aos viajantes sem nenhum custo. Assim você já vai pensando sobre o que fazer e em como otimizar o seu tempo durante a sua visita. Pode anotar, ter o roteiro pronto vai ajudar muito quando chegar lá!

Em geral, lugares menos explorados tendem a revelar belas surpresas e ter preços um pouco mais acessíveis do que os “turisticamente” famosos.  Explorar é a palavra-chave!

Dica 4: monte roteiros com tempo de sobra para explorar suas cidades preferidas

Procure ficar mais tempo nas cidades que vai visitar, já que os deslocamentos acabam tornando a viagem mais cara. Quanto mais entrosado você estiver com a região que está visitando, mais fácil – e barato – vai ser se locomover.

A hospedagem é um ponto muito relevante quando se fala em viagem. Quantas pessoas falam “eu só quero um lugar pra dormir”? Mas você quer dormir bem ou dormir mal? Esse é o fator chave na hora da escolha. Não adianta querer economizar com hotel, por exemplo, e ficar longe dos atrativos que quer visitar, o que resulta em mais gastos com transporte e longos trajetos de deslocamento. Acredite: é melhor pagar uma diária mais cara e ficar perto dos locais de desejo, aproveitando muito mais o seu tempo – e economizando também.

Dica 5: gastos com alimentação e restaurantes

E a gastronomia? Para muitos, como eu, é o ponto alto da viagem! Viajar pra mim é além de tudo descobrir novos sabores, novas culturas e costumes. E a gastronomia diz muito sobre cada lugar! Economizar com alimentação é difícil, mas não impossível. Você não precisa ir obrigatoriamente ao restaurante agraciado com 3 estrelas Michelin da cidade, aliás o legal é conhecer os restaurantes que os locais costumam frequentar, saber qual o prato típico da região e onde você pode encontra-lo por um valor acessível.

Claro que nada impede você de conhecer aquele restaurante badalado, afinal porque sabe lá quando você vai ter a chance de visitá-lo novamente, não é mesmo? Neste caso, inclua os restaurantes com passagem obrigatória no seu budget e no seu roteiro. Talvez seja necessário optar por comer um “fast food” em um dia pra jantar no lugar dos seus sonhos no outro.

Tudo na vida é uma questão de escolha. Se você optar por algo, alguma outra coisa vai deixar pra trás. Mas, quando se trata de viajar e conhecer novos lugares, acredite, você sempre sai ganhando, afinal, o que se vivencia em uma viagem ninguém vai tirar de você.

Consulte os roteiros da Barbarela Turismo especialmente elaborados para os amantes do vinho.

 

Renata Serrano é proprietária da agência Barbarela Turismo, localizada em Vinhedo, no interior de São Paulo. A empresária assina a coluna Na Rota dos Vinhos, da Agenda In, e apresenta o programa Fazendo as Malas, no canal VV8 TV. Além de ser coordenadora da Confraria VIP, na qual reúne amigos para aprender mais sobre vinhos e harmonização. É sócia na empresa 50 Tons de Vinho que elabora cursos, eventos e workshops de vinhos.

De 2004 para cá, a Barbarela Turismofoi aos poucos se especializando em enoturismo, que hoje se tornou o principal foco da agência. Quem participa dos roteiros como foco em vinho, totalmente personalizados, acaba aprendendo um pouco mais sobre o ciclo da videira, processo de produção dos vinhos, além de aproveitar excelentes degustações.

 

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

4 lugares imperdíveis para beber vinho em Buenos Aires, por Renata Serrano

Continue lendo

7 passeios imperdíveis na Serra Gaúcha, por Renata Serrano

Continue lendo

11 pontos turísticos para conhecer em Santiago, no Chile

Continue lendo