Allegrini, a vinícola comandada por uma mulher

Nossa personagem é Marilisa Allegrini, da vinícola italiana que leva o seu sobrenome. Uma das vinícolas italianas mais premiadas e reconhecidas no mundo, a Allegrini é propriedade da família de mesmo nome e está localizada nas colinas de Valpolicella desde o século XVI.

Marilisa é a sexta geração da família que hoje comanda os negócios, sendo responsável por levar a marca de seus vinhos para o mundo todo.

História de vida

Marilisa é psicóloga de formação. Ela acreditava que seriam seus dois irmãos que seguiriam naturalmente os passos do pai no comando da vinícola, mas não foi bem assim que a história aconteceu. Com o sonho de seguir carreira na área de psicologia, Marilisa seguia trabalhando em hospitais até que, a pedido do próprio Giovanni Allegrini, aceitou o desafio de estar à frente dos negócios da família.

Hoje Marilisa é a cara da Allegrini e, por onde passa, esbanja carisma e determinação. Sob seu comando, a vinícola expandiu seus negócios, adquirindo outras vinícolas e mais terras na região do Vêneto, no norte da Itália, e na Toscana. Seus vinhos vêm alcançando cada vez mais espaço nos diversos países para onde exporta.

Marilisa Allegrini.

Os vinhedos da Allegrini

Além dos vinhos do Vêneto que carregam o sobrenome da família, a Allegrini também desenvolve projetos de single vineyards, como o Palazzo della Torre e o La Poja. Esse conceito de vinhedos únicos, onde os vinhos são produzidos a partir de uvas colhidas apenas dali, sem misturas, resulta em rótulos que exaltam a personalidade do terroir.

Desde o início dos anos 2000, a família tem também duas vinícolas na Toscana. A primeira comprada foi a Poggio al Tesoro, em Bolgheri, e, mais recentemente, o Poggio San Polo, em Montalcino.

Os vinhos da Allegrini Wines, na região de Valpolicella, no Vêneto.

Os vinhos da Allegrini

Allegrini é sinônimo de qualidade. No Vêneto, produzem Amarones, Valpolicellas, Ripasos e Reciotos. Na Toscana, na vinícola boutique San Polo, de poucos hectares, fazem seus Brunellos di Montalcino. Seja na Toscana ou no Vêneto, os vinhos Allegrini têm perfis parecidos, sempre clássicos, finos e com boa longevidade.

Outro destaque são os brancos, como o Pinot Grigio e o Soave (este feito com a uva Chardonnay e uma diferente, a Garganega) que têm, como os outros, uma excelente qualidade, e que mostram o potencial viticultor da vinícola.

Você encontra os vinhos icônicos da Allegrini aqui.

O Vinho Tinto Allegrini Palazzo Della Torre Veronese IGT.

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Allegrini: conheça a história da icônica vinícola de Valpolicella

Continue lendo

Destino: conhecendo Verona, a terra de Romeu e Julieta

Continue lendo

Amarone della Valpolicella e Ripasso: dois grandes vinhos do Vêneto

Continue lendo