Desafio: harmonização de comidinhas de bar com vinhos

Está chegando o calor, época de sentar em uma agradável mesa de bar na calçada ou na beira do mar, e beliscar petiscos durante todo o dia! E para quem gosta vinho, uma excelente notícia: é possível sim harmonizar os clássicos aperitivos botecos brasileiros com boas escolhas de vinhos brancos, rosés, espumantes e até mesmo tintos!

Separamos 10 das melhores comidinhas de bar e indicamos os rótulos perfeitos para uma tarde ao ar livre. Confira:

10 comidinhas de bar que harmonizam perfeitamente bem com vinho

1. Pastel de carne seca

O famoso pastel com carne seca pede um vinho que harmonize bem com a carne vermelha, como o tinto italiano Miluna Rosso. Esse vinho é produzido em Puglia, nos vinhedos da vinícola San Marzano, no sul da Itália.

pastel-carne-seca-catupiry-receita-harmoniza-cerveja-vinho

2. Bolinho de Bacalhau

Como bons descendentes de portugueses, nós adoramos um bolinho de bacalhau! E para harmonizar com esse petisco, nada melhor que um vinho rosé gelado, como o Tramari Primito, um vinho rosé italiano diferente de tudo o que você já provou!

bolinho_de-bacalhau_português

3. Lula à dorê

Você sabia que Cava é como são chamados os espumantes produzidos na Espanha? E nossa indicação de rótulo para você bebericar enquanto petisca uma deliciosa lula à dorê é o vinho Mancura Etnia Moscato, que além da lula acompanha muito bem também queijos de massa mole.

lula-dore-bar-cerveja-vinho-harmoniza-receita

4. Linguiça alheira

Outra receita típica portuguesa que aparece na nossa lista e harmoniza muito bem com vinho. Para acompanhar esse misto de carne de porco, vaca e frango precisa de um vinho com estrutura do Vinha do Mouro do Alentejo, região vinícola tradicional de Portugal.

alheira-portuguesa-linguica-harmoniza-vinho-bar-cerveja

5. Coxinha

A receita da coxinha do tradicional bar paulistano Veloso fez o maior sucesso no nosso blog! Se você ainda não conferiu como fazer essa delícia em casa, não deixe de conferir o modo de preparo aqui. O salgado harmoniza com o rosé Romance Cotes de Provence, a escolha certa para acompanhar aperitivos de todos os tipos.

Foto: Patricia Stavis.

Foto: Patricia Stavis.

6. Iscas de filé mignon

Filé mignon e Merlot formam uma combinação perfeita! O Mancura Etnia Merlot é um vinho chileno produzido na região do Vale Central que praticamente derrete na boca de tão suculento!

iscas-filet-mignon-bar-boteco-harmoniza-vinho

7. Frango à passarinho

O frango à passarinho é outro clássico dos botecos brasileiros! Crocante e bem sequinho, o prato precisa de um vinho razoavelmente ácido para equilibrar a fritura. Nossa indicação é  espumante francês Henri Leblanc!

8. Polenta, mandioca ou batata frita

Aqui o desafio da harmonização é o queijo. Se você gosta das suas porções com uma generosa camada de queijo parmesão por cima, o vinho branco La Flor de Pulenta Sauvignon Blanc é a escolha perfeita. Agora, se você prefere suas porções de polenta, batata ou mandioca sem o queijo, opte pelo italiano Pinot Grigio Barone Montalto Acquerello.

polenta-mandioca-batata-frita-porcao-bar-boteco-harmoniza-vinho

9. Provolone à milanesa

O queijo provolone empanado e frito é o acompanhamento perfeito para o Prosecco italiano Bottega Millesimato Brut, um espumante feito na mesma região onde nasceram as famosas grappas.

10. Amendoim

Não poderíamos deixar o amendoim fora da nossa lista! Não perca a chance de harmonizar esse petisco com o vinho português do Douro Meio Queijo, mas em sua versão branca!

amendoin-bar-boteco-harmonizacao-vinho

 

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

5 dicas infalíveis para organizar um churrasco - com vinho!

Continue lendo

Vinho rosé: a substituição ideal da cerveja em uma mesa de bar

Continue lendo

"Cooling things" (ou a temperatura de serviço ideal), por Daniella Romano

Continue lendo