10 perfis do Instagram sobre vinhos para seguir e se apaixonar!, por Mariana Vieira

Publicado em 12/12/2017

Feed cheio de taças: conheça 10 perfis do Instagram para seguir e se apaixonar (ainda mais!) por vinhos. Confira:

Por Mariana Vieira

Para quem, como eu, está se descobrindo um apaixonado pelos vinhos, as redes sociais se revelam grandes aliadas. O Instagram vem ganhando força em diversos segmentos, e com o mundo de Baco não é diferente. Para inspirar, informar e te fazer aguardar ansiosamente pelo próximo gole, separei dez perfis imperdíveis para seguir já!

1. Jancis Robinson  

Talvez Jancis Robinson seja a mulher que abriu os caminhos para várias mulheres no mundo dos vinhos. Não apenas pelo seu gênero, mas pela paixão, estudo sistemático e sua escrita descomplicada. Robinson é autora do completo Atlas do Mundo do Vinho e do Expert em vinhos em 24 horas. No seu perfil pessoal, rótulos, vinícolas que visita pelo mundo e degustações harmonizadas com pratos apetitosos.

First copy in Europe?

A post shared by Jancis Robinson (@jancisrobinson) on

2. Wine Folly

Assim como o livro, o perfil do Instagram da publicação procura ensinar sobre o mundo dos vinhos com conteúdo fácil e objetivo. Por meio de imagens, fotos, mapas e infográficos, os autores consegue abranger os mais variados  assuntos, como degustação, manuseio e harmonização, tipos de vinho e regiões vinícolas.

3. Suzana Barelli

Suzana é editora de vinho da revista Menu e do blog do vinho na Istoé Dinheiro. Membra das Confrarias do Alentejo, do vinho do Porto e Des Coteaux de Champagne. Seu perfil oferece informações mais detalhadas de vários rótulos e frequentemente é onde aparecem primeiro alguns lançamentos que ela degusta para escrever as matérias. Também aparecem enólogos e outros entrevistados dando dicas em vídeos. Confere lá!

4. Manuel Beato

Considerado um dos mais emblemáticos sommeliers brasileiros, Manoel Beato trabalha  à frente do grupo Fasano, além de ser autor e coautor de livros, palestrante, consultor e jurado. Ele chega a provar, em média, 20 mil vinhos por ano! Em seu perfil, vemos viagens, degustações, enólogos e sommeliers do mundo todo com quem Beato divide seu dia a dia.

5. Cave Geisse 

Prepare-se para suspirar pelos cenários exuberantes do Vale dos Vinhedos, no Rio grande do Sul nas postagens do perfil da Cave Geisse. Trata-se de uma  vinícola fundada em 1979, pelo engenheiro agrônomo e enólogo Mario Geisse, chileno que veio para o Brasil em 1976, contratado para dirigir a Moët & Chandon do Brasil. Logo nos primeiros anos percebeu que aqui existia um potencial incrível e ainda não desvendado para se desenvolver a elaboração de produtos de alta qualidade, principalmente em matéria de espumantes, que ele considerava ser a grande vocação da região.

Os vinhedos da família ficam em Pinto Bandeira, mais especificamente no Vale da Montanha, e o perfil de Instagram deles praticamente te transporta para as vinhas, o alto do morro e as degustações dos premiados espumantes.

6- Umami Mag

Umami Mag é uma publicação online sobre vinhos, gastronomia e outras coisas boas da vida. Sem frescuras e complicações, é mantido por uma equipe que prefere focar nos rótulos e taças e não se preocupa em se mostrar.

O foco é totalmente em conteúdos interessantíssimos e bem produzidos, harmonização de vinhos e séries de TV, filmes e livros divertidos sobre o tema, respostas às perguntas mais básicas que as pessoas, às vezes, têm vergonha de perguntar – eu mesma já aprendi bastante com os posts deles – além de material disponibilizado no site. Vale o clique!

7. Wine Spectator

Com o lema “saiba mais, beba melhor”, o perfil de Instagram surpreende os seguidores dessa  conceituada revista norte-americana com curiosidades, anúncios e bastidores da seleção anual.  Wine Spectator é uma das publicações mais respeitadas do mercado e A produz anualmente uma lista com os 100 melhores vinhos do mundo, selecionados por um time de investigação e prova. Os vinhos são classificados numa escala de 85 a 100 pontos.

8. The Story of My Wine

Esse é o perfil do blog homônimo, escrito pelo entusiasta holandês Goswijn Simons. Esse engenheiro de formação acumula mais de 1.500 resenhas de todos os rótulos que degusta, sendo o usuário número 1 do aplicativo Vivino na Holanda. Com textos em inglês e fotos muito bem produzidas, Simons nos apresenta rótulos inusitados, alguns até inéditos no Brasil. Vale pela abordagem mais pessoal na hora de descrever as nuances de cada rótulo.

This is really a great Super Tuscan. Blend of Sangiovese, Merlot and Cabernet Sauvignon. Brancaia – Il Blu Toscana IGT (90 tsomw points) In the glass a medium garnet-red color. On the nose pretty complex with aromas of berries, earth, dried herbs and hints of lavender and spices. On the palate full-bodied but elegant. Great balanced with fine tannins. Despite its 14.5% it shows nice freshness with blueberries and tangy raspberries with medium acidity. Finishes long, with slightly chewy, fine tannins and subtle notes of oak and spice. @brancaia_com #brancaia #supertuscan #wine #merlot #sangiovese #redwine #cabernetsauvignon #tuscany #thestoryofmywine #winelover #winetasting #instawine #wino #wineporn #wineoclock

A post shared by The Story of my Wine (@thestoryofmywine) on

9. The Wine About

Assim como o Story of My Wine, esse perfil em inglês é alimentado pela estudante em vinhos Gabriella Fois, que reside em Sydney e estuda para obter o diploma de WSET . Além de notas sobre o conteúdo que aprende no curso, Gabriella fotografa as degustações e vinhos que degusta em viagens. Conteúdo lindíssimo!

10. Grand Cru

Eis um perfil que não poderia faltar nessa lista ! O perfil da Grand Cru no Instagram mostra as novas aberturas de lojas por todo o país (já são mais de 50!), promoções espertas, agenda dos próximos cursos da Grand École , além de chamadas para matérias (como essa!). Segue lá e até a próxima !

Esta matéria fala sobre: Diário de Taça

Matérias relacionadas:

Qual é a diferença entre Confraria e Clube de Vinho?, por Mariana Vieira

Continue lendo

Vinho e bolo: uma dupla improvável!, por Mariana Vieira

Continue lendo

Entre a taça de vinho e a xícara de café - parte I, por Mariana Vieira

Continue lendo