É tempo de Celebrar com Victoria Geisse

Em visita à Cave Gesse no último mês de setembro, Daniel Geisse nos prestigiou com uma apresentação fantástica da renomada vinícola brasileira. Foi surpreendente visualizar e entender tamanha qualidade conquistada. Te convido a ler a coluna de hoje e espero que possa compartilhar um pouco da experiência que vivemos na propriedade da Família Geisse.

Por Tiago Santos

Olá amigos,

Existe um elemento que é o maestro do Universo: o tempo.

Em 1979 foi a fundação. O engenheiro agrônomo e enólogo chileno Mario Geisse veio ao Brasil em 1976, contratado para dirigir a Moët & Chandon do Brasil. Logo nos primeiros anos, percebeu que a região sul possuía um grande potencial para o cultivo de uvas de alta qualidade, especialmente para a produção de espumantes. Apostando nisso, iniciou sua busca pelo local ideal. Andando à pé e com uma picareta na mão, ficou conhecido na região por explorar os diversos tipos de solo até encontrar o que queria: basalto, um tipo de solo poroso, com boa capacidade de drenagem da água e condução das raízes das videiras. Três anos depois de seu achado, fundou a Vinícola Geisse no até então pouco explorado terroir de Pinto Bandeira.

Perfil do Produtor: Mario Geisse

“Brindamos hoje, e agora, ao invisível para os olhos, mas percebido pelo coração”.

Em 1981, sai a primeira safra de espumantes da Cave Geisse. Foi uma questão de tempo para ser reconhecida com a qualidade diferenciada que conquistou.

1998 foi o ano da safra do Cave Geisse Brut 1998, espumante que permaneceu em guarda ao longo de 12 anos e comprovou a enorme potencial de qualidade do terroir de Pinto Bandeira para elaboração de espumantes de alto nível. Os vinhos espumantes produzidos ali se mostraram capazes de evoluir brilhantemente com tempo, despertando o interesse e elogios por parte dos principais críticos do mundo do vinho.

mario-geisse-fundador-vinicola-cave-geisse-espumante-victoria

Mario Geisse, fundado da vinícola Cave Geisse.

Reconhecimentos não param de acontecer

– A Master of Wine Jancis Robinson classificou a Cave Geisse como uma das 15 vinícolas que podem marcar o futuro do vinho no mundo;

– Oz Clarke insere a Família Geisse entre os 4 melhores espumantes da atualidade;

– A Associação Brasileira de Enologia premia Mario Geisse graças a todo aporte feito ao desenvolvimento da indústria do vinho fino no Brasil;

– Em 2014, a publicação Wine Enthusiast indica a Família Geisse como Vinícola do Ano do Novo Mundo;

– Em 2015,  um rótulo da vinícola foi o único espumante sul-americano a entrar no livro “1001 Vinhos para se Beber Antes de Morrer”;

– Em 2016, o espumante Cave Geisse Blanc de Blanc foi selecionado pela Revista Forbes entre os 10 melhores vinhos da América do Sul;

– Em 2017, o título de Enólogo do Ano saiu para um especialista em espumantes: Carlos Abarzúa, enólogo da Família Geisse há mais de 30 anos;

Além disso, a vinícola faz parte de um grupo de 18 seletos prhttps://www.instagram.com/p/B2htMkXhTyr/odutores no mundo que fazem a diferença fora de Champagne. Dentre elas a Cava Gramona de Penedes, a Franciacorta, entre outras.

View this post on Instagram

A nossa filosofia está enraizada no compromisso que firmamos com este terroir, com este solo, com esta produção. São mais de quatro décadas trabalhando para que esta terra nos presenteie com as maravilhas que ela proporciona. 🌱 Junto com a experiência que ganhamos a cada ano, há uma série de investigações e investimento em pesquisas para aproveitar 100% do potencial dos nossos vinhedos, expressando em cada espumante produzido as características do terroir. Através da série Geisse Essence você acompanha diversas publicações contanto os detalhes que compõem a essência da nossa vinícola, da nossa família e do nosso método de produção. Conte aqui embaixo nos comentários o que você mais gostou de conhecer até agora! 👇 . . #GeisseEssence #FamiliaGeisse #WineLovers

A post shared by Família Geisse (@cavegeisse) on

Visitação incrível e recomendada

Com uma propriedade com mais de 70 hectares, apenas 36 são utilizados para o cultivo das uvas Pinot Noir e Chardonnay. Excepcionalmente neste espaço se encontram as condições de solo ideais para o cultivo das uvas.
Hoje, 100% dos vinhedos Geisse em Pinto Bandeira são tratados de maneira ecoeficiente, sem utilização de agrotóxicos.

Durante nossa visita, passamos por uma apresentação técnica da história da vinícola, aprendendo sobre como os vinhedos foram selecionados, e como funciona o método de elaboração impecável nas instalações da vinícola.

A Cave de envelhecimento das garrafas tem controle preciso da temperatura, a fim de manter as leveduras em ação quase dormente, e obter borbulhas muito finas no processo de autólise.

O almoço foi servido no Open Lounge ao lado da vinícola e Daniel Geisse compartilhou conosco o motivo por qual todos os espumantes produzidos pela sua família são Vintage, ou seja, são safrados, raridade no mundo dos espumantes.

Para ser considerado um espumante Vintage, a safra deve trazer uma qualidade tão notável que não é necessário fazer o tradicional blend de safras. A qualidade é tão boa que, por si, entrega espumantes incríveis. Após longos anos, a Cave Geisse consegue garantir que todas as colheitas sejam fantásticas.

A colheita é feita entre os dias 15 a 20 de janeiro as uvas atingem o nível de maturação adequada com uma acidez redonda no melhor nível de qualidade. Fato que distingue a Vinícola de muitas outras ao redor do mundo. Só para se ter uma ideia, Champagne é uma região que os anos são distintos uns dos outros, e o prestígio da Vintage ocorre entre 1 a 3 vezes por Década.

View this post on Instagram

Para comemorar os 40 anos da Família Geisse, adoraríamos saber através de suas palavras como foi conhecer nossa vinícola. 🍷🍇 . Marque a hashtag #famíliageisse40anos no Instagram e descreva como foi a experiência e sensação de estar em nosso terroir, seja fazendo parte dos passeios ou degustando nossos vinhos e espumantes na companhia de pessoas especiais. . No decorrer do mês algumas dessas histórias serão selecionadas e compartilhadas em nosso perfil do Instagram e na página do Facebook. Além disso, também teremos algumas surpresas. . É tempo de celebrar! É tempo de Geisse! ✨ . #famíliageisse40anos #famíliageisse #winelovers #geisselovers #geisseterroir #geissetasting #cavegeisse

A post shared by Família Geisse (@cavegeisse) on

Conheça os vinhos da linha Victoria Geisse

Victoria Geisse Extra Brut Vintage

Este é um espumante extremamente refrescante e que mostra o potencial do Brasil para a produção de vinhos com borbulhas muito sofisticados. Aromas de pera, maçã verde e notas de flores dominam a taça, que exibe perlage intenso e elegante. Embora o vinho passe por segunda fermentação em garrafa, o dito método tradicional, usado em Champagne, as notas de levedura não marcam tanto o paladar – mas a sofisticação do método se faz presente. Em boca, mostra cremosidade, acidez vívida e persistência interessante. É daqueles espumantes perfeitos para festas e comemorações. Muito versátil para acompanhar receitas leves ou petiscos.

Encontre aqui o Victoria Geisse Extra Brut Vintage.

Espumante Victoria Geisse Extra Brut Vintage 750 mL

Espumante Victoria Geisse Extra Brut Vintage 750 mL

Victoria Geisse Moscato Rosé Demi Sec

O Victoria Geisse Moscato Rosé Demi Sec é um super lançamento do ano da Cave Geisse. Um espumante inusitado no mercado brasileiro por dois motivos: primeiro, para a sua produção a uva Moscato foi vinificada em rosé, ao contrario da grande maioria dos espumantes brasileiros produzidos com esta uva que é vinificada em branco; segundo, porque ele é um demi-sec, enquanto a maioria dos vinhos espumantes produzidos com uva Moscato são
produzidos nos padrões da classificação doce. Isso significa que este espumante pode agradar uma gama maior de clientes e acompanha também pratos salgados, e não só doces.

Conheça o Moscato Rosé Demi Sec aqui.

Espumante Victoria Geisse Moscato Rosé Demi Sec

Espumante Victoria Geisse Moscato Rosé Demi Sec

Victoria Geisse Extra Brut Vintage Rosé

Com coloração cereja claro, este espumante rosé traz boa formação de espuma em taça, assim como excelente perlage. Isso resultado dos 12 meses em que o espumante se manteve e contato com as leveduras depois da segunda fermentação. Feito exclusivamente com Pinot Noir, o Victoria Geisse Vintage Rosé apresenta intensidade aromática que remete a frutas vermelhas e ganha notas de especiarias conforme vai passando mais tempo em taça. Sua acidez vibrante e boa estrutura se torna excelente para quem procura equilíbrio na hora de harmonizar aperitivos.

Encontre aqui o Victoria Geisse Rosé.

Espumante Victoria Geisse Extra Brut Vintage Rosé

Espumante Victoria Geisse Extra Brut Vintage Rosé

Victoria Geisse Extra Brut Vintage Reserva

O Victoria Geisse Reserva ficou 24 meses em contato com as leveduras depois da segunda fermentação em garrafa. Ainda assim, mantém o frescor das notas cítricas ao lado dos aromas de mel, damascos e amêndoas. O perlage intenso e persistentes se transforma em cremosidade no paladar. Com boa estrutura, o vinho tem boa acidez, sofisticação e equilíbrio.

Encontre o Victoria Extra Brut Reserva aqui.

Espumante Victoria Geisse Extra Brut Vintage Reserva 750 mL

Espumante Victoria Geisse Extra Brut Vintage Reserva 750 mL

Victoria Geisse Extra Brut Vintage Gran Reserva

É a partir do Victoria Geisse Gran Reserva que começamos a notar mais intensamente as notas aromáticas da segunda fermentação. Mesmo depois de passar 36 meses em contato com as leveduras, este espumante não perdeu as notas de frutas brancas e cítricas, como maçã verde, pera e limão, além dos aromas de flores. Apesar disso, desenvolveu complexos tons de brioche e frutos secos. Em boca é vívido e fresco, como todo bom espumante deve ser. Mostra ainda mais sofisticação e elegância ao lado de saladas e frutos do mar.

Encontre o Gran Reserva da Victoria Geisse aqui.

Espumante Victoria Geisse Extra Brut Vintage Gran Reserva 750 mL

Espumante Victoria Geisse Extra Brut Vintage Gran Reserva 750 mL

Victoria Geisse Extra Brut Vintage Cuvée Sofia Magnum

Chardonnay e Pinot Noir combinam-se em pleno equilíbrio, harmonia e sofisticação no vinho mais emblemático da linha Victoria Geisse, o Cuvée Sofia. O espumante passou 48 meses em contato com as leveduras depois da segunda fermentação. Sua cor intensamente dourada, somada ao seu perlage fino e persistente, já nos mostra isso. Frutas secas, especiarias e brioche confirmam no nariz que é um grande espumante. Tem boa complexidade no paladar, mostra muito corpo, cremosidade e persistência com final longo e equilibrado. Ideal para comemorações especiais e brindes inesquecíveis. Sua estrutura possibilita diversas harmonizações, desde queijos e caviar até pratos mais substanciosos, como terrine de foie gras e comida japonesa.

Conheça o Cuvée Sofia aqui.

Espumante Victoria Geisse Extra Brut Vintage Cuvée Sofia Magnum

Espumante Victoria Geisse Extra Brut Vintage Cuvée Sofia Magnum

Sommelier Tiago Santos

Fale comigo: (11) 97623-5977 e tiago@grandcru.com.br

Com 11 anos de Grand Cru, o Sommelier Tiago Santos está desenvolvendo junto a equipe Grand Cru o canal Grand Concierge, que busca tornar o portfólio e seus profissionais, referências para seus clientes finais, através de atendimentos e pack de serviços exclusivos ao apreciador de vinhos.

Tiago Santos, sommelier e Coordenador Concierge da Grand Cru

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Cave Geisse: conheça a vinícola que produz os melhores espumantes brasileiros

Continue lendo

O serviço completo dos espumantes: como guardar, abrir, servir e harmonizar

Continue lendo

Conheça os diferentes espumantes produzidos pelo mundo

Continue lendo