Quanto mais pesada a garrafa, melhor o vinho?, por Daniel Perches
Essa é uma excelente dúvida, pois existem muitas lorotas em relação às garrafas de vinho. Vejo frequentemente as pessoas falando e reproduzindo várias histórias sobre os formatos, tamanhos, peso, etc. Infelizmente, a maioria desses contos não são verdade, mas o peso da garrafa, em especial, é um ponto muito importante.
Os diferentes pesos das garrafas têm funções específicas, que vão desde questões de armazenamento, custos e até tempo de estocagem. Por isso, é possível sim afirmar que ao se deparar com uma garrafa pesada, com vidro grosso e bem escuro, você provavelmente estará diante de um vinho que o produtor considera o seu melhor, ou um dos seus melhores.
O vidro é ainda um material caro, portanto quanto mais grosso, mais o produtor vai pagar por ele. Além disso, para que o vinho envelheça bem, é preciso observar alguns fatores propícios no seu ambiente de guarda, e a ausência de luz é um dos mais importantes. Com um vidro mais grosso e escuro, é possível conservar melhor o vinho.
Só por conta desses fatores, já é possível perceber que um produtor, em sã consciência, não colocaria o seu vinho mais barato em uma garrafa cara, a não ser que ele tivesse interesses escusos nisso. Como por aqui a gente não julga ninguém, seguimos com a regra de que ao nos depararmos com uma garrafa pesada, a chance é quase 100% de estarmos com um ótimo vinho em mãos.
Foi ao atender a conta de uma vinícola na agência em que trabalhava que o publicitário Daniel Perches descobriu sua paixão por vinho. Foi aí que sentiu a necessidade de escrever sobre o tema (e estudar também!). Deixou a carreira de 10 anos de lado e passou a se dedicar exclusivamente a seu blog vinhosdecorte.com.br e outras publicações. Seu objetivo? Que o vinho faça parte cada vez mais do cotidiano das pessoas. Aqui, assina a coluna Pergunte ao Daniel.