Dia das Crianças: 5 atividades para fazer com as crianças usando rolhas de vinho

Quem gosta de vinho sabe a quantidade de rolhas que é possível acumular dentro de casa! Enquanto alguns gostam de guardá-las para se lembrar dos seus rótulos favoritos, outros preferem utilizá-las na decoração, guardando-as em grandes vasos ou até mesmo em quadros de vidro feitos especialmente para a função.

No entanto, se você vai receber crianças em casa durante esse feriado, as rolhas podem ser uma excelente oportunidade para criar atividades lúdicas e artísticas que estimulem bastante a criatividade dos seus filhos, sobrinhos e netos!

Confira as cinco atividades que selecionados para esse especial de Dia das Crianças:

1. Transforme as rolhas nos personagens favoritos das crianças

Super-heróis ou monstros para o Dia das Bruxas? Essa atividade é ideal para crianças mais velhas que já conseguem pintar dentro das linhas de um desenho. Escolha os personagens favoritos das crianças e desenhos com linhas grossas e uma caneta preta em cima das rolhas. As rolhas de espumantes podem ser divertidas, pois possuem a parte de cima maior, ideal para fazer as cabeças.

Depois de prontas e secas, é a vez de adicionar elementos às figurinhas, como capas de tecido, orelhas e até mesmo perucas!

atividade-crianca-rolha-vinho

brincadeira-crianca-rolha-vinho-atividade

Imagem: mollymoocrafts.com

2. Construa barquinhos flutuantes

Uma atividade bacana, ótima para os dias mais quentes, é construir barcos à vela com rolhas de vinho. Para a atividade, você vai precisar de três rolhas para cada barco, cola quente, papel colorido e palitos de dente.

Comece com a base do barquinho, colando três rolhas com cola quente pelas laterais. Enquanto a cola seca, prepare a vela do barco recortando triângulos de papel colorido e ultrapassando-os com os palitos de dente. Depois, espete o palito com a vela na rolha do meio, e seu barquinho está pronto!

Para ficar mais divertido, você pode colocar o barquinho em uma grande bacia transparente com algumas gotas de corante azul. As crianças podem apostar corrida com os barcos, fazendo-os atravessar a bacia apenas com a força dos seus sopros! Quem chega do outro lado mais rápido?

brincadeira-crianca-barco-rolha-vinho

Imagem: mamapapabubba.com

3. Faça carimbos coloridos com as rolhas de vinho

A primeira atividade sugerida é transformar as rolhas que estão espalhadas pela casa em carimbos para trabalhos de arte ou para enfeitar outras produções manuais das crianças. Existem duas formas simples de preparar os carimbos: cortando as formas em relevo na ponta da rolha ou colando pequenas formas com cola quente.

As crianças podem usar os carimbos para brincar de texturas e cores no papel, para decorar papéis de carta e envelopes, ou até mesmo para criar desenhos!

Carimbos com rolhas recortadas

Primeiro desenhe a forma pretendida no topo da rolha com uma lapiseira. Você pode fazer flores, corações, formas geométricas ou até mesmo pequenas estrelas. Em seguida, corte a cortiça em cima da linha desenhada com um estilete ou uma faca. Depois, deite a rolha de lado e faça cortes laterais na ponta até que a cortiça ao redor do desenho se destaque.

carimbo-rolha-crianca-atividade-vinho

Imagem: Pinterest @icouldmakethat.org

Carimbos de rolha com colagem de formas

Para esse estilo de carimbo você pode coletar figurinhas com formatos interessantes junto com as crianças e, depois fixa-las nas rolhas com cola quente.

carimbo-rolha-crianca-atividade-vinho

Imagem: Pinterest @hotdiytutorial.com

4. Jogo da velha com rolhas em formato de bichos e flores

Para crianças menores, dá para aproveitar a atividade das rolhas para criar bichinhos em vez de personagens e fazer um divertido jogo da velha! Coelhos, cachorros e gatinhos podem ser criados pintando as rolhas com tinta e pedindo para as crianças desenharem olhos e focinhos. As orelhas podem ser feitas com palitos de dente, assim como as flores. Depois disso, é só preparar um tabuleiro com um papel quadrado divido em 9 quadrados grandes e começar a brincadeira!

atividade-crianca-rolha-vinho

5. Mensagem na garrafa para o futuro

Essa atividade é para quem, além da rolha, também tem garrafas de vinho vazias em casa. A ideia é fazer um exercício de reflexão sobre o futuro e pedir para as crianças escreveram uma cartilha para elas mesmas… do futuro! Você pode guiar a atividade com perguntas orientadas: o que elas gostariam de perguntar para elas mesmas daqui alguns anos? O que acham que estarão fazendo? Que conselhos gostariam de dar para elas? Que desejos tem hoje que gostariam de ter realizado?

Depois de prontas, sele cada garrafa com uma rolha e coloque um adesivo na lateral com a data do dia e a data em que ela será aberta!

garrafa-vinho-rolha-atividade-crianca

Conhece alguma outra atividade divertida para fazer com crianças e aproveitar as rolhas espalhadas pela casa? Compartilhe sua sugestão conosco nos comentários!

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Conheça os diferentes tipos de rolhas para garrafas de vinho

Continue lendo

5 fatos que você não sabia sobre garrafas de vinho

Continue lendo

Aprenda a abrir uma garrafa de vinho sem quebrar a rolha com o nosso infográfico

Continue lendo