7 documentários imperdíveis sobre gastronomia no Netflix

Vinho e gastronomia são intimamente relacionados! Não é à toa que, depois do sucesso da nossa lista com os melhores documentários de vinhos, resolvemos explorar o mundo secreto da gastronomia no Netflix!

1. Jiro Dreams of Sushi

Sua paixão é comida japonesa? Então você precisa conhecer o chef de sushi Jiro Ono, de 90 anos de idade, o profissional com 3 estrelas mais velho do mundo em atividade! Seu restaurante de apenas 10 lugares e pratos de US$ 300 se tornou lendário em Tóquio. O 4. documentário a máxima expressão da disciplina, concentração e minimalismo japonês, e de como esses valores estão sendo passados para seu filho, também chef.

2. The Mind of a Chef

Imagine um documentário capaz de misturar viagem, história e ciência! Nessa série americana, o produtor e narrador Anthony Bourdain convida um chef estrelado para cada temporada, e o convida a mostrar quais são suas principais referências e inspirações ao redor do mundo, assim como os principais profissionais que guiam a sua trajetória.

3. Chef’s Table

O documentário indicado ao Emmy mostra o que acontece nas cozinhas e nas mentes dos chefs que estão redefinindo o conceito de alta gastronomia! Cada episódio explora uma cultura gastronômica diferente. A primeira temporada mostra a tradicional culinária italiana, o movimento dos orgânicos, a rústica cozinha praticada na Patagônia, a rotina de um estrelado chef nórdico, entre muitos outros!

4. Cooked

O documentário é estrelado pelo autor, jornalista e professor Michael Pollan, autor do best-seller O Dilema do Onívoro. Cada episódio é temático de um dos quatro elementos na natureza: no episódio Fogo, mostra como a história da humanidade foi moldada à nossa capacidade de manipular o fogo e assar as carnes de caça; no episódio água, fala dos cozidos e do surgimento da panela; a parte ar, por sua vez, é dedicado ao pão e ao glúten; enquanto o episódio final sobre a terra, foca nos micróbios e na fermentação, capaz de produzir nossos iogurtes, vinhos e queijos.

5. Food Matters

Este polêmico documentário apresenta um olhar duro sobre como a escolha dos alimentos que ingerimos podem nos ajudar, ou nos prejudicar, levantando ideias do que podemos fazer para viver e comer com mais qualidade.

6. The Search for General Tso

The Search for General Tso é um inteligente e diversificado documentário que conta a história do General Tso. O personagem viveu na China no século XIX e, líder militar na dinastia Qing, deu nome a um típico prato de frango do país. Ao falar de gastronomia, o documentário acaba abordando a história da imigração chinesa para os EUA.

7. The Birth of Saké

Não é porque somos apaixonados por vinho que vamos deixar de apreciar outras bebidas, não é mesmo? Este filme oferece um olhar raro sobre a rotina dos funcionários da Yoshida Brewery, onde a devoção e habilidades se misturam à antiga arte de fabricação de saquê.

E aí, qual desses documentários você já assistiu e recomenda?

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

4 documentários sobre vinhos do Netflix para assistir no final de semana

Continue lendo

6 filmes que são uma delícia para assistir tomando vinho

Continue lendo

3 receitas de lasanha para todos os gostos

Continue lendo