Pulenta Estate: conheça esse ícone argentino

Fazer um grande vinho é um ato de generosidade, de pensar sempre no outro que o degustará. Nossa missão é produzir séries limitadas de grandes vinhos, elaborados com orgulho na Argentina.

Foi com essa filosofia familiar, cultivada por três gerações, que a prestigiosa Bodega Pulenta produz grandes e renomados vinhos na região de Alto Agrelo e Luján de Cuyo, em Mendoza, se tornou um ícone na Argentina e do mundo.

A botega original da vinícola Pulenta Estate.

O legado do fundador da Pulenta Estate

Antonio Pulenta estudou enologia em Mendoza e, logo após terminar seus estudos tornou-se responsável pelos vinhos da Bodega Peñaflor, fundada por seus pais, Palmina e Angelo Pulenta. Peñaflor foi a primeira de muitas bodegas na região de Mendoza.

Antonio casou-se com María Zulema Chirino, com quem teve seis filhos: Silvia, Carlos, Antonio, Eduardo, Zulema e Hugo. Eduardo (único enólogo da terceira geração) e Hugo, descendentes de italianos, sempre compartilharam o mesmo prazer: o amor por grandes vinhos.

Em 1997, depois de muitos anos de trabalho, Antonio e seus irmãos venderam as ações de Peñaflor. Logo em seguida, em 2002, Eduardo e Hugo decidiram continuar a tradição familiar e com muita paixão e entusiasmo inauguraram a Bodega Pulenta.

A tradição e a sabedoria familiar transmitidas durante os 100 anos desde a chegada de Angelo e Palmina na Argentina, vivem hoje em Pulenta Estate. Com 135 hectares de vinhedos próprios, a 980 metros de altitude, as variedades plantadas por Antonio Pulenta, trazidas especialmente por ele da França e Itália, recebem influência da imponente Cordilheira dos Andes. Sendo um marco natural, esses vinhedos são privilegiados de irrigação com a água de degelo, cuja pureza se reflete em uvas mais maduras, intensas e frescas.

A Vinícola está localizada entre os próprios vinhedos e cada detalhe busca a elaboração de grandes vinhos, utilizando métodos tradicionais com tecnologia de última geração. A cave subterrânea é o local onde os vinhos são amadurecidos em barricas de carvalho francês.

Os vinhos da Bodega Pulenta são o resultado de um conceito de enologia único, baseado em delicadeza, atenção a cada detalhe, trabalho manual e moderna tecnologia. As uvas são colhidas em caixas de 18 kg pela manhã devido a baixas temperaturas. Depois é feita uma intensiva seleção de cachos e posteriormente são escolhidos os melhores bagos.

Os vinhedos da vinícola Pulenta Estate, aos pés dos Andes.

Os grandes destaques da Pulenta Estate

A Grand Cru trouxe com exclusividade esses vinhos excepcionais, ícones em todo o mundo. Amplo destaque para o Pulenta XI Gran Cabernet Franc e Pulenta VII Gran Corte, vinhos de extrema elegância, complexidade, estrutura e capacidade de guarda.

Da linha clássica, um dos destaques é o Pulenta Estate Malbec, um vinho com tipicidade e personalidade de um excelente Malbec  com características do terroir de Luján de Cuyo  e Valle de Uco.

A linha La Flor, com um excelente custo benefício, apresenta vinhos mais jovens e expressivos. O Pulenta La Flor Rosé demonstra grande intensidade aromática, estrutura e frescor. Outro destaque dessa linha é o Pulenta La Flor Blend, um corte das uvas Malbec, Cabernet Sauvignon e Merlot. Um excelente vinho, que possui equilíbrio entre taninos macios e aveludados, acidez vibrante e final longo.

Reconhecimento internacional

A Bodega Pulenta recebeu incontáveis premiações ao longo de sua história. Algumas delas são:

Wine Enthusiast Magazine
Fevereiro 2010
“Top 10 Malbecs – Pulenta Estate Malbec 2007”

Robert Parker
Setembro 2009
“96 pontos – Pulenta Garn Cabernet Franc 2006”

Argentina Wine Awards 2009 – Mendoza
Fevereiro 2009
Medalla de Oro – Pulenta Gran Corte 2005

Hyatt Wine Awards 2008
Julho 2008. Argentina, Mendoza
Medalla Gran Oro – Pulenta Estate Malbec 2006

International Wine Challenge 2008
Inglaterra
Gold Medal – Pulenta Gran Malbec 2006 International Malbec Trophy

International Wine Challenge 2008
Inglaterra
Gold Medal – Pulenta Gran Cabernet Franc 2005 International Cabernet Franc Trophy

Concurso Internacional de Vinos – Vinandino
Novembro de 2005. Mendoza, Argentina
Medalla de plata Pulenta Estate Malbec 2004

2005 Decanter World Wine Awards
Inglaterra
Medalla de Plata Pulenta Estate Merlot 2002

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Turismo de vinho em Mendoza: um dia na vinícola Pulenta Estate, por Stella Aranha

Continue lendo

Roteiro de viagem e Dicas de Enoturismo: 3 dias em Mendoza

Continue lendo