Destino: conhecendo Verona, a terra de Romeu e Julieta

Verona é mais do que Romeu e Julieta… Em meio ao Vêneto, a região é terra de grandes vinhos italianos.

Foi na cidade de Verona, no Vêneto, norte da Itália, que Romeu e Julieta viveram a história de amor mais marcante (e conhecida!) do mundo. Este clássico da literatura, contada por Willian Shakespeare, apaixona, gerações de leitores por todo o planeta há séculos. E a cidade é um dos caminhos certos para quem visita a Itália, não só pela atmosfera romântica que a circunda, como também para quem está em busca de histórias, comida e vinhos.

Para se ter uma ideia, mais de 60 milhões de pessoas visitam o Vêneto anualmente, sendo o primeiro destino turístico, e também a maior região exportadora de vinhos de todo o país. Tão sedutor quanto o drama romântico de Romeu e Julieta são os exemplares produzidos nesta terra, aqui nascem os famosos Prosecco, Valpolicella, Amarone e Recioto. Uma vez lá, com toda certeza, você tomará vinho no café da manhã, no almoço e no jantar!

Animado? Confira nossas dicas!

A melhor opção de hospedagem são os chamados agriturismos, pequenos hotéis econômicos e descontraídos. Eles oferecem uma excelente maneira de vivenciar a realidade local de forma simples e educativa. Além disso, você terá a chance de provar os vinhos e as comidas mais típicas da região. Veja as nossas indicações de acomodações:

Destino: Verona

O que fazer: os pontos turísticos imperdíveis são a Casa de Julieta (sim, ela mesma), a torre dei Lamberti, a basílica de S. Anastasia e a Via Mazzini, onde você encontra as principais marcas de roupas italianas.

Onde comer: como excelentes opções de bom custo-benefício, o Il Punto Rosa para culinárias italiana típica e aconchegante, ou o Bigoli Amo, com suas massas frescas e ótimo molho pesto. Entre as opções mais elegantes – e mais caras -, o Casa Perbellini e o Il Cenacolo, com gastronomia mediterrânea.

Onde se hospedar: o Sommavalle, que fica a apenas 5 minutos de carro do centro histórico da cidade, é localizada em uma colina com vista para Torricelle, um lugar lindo que remonta ao passado.

Que vinho beber:Prosecco Bottega Millesimato Brut, perfeito para acompanhar frutos do mar como lula a dorê, saladas e canapés.

Espumante Bottega Millesimato Brut 750 mL

 

O O famoso balcão de Julieta, na cidade de Verona.

Destino: Vicenza

O que fazer: o monumental Teatro Olimpico, o prédio histórico Basilica Palladiana, a praça Piazza dei Signori e a igreja Santuario della Madonna di Monte Berico.

Onde comer: não deixe de passar pelos sofisticados restaurantes Il Querini da Zemin e Ristorante Da Biasio, e as populares pizzarias da cidade, a Tony’s Pizza e a Da Vittorio.

Onde se hospedar: em Vicenza, a Villa Feriani acomoda até doze pessoas. Cada casa tem cozinha, banheiro, ar condicionado, televisão e internet.

Que vinho beber: o vinho tinto Tedeschi Valpolicella Superiore é produzido por uma  família que tem quase quatro séculos de história no mundo do vinho. Ideal para acompanhar massas e pratos com carnes brancas e vermelhas.

Vinho Tinto Tedeschi Valpolicella Superiore DOC 2013 750 mL

 

O antigo Parque de Vicenza.

Destino: Valpolicella

O que fazer: a família Tedeschi, que atua há quatro séculos na região, recebe visitantes em sua vinícola. Porém, é necessário agendamento prévio. A propriedade é conhecida por seus vinhos profundos, atraentes e inesquecíveis.

Que vinho beber: nada como provar um vinho típico da região que estamos visitando, não é mesmo? O Vinho Tinto Tedeschi Capitel Monte Olmi Amarone Riserva é produzido na região de Valpolicella com as uvas Corvina e Veronese.

 

Vinho Tinto Tedeschi Capitel Monte Olmi Amarone Riserva 2009 750 mL

A igreja paroquial de Marano di Valpolicella na famosa região vinícola de Valpolicella.

Gostou? Então nos conte sobre suas experiências enogastronômicas e fique ligado nos próximos destinos.

Boa viagem e saúde!

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Conheça os cinco B’s da Itália: Barolo, Barbaresco, Barbera, Brunello e Bolgheri

Continue lendo

Harmonizações de pratos típicos da Puglia, região do sul da Itália

Continue lendo

Barone Montalto: conheça essa importante vinícola siciliana

Continue lendo