Vinícola Devaux: um legado de excelência e tradição

No coração da região vinícola de Champagne, na França, encontra-se a renomada Devaux. Com uma história que remonta a mais de 150 anos, ela é conhecida por sua busca incessante pela excelência, combinando tradição e inovação na criação de vinhos espumantes excepcionais.

Fundada em 1846 pelos irmãos Jules e Auguste Devaux, a Devaux floresceu com o passar das décadas, tornando-se sinônimo de qualidade e prestígio na produção de Champagne. Ao longo de sua história centenária, ela se destacou como uma das principais casas francesas produtoras de Champagne, proporcionando aos amantes da bebida uma experiência inesquecível.  

Embora a tradição seja uma parte fundamental da identidade da Devaux, a busca pela inovação também está enraizada em seu DNA. A vinícola está constantemente explorando novas técnicas e experimentando com diferentes estilos de Champagne. Essa mentalidade criativa permite que ela ofereça aos apreciadores de Champagne experiências únicas e surpreendentes, mantendo-se sempre relevante a nível mundial.

A Devaux adota uma abordagem única para a produção de seus rótulos. A fim de preservar a riqueza e a autenticidade de seus vinhedos, ela cultiva uvas de alta qualidade, principalmente Chardonnay e Pinot Noir, e utiliza métodos de cultivo sustentáveis.

Pioneira quando se trata de práticas sustentáveis na produção de Champagne, a vinícola é comprometida com a preservação do meio ambiente. Além de ter adotado técnicas de cultivo orgânico e biodinâmico em seus vinhedos, ela implementou métodos de conservação de energia e redução de resíduos em suas instalações, garantindo que cada garrafa de Champagne seja elaborada de forma responsável.

O processo de vinificação é cuidadosamente supervisionado por uma equipe de enólogos experientes, que combinam a sabedoria do passado com as mais recentes tecnologias. Cada etapa é realizada com precisão, desde a colheita manual das uvas até a fermentação em cubas de aço inoxidável e a maturação em caves subterrâneas. Esse processo meticuloso resulta em Champagnes complexos e elegantes, com um equilíbrio perfeito entre frescor e sofisticação.

Uma das características distintas da Devaux é a sua maestria na arte do assemblage. Mesclando diferentes variedades de uvas e safras para criar exemplares surpreendentes e equilibrados, a vinícola origina expressões únicas, que são resultados de meticulosos testes e ajustes. A intenção é uma: garantir que apenas o melhor seja engarrafado.

A Devaux oferece uma ampla gama de Champagnes para agradar a todos os paladares e ocasiões. Desde as versões clássicas até as seleções de luxo, cada garrafa é uma expressão única do terroir e do savoir-faire da vinícola. Atualmente, contamos com 5 expressões de altíssima qualidade:

Além de produzir Champagnes excepcionais, a Devaux oferece uma experiência única aos visitantes que desejam conhecer mais de perto seus métodos de produção e explorar seus vinhedos pitorescos. Os turistas têm a oportunidade de fazer visitas guiadas, aprender sobre a história da vinícola, e participar de degustações guiadas por especialistas nas quais podem saborear a riqueza e a variedade dos rótulos ali elaborados.

A vinícola ainda é conhecida por sua arquitetura encantadora. Suas instalações elegantes e pitorescas são uma fusão perfeita entre o tradicional e o contemporâneo: as caves subterrâneas, por exemplo, contam com corredores labirínticos repletos de barricas de envelhecimento, criando um ambiente mágico e enriquecedor.

Tendo uma profunda apreciação pela arte e cultura, a Devaux colabora regularmente com artistas renomados, tanto localmente como internacionalmente, para criar edições limitadas de Champagne com rótulos exclusivos. Essas colaborações únicas unem o mundo do vinho com o mundo das artes visuais, proporcionando uma experiência sensorial completa aos amantes da vinícola.

 A Devaux também tem um forte compromisso em apoiar a comunidade local na qual está inserida. Ela promove programas de responsabilidade social, contribuindo para o desenvolvimento econômico, cultural e social da região, e apoia iniciativas de turismo sustentável, valorizando a rica herança e a beleza natural da área em que está localizada.

Um verdadeiro tesouro na região de Champagne, a Devaux se dedica incansavelmente à excelência na produção de seus produtos, e continua a encantar os apreciadores de vinho ao redor do mundo. Conheça seus rótulos na Grand Cru.

Esta matéria fala sobre: