Enoturismo na Argentina – o que você precisa saber para uma experiência única

Juntar vinhos e turismo é algo que, para nós, enófilos de plantão, pode parecer um sonho. É a oportunidade de conhecer vinícolas, seus produtores, vinhos que vemos nas prateleiras e, se possível, trazê-los para nossas mesas.

Como em qualquer roteiro, uma boa preparação faz a diferença. Um passeio bem programado tende a ser muito mais produtivo e, de quebra, ajuda a evitar possíveis frustrações. Para isso preparamos algumas dicas para você ter em mente.

Dica 1: Agende sua visita

A maioria das vinícolas trabalha com agendamento. Você pode até dar sorte de chegar lá e ter um grupo saindo para um tour que não esteja completo, mas isso nunca é certo. Você corre o risco de chegar e ficar esperando horas por um encaixe ou até mesmo não conseguir fazer o tour e ter que ir embora. Verifique no site do produtor se há um telefone ou e-mail para agendamento. Alguns são pagos, inclusive, então, atente-se a isso.

Dica 2: Procure conhecer as atrações e possibilidades oferecidas antes

Já pensou se você agenda um tour e quando chega à vinícola fica sabendo que era possível almoçar por lá ou fazer um passeio de bicicleta pelos vinhedos? Como cada produtor explora o enoturismo de uma forma diferente, veja com calma as atrações e certifique-se de que poderá aproveitar o melhor que eles podem oferecer.

Dica 3: Reserve tempo e curta o tour

Um almoço com vista para os vinhedos, uma tarde relaxando na varanda da vinícola ou até um piquenique parecem interessantes, não? Pois muitos oferecem isso, mas são programas relativamente longos, portanto, pergunte qual o tempo total estimado para que você não perca seu próximo compromisso. E claro, para que possa desfrutar do seu programa sem se preocupar com o horário.

Dica 4: Considere o tempo de deslocamento

Em geral, as vinícolas ficam em áreas rurais e nem sempre perto umas das outras. Faça uma simulação em algum aplicativo para saber o tempo de deslocamento, pois o que menos queremos nesses momentos é pressa para chegar ou para sair.

Pronto! Com essas dicas você poderá certamente aproveitar melhor sua viagem de turismo aliada à visita a vinhedos e vinícolas em qualquer lugar do mundo.

View this post on Instagram

#Repost @umamimag Sabe aquele papo de fugir para as colinas? Hoje fizemos isso. Pegamos o carro e fomos em direção às cordilheiras. O caminho é surreal. Chegamos até o Parque Nacional do Aconcágua, que fica a quase 3000 metros acima do nível do mar, e é bem pertinho da fronteira com o Chile. Saímos de Mendoza com quase 30 graus de temperatura e chegamos lá com cerca de 15. O ar é rarefeito e fica difícil de respirar. É um lugar de tirar o fôlego em todos os sentidos da expressão. Imagina no topo do Aconcágua então, com seus quase 7mil metros de altura! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Levamos com a gente o Concreto Malbec 2016, da Bodega Zuccardi. Ele é 100% Malbec proveniente de solos calcários de Paraje Altamira, no Valle de Uco, Argentina. É fermentado e estagiado em concreto, como entrega o nome. Louco isso, né? Se gostamos? É sensacional! Quem não ficou muito feliz foi o motorista da rodada, que não pôde provar. Ossos do ofício. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Custou cerca 120 reais aqui em Mendoza, mas demos uma espiada nos sites brasileiros e ele tá custando mais de 300 reais no Brasil. Obrigado, impostos. Se vierem para a Argentina ou tiverem um amigo vindo, encomendem. É tudo isso sim! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #instawine #vin #vinho #vino #wein #wine #umamimag #winelovers #mendoza #argentina #winesofargentina #vinhotinto #redwine #valledeuco #zuccardi #malbec @zuccardivalledeuco

A post shared by Zuccardi Valle de Uco (@zuccardivalledeuco) on

Vinícola na Argentina: Zuccardi

E por falar em lugares, você sabia que a Argentina é um dos países que mais têm se destacado nesta área, com vinícolas super preparadas para receber turistas, que voltam ainda mais encantados com os vinhos?

Um dos produtores argentinos que é referência em enoturismo é a Zuccardi, que tem duas vinícolas, em locais diferentes, com opções realmente diferenciadas para se conhecer.

Na Vinícola Zuccardi Valle de Uco – chamada Piedra Infinita – você encontrará um cenário um pouco diferente, com arquitetura super moderna, ganhadora inclusive do prêmio de melhor vinícola da América do Sul e do Mundo pela The World’s Best Vineyards que, com o apoio do International Wine Challenge, avaliam o enoturismo de mais de 1.500 vinícolas em todo o mundo.

Fruto do sonho de Sebastián Zuccardi e de seu pai José Alberto, o local abriga a vinícola que faz os distintos vinhos da região, como o Concreto, o Aluvional e o Piedra Infinita, o grande ícone da bodega. Segundo Zuccardi, foram necessários mais de 300 caminhões para retirar toda a pedra do local. Essa quantidade “infinita” de rochas inspirou o nome da nova vinícola, que hoje é considerada o grande hit do momento do enoturismo argentino.

A segunda vinícola da família é a tradicional e super conhecida Casa del Visitante, que fica em Maipú, próximo à cidade de Mendoza. É uma das referências em enoturismo, sendo frequentemente reconhecida como símbolo de qualidade e hospitalidade. Por lá pode-se comer um belo assado feito numa enorme parrilla, com fogo feito com galhos secos de videiras e carnes de excelente qualidade, no ponto que você mais gostar. 

O almoço é farto, o serviço é impecável e, se você der sorte, poderá encontrar a Julia, filha de José Alberto Zuccardi, que deu o nome de Santa Julia à uma de suas linhas de vinhos em homenagem a ela. Simpática, sempre sorridente e solícita, comanda a casa com maestria. Junto com o almoço você obviamente poderá provar os vinhos da Familia Zuccardi, escolhendo entre pedir uma garrafa ou beber vinhos em taça.

Por lá é possível almoçar, fazer tours pelos vinhedos ou até mesmo participar de uma prensa de azeitonas, que é parte do processo para se fazer azeite. Mas é bom reservar, pois a procura é grande. 

Se tiver tempo, recomendamos que se programe e agende sua visita às duas. São dois conceitos bem diferentes e, certamente, tornarão sua viagem ainda mais inesquecível.

Por fim, uma dica que serve para os dois locais: as vinícolas e os espaços de enoturismo refletem a filosofia – e muitas vezes – o modo de vida de seus donos. Sente com calma, relaxe, aprecie o local e beba o vinho deles. Você certamente conseguirá captar melhor a essência do vinho e terá, sem dúvida, uma experiência marcante.

Cliente Grand Cru é visitante especial na vinícola Zuccardi Valle de Uco e ganha 10% de desconto para fazer as visitas guiadas pela propriedade da vinícola, vivendo a experiência de conhecer as vinhas pessoalmente, participar das degustações fechadas e conhecer o Piedra Infinita Cocina, o restaurante icônico da família. Compre qualquer vinho da Zuccardi em nossas lojas ou e-commerce durante o mês de dezembro e ganhe o seu voucher!

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Vinícola Zuccardi: o lar da inovação enológica de Mendoza

Continue lendo

Turismo de vinho em Mendoza: um dia na vinícola Pulenta Estate, por Stella Aranha

Continue lendo

Roteiro de viagem e Dicas de Enoturismo: 3 dias em Mendoza

Continue lendo