Tempranillo, a famosa uva da Espanha

A Tempranillo é, definitivamente, a principal casta da Espanha – e protagoniza grandes vinhos de Ribera del Duero, Toro e Rioja -, mas é pouco encontrada fora das fronteiras do país, salvo alguns raros exemplares argentinos e portugueses. 

O mundo dos vinhos é muito vasto, não só pelos seus diversos tipos de produção, mas principalmente pelas suas milhares de uvas diferentes.

Para se ter uma ideia, hoje já contamos mais de 5.000 uvas já catalogadas!

Ao mesmo tempo em que há um leque enorme de opções para os enólogos usarem nos cortes de seus vinhos, algumas uvas acabam se destacando em um país. Isso acontece, principalmente, pela facilidade de adaptação das castas ao terroir local, podendo se tornar a “uva-símbolo” de  uma região, como é o caso da Tempranillo, a principal uva da Espanha.

E não é para menos! A Tempranillo é uma uva versátil, de fácil cultivo, com características muito interessantes  e boas para o vinho, como os seus taninos – que são responsáveis (junto com alguns outros fatores) por manterem os vinhos evoluindo bem por anos. 

Não é à toa que grandes vinhos espanhóis, aclamados pelo mundo todo, são feitos com a uva Tempranillo.

Vamos conhecer mais sobre a casta?

Características da uva Tempranillo. Fonte: winefolly.com.

A origem do nome da Tempranillo

Tempranillo vem de temprano, que significa cedo em Espanhol. A uva foi batizada com esse nome por ser uma das primeiras uvas a serem colhidas. Dependendo de como o produtor quer fazer seus brancos – sim, ela também produz ótimos vinhos brancos – a casta pode ser colhida até mesmo antes das uvas brancas.

Outros nomes conhecidos…

A Tempranillo tem muitos outros nomes. Alguns deles são tão familiares para nós e que muitas vezes nem percebemos que se trata da mesma uva. Duvida? Mesmo dentro da Espanha, é possível encontrá-la com o nome de Tinta de Toro.  Em Portugal, chama-se Tinta Roriz e, dentro do mesmo país, no Alentejo, pode ser encontrada como Aragonês. Nos Estados Unidos, se você se deparar com um vinho feito com Valdepeñas, já sabe: é a nossa boa e velha Tempranillo.

Grande facilidade para adaptação

A Tempranillo se adapta bem a diversos tipos de solo (e talvez por isso seja tão cultivada e apreciada). Pode-se fazer o vinho só com ela ou com muitas outras juntas. A uva origina tanto vinhos mais leves, que não passem por barricas,  por exemplo, quanto vinhos mais encorpados, permitindo que eles estagiem em barricas de carvalho.

Caracteristicamente, é uma uva que tem um leque amplo de aromas e sabores, conferindo um toque especial aos seus vinhos.

Principais características da Tempranillo

Cada uva tem uma característica única, que a faz diferente de todas as outras castas. É assim também com a Tempranillo, que tem sabores e aromas muito marcantes e de fácil identificação na taça.

No nariz, frequentemente encontramos aromas de frutas vermelhas – como morango e cereja, e outras frutas mais escuras – como a amora. É possível perceber também alguns aromas suaves que lembram especiarias como as pimentas.

Na boca, seus vinhos são macios, como muitos gostam de relatar, aveludados. Com baixa acidez, em uma degustação de vinhos feitos a partir da Tempranillo você provavelmente não vai sentir aquela salivação excessiva nas laterais.

Possíveis combinações com pratos

Com toda a sua versatilidade, vem também uma infinidade de combinações possíveis com comida. Poderíamos ficar muito tempo aqui encontrando diferentes pratos para diferentes perfis de vinhos feitos com essa uva, mas, para facilitar, vamos dividir as possíveis combinações em dois grandes grupos:

Tempranillos leves

São os vinhos que não passam por barricas de carvalho. Em geral, têm uma cor um pouco mais clara, lembrando morango. Apresentam muitos aromas de frutas frescas e são bem intensos na boca.

Com esse tipo de vinho você pode harmonizar um prato mais leve, como carnes menos gordurosas assadas na brasa (fraldinha, maminha, filé mignon), frango à parmegiana e até pizzas de calabresa ou pepperoni.

Tempranillos encorpados

São aqueles vinhos que passam por barrica e ficam um bom tempo guardados (tendo capacidade para envelhecer décadas, às vezes). São mais “pesados”, pois têm a influência da barrica, que traz aromas mais tostados como chocolate, madeira e cacau. Na boca, trazem mais lembranças de frutas negras, como ameixa e amora, além de um toque de licor, sendo às vezes até um pouco adocicados, além de mais escuros.

Para esses vinhos, algumas boas combinações são pratos feitos com cogumelos, carnes ensopadas e lagarto recheado.

Não importa a sua escolha, seja leve ou encorpado, sempre haverá uma boa variedade de pratos com os quais combinar seu vinho Tempranillo.

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre essa uva tão interessante, descubra todas as facetas da Tempranillo aqui.

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Além da Tempranillo: as outras uvas tintas da Espanha

Continue lendo

6 receitas típicas para organizar um jantar espanhol

Continue lendo

Alceño, o Syrah Espanhol que está conquistando o Brasil

Continue lendo