8 casas de jazz em São Paulo para quem gosta de música ao vivo

Como toda grande cidade, São Paulo não poderia deixar de oferecer o melhor da música ao vivo. As casas dedicadas ao jazz e ao blues são um espetáculo à parte, e oferecem diversão garantida para públicos de todas as idades e estilos.

1. Jazz nos fundos

Localizado no bairro de Pinheiros, a casa Jazz dos Fundos tem mais de 10 anos de história e continua mantendo sua fama de trazer ótima música por preços democráticos. O bar recebeu o nome devido ao primeiro espaço que ocupou em uma travessa da Rua Cardeal Arcoverde, quando funcionava nos fundos de um estacionamento. Hoje, além de ter ganhado uma casa irmã, o Jazz B, a casa se mudou para dentro do Centro Cultural da Música Instrumental. O CCMI possui duas salas de shows diferentes: o Jazz nos Fundos, no subterrâneo, com pequenas mesas, plateia e bar com cervejas e vinho em taça – nossa indicação são os rótulos Barone Montalto e o Circus Malbec; e o Sala do Autor, mais voltada para música instrumental autoral. A programação vai de terça a sábado!

Endereço: R. Cardeal Arcoverde, 742 – Pinheiros
Telefone: (11) 3083-5975
Site: jazznosfundos.net

2. Jazz B

Irmão caçula do renomado Jazz dos Fundos, o Jazz B é um bar pequeno e aconchegante que fica na região central da cidade, no bairro da República. Além de uma programação mensal repleta de shows ao vivo, a casa ainda recebe noites especiais de lançamento de álbuns e tributos aos grandes nomes do jazz. A casa ainda têm três horários de funcionamento: no almoço, você pode optar pelo café e o restaurante com menu executivo; à tarde, um happy hour com cerveja especiais; e à noite, shows de jazz e blues ao vivo para serem degustados com uma taça de vinho na mão. Vale a pena fazer reserva se você for em um grupo grande ou quiser comer. Para beliscar, não deixe de provar as bruschettas da casa, que harmonizam super bem com uma taça de vinho Circus Pinot Noir ou do Morandé Sonador Carménère!

Endereço: R. General Jardim, 43 – República
Telefone: (11) 3257-4290
Site: www.jazzb.net

3. TETTO Bar

Todas as quartas-feiras, a partir das 21h, o TETTO bar recebe a cantora e compositora Helena Sá para uma programação super especial de Jazz ao vivo. O repertório é rico de clássicos do ritmo, como Frank Sinatra, Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald, Nat King Cole e Michael Bublé. Clássicos do soul, como Nina Simone, Al Green e Stevie Wonder, também são apresentados. Em clima à meia luz, os presentes podem aproveitar o show enquanto experimentam a gastronomia do TETTO bar, que é inspirada na culinária fusion. O conceito gastronômico mescla os sabores do ocidente e oriente em pratos surpreendentes.

Endereço: Av. Rebouças, 955 – Rooftop do WZ Hotel Jardins
Telefone: (11) 3062 2851
Site: tettolounge.com

4. Casa de Francisca

A Casa de Francisca funciona em um palacete restaurando como Patrimônio Histórico da cidade de São Paulo, o Palacete Teresa. Todas as áreas do casarão são abertos ao público, incluindo corredores, salões, arquibancada do palco, bar e cozinha. A programação é eclética, e passa por Samba, Jazz, Forró e MPB, incluindo grandes nomes da música nacional. Enquanto para shows mais intimistas são vendidos apenas ingressos sentados, para outros, mais animados, você pode optar por assistir ao espetáculo sentado ou em pé. As comidinhas, bebidas e taças de vinho são retirados pelo público diretamente na cozinha da casa, mas o serviço se encerra 5 minutos antes do show começar.

A nossa dica da carta de vinhos é o português Meio Queijo Tinto, ideal para dividir entre duas ou mais pessoas!

Endereço: R. Quintino Bocaiúva, 22 – Sé
(Táxi ou Uber: peça para descer na Rua Benjamin Constant n. 122 esquina com a Rua Quintino)
Telefone: (11) 3052-0547
Site: casadefrancisca.art.br

5. Tupi or not Tupi

A Tupi or not Tupi é a mais nova casa de shows de São Paulo! Inaugurada no mês de março, o estabelecimento é capaz de reunir uma programação musical bastante eclética com um cardápio de gastronomia brasileira, assinado pela chef Raphaela de Mell. E o mais bacana: todos os shows acontecem no quintal da casa, um edifício inteiramente reformado da década de 50. Não deixe de provar uma garrafa de vinho argentino, como o lúdico Candela, ou um Malbec estruturado como o Cobos Felino.

Se estiver por lá durante o dia, não deixe de conhecer o café Tupi, que funciona no jardim da propriedade e funciona apenas à tarde.

Endereço: R. Fidalga, 360 – Pinheiros
Telefone: (11) 3813-7404
Site: tupiornottupi.net

6. Madalaine

Ganhadora do prêmio de Melhor Bar para Ir a Dois pela Folha de S. Paulo em 2015, a Madaleine é mais uma casa de jazz e blues que fica no coração na Vila Madalena, na zona oeste da cidade. Além do espaço para apresentações ao vivo que recebe jazz bands e grupos de soul e blues, no subsolo da casa – onde fica a adega – você pode reservar uma das cinco mesas à luz de velas, perfeitas para uma noite especial a dois. Para um jantar romântico, a escolha certa é um espumante para bebericar, ou vinho tinto encorpado para acompanhar pratos de carne assadas ou massas com molhos mais pesados, como um Malbec.

Endereço: Rua Aspicuelta, 201 – Vila Madalena
Telefone: (11) 2936-0616
Site: www.madeleine.com.br

7. Bourbon Street

Premiada casa internacional de jazz e de blues, o Bourbon Street tem a missão de trazer o clima dos bares de New Orleans para São Paulo. Os shows são de estilos variados, como Jazz, Funk, Blues e Folk, então vale a pena ficar de olho na programação mensal. Além disso, o Bourbon é sempre a escolha grandes musicistas do gênero quando estão em turnê pela América do Sul. O lugar perfeito para provar a viticultura norte-americana, principalmente os vinhos californianos!

Endereço: Rua Dos Chanés, 127 – Moema
Telefone: (11) 5095-6100
Site: www.bourbonstreet.com.br

8. Riviera Bar e Restaurante

O Riviera Bar e Restaurante fica em um prédio modernista na icônica esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação. Ali, o bar abriu suas portas em 1941, se tornando reduto de artistas, intelectuais e estudantes. Depois de permanecer fechado por décadas, o Riviera foi reinaugurado em 2006, agora sob o comando de Facundo Guerra e do chef Alex Atala. A programação musical é focada no jazz, e a carta de drinks na coquetelaria clássica. Prove o NY Sour, drink feito com whiskey bourbon, limão siciliano, simple syrup e um toque de vinho malbec!

Endereço: Av. Paulista, 2584 – Consolação
Telefone: (11) 3258-1268
Site: rivierabar.com.br

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

7 rooftops para você curtir o pôr do sol em São Paulo com uma taça de vinho na mão!

Continue lendo

9 Wine Bars em São Paulo que você precisa conhecer

Continue lendo

10 vinhos de até R$70 com excelente custo-benefício

Continue lendo