5 sugestões de presentes para substituir o amigo secreto por um amigo-vinho!

Surpreenda seu amigo secreto apaixonado por vinho nesse final de ano!

Lembranças de final de ano ou de amigo secreto? Separamos opções de estilos de vinhos diferentes, dos mais versáteis e fáceis de agradar aos ícones superpontuados pela crítica especializada.

1. Vinho Tinto Altaïr Sideral

Um tinto chileno que parece ter vindo de Bordeaux! No nariz, o vinho libera frutas negras frescas, como mirtilo, ameixa e cerejas, com toque de especiarias e tostado. Toda a intensidade aromática surpreende o paladar pela elegância com que passa pela língua. Um vinho macio em boca, que tem acidez, taninos e álcool na medida certa.

Encontre o vinho Altaïr aqui.

Vinho Tinto Altair Sideral 2016 750 mL

2. Vinho Tinto Mazzei Poggio Badiola

Produzido no coração da região de Chianti Classico, este vinho combina a sutileza da Sangiovese com a estrutura e maciez da Merlot. Os aromas de cerejas negras, violetas e baunilha são envolvidos por notas tostadas e minerais. Em boca, amarenas (cerejas amargas) e framboesas são mergulhadas em chocolate amargo e se misturam a ervas aromáticas secas. Os taninos são finos e a acidez é daquelas de dar água na boca.

Encontre o vinho Badiola aqui.

Vinho Tinto Mazzei Poggio Badiola Toscana IGT 2015 750 mL

3. San Marzano Colezzione Cinquanta

O Collezione Cinquanta é um vinho especial feito para a comemoração dos 50 anos da vinícola San Marzano. Fundada em 1962, a vinícola se tornou um dos maiores nomes da Puglia, no sul da Itália, tornando-se a principal embaixadora da região, e levando suas castas autóctones para todos os cantos do mundo. Foi por isso que, para comemorar o seu quinquagésimo aniversário, produziram um vinho com 100% do DNA da Puglia, feito a partir de um corte das duas mais importantes uvas locais: a Negroamaro e a Primitivo.

Encontre o Cinquanta aqui.

Vinho Tinto San Marzano Collezione Cinquanta 2012

4. Zuccardi Q Tempranillo

Foi aos cuidados da tradicionalíssima família Zuccardi que nasceu este exemplar, que mostra boa complexidade aromática e bom equilíbrio no paladar. Aromas de figos maduros se destacam ao lado de cerejas e ameixas, mostrando toques de pimenta e nozes entre uma girada e outra na taça. No paladar é suculento, tem acidez bem integrada e taninos firmes – combinação perfeita para acompanhar uma tábua de queijos e embutidos.

Encontre o Q Tempranillo aqui.

Vinho Tinto Zuccardi Q Tempranillo 2014

5. Vinho Tinto Errazuriz Max Reserva Cabernet Sauvignon

Não tem como negar a tipicidade deste vinho. Ele mostra a pura expressão da Cabernet Sauvignon no Vale do Aconcágua e expressa exatamente aquilo que mais gostamos nos vinhos chilenos. Imponentes aromas de ameixa e cassis ganham a taça, acompanhados por toques herbáceos e de especiarias que surgem entre uma girada e outra na taça. Seus taninos são expressivos, mas macios, e o vinho tem bom peso de boca. Ótimo opção de vinho para aperitivos e para presentear amigos que entendem de vinho (não tem como não se impressionar com este vinho).

Encontre aqui o Max Reserva Cabernet Sauvignon.

Vinho Tinto Errazuriz Max Reserva Cabernet Sauvignon 2016

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

5 sugestões de presentes para quem está descobrindo o mundo dos vinhos, por Mariana Vieira

Continue lendo

7 motivos para dar vinho de presente para o seu Amigo Secreto, por Vinho do Bom

Continue lendo

O que são vinhos pontuados?

Continue lendo